Projetos de Lei instituem o mês “Novembro Azul” e o Dia Municipal do Ciclista

25/04/2017

Os vereadores de Pouso Alegre aprovaram em primeira votação, na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira, 25 de abril, o Projeto de Lei Nº 7313/2017, de autoria do vice-presidente da Câmara, vereador Leandro Morais (PPS), que institui o mês “Novembro Azul”, dedicado a ações de prevenção ao câncer de próstata e de promoção da saúde do homem em Pouso Alegre.

O Projeto de Lei teve aprovação de todos os vereadores no Plenário e a iniciativa do vereador Leandro Morais foi enaltecida pelos legisladores. “O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem, sendo que o dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Essa doença é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos, com cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrendo em homens com mais de 65 anos. A intenção da criação do mês “Novembro Azul” no município é para intensificar o trabalho de prevenção e atividades”, disse o vereador Leandro Morais.

O Brasil registra a quarta causa de morte por câncer de próstata, o que corresponde a 6% do total de óbitos para esse grupo. A partir dos 50 anos todos os homens devem procurar um serviço de saúde para realizar exames de rotina. “Fica claro, portanto, que, a exemplo do que tem sido feito com tanto sucesso para a prevenção do câncer de mama nas mulheres, é importantíssimo que sejam realizadas atividades com vistas à promoção da saúde masculina, com foco na prevenção ao câncer de próstata”, finaliza o vice-presidente da Casa, vereador Leandro Morais.

Outro Projeto de Lei que foi aprovado em primeira votação no Plenário é de autoria do vereador Rodrigo Modesto (PTB). O PL Nº 7315/2017 institui o Dia Municipal do Ciclista, a ser comemorado anualmente no dia 19 de agosto. A iniciativa também teve o apoio de 13 vereadores. “O ciclismo há anos é referenciado em nossa cidade, um exemplo, é o Passeio Ciclístico da JUP (Juventude Unida Pouso-alegrense), que durante décadas foi realizado com sucesso. Nos dias atuais existe uma associação, a CICLOSULMINAS, que sempre realiza passeios, eventos e atividades voltadas ao incentivo do ciclismo na cidade. É uma maneira de homenagear e reconhecer a pratica ciclística na cidade”, lembra Rodrigo Modesto.

Esses dois projetos serão agora encaminhados para segunda votação em Plenário. Assim que aprovados serão enviados ao prefeito da cidade para sancionar a Lei.

Sessão ordinária do dia 25 de abril de 2017

Publicada por em 25/04/2017