Em busca de solução, vereadores promovem reunião entre produtores do Ceasa e Prefeitura

15/05/2017

Em busca de um diálogo franco e aberto entre produtores rurais e Poder Executivo, os vereadores de Pouso Alegre promoveram nesta segunda-feira (15) um encontro no Ceasa para intermediar a questão e buscar uma solução que beneficie toda a cidade. Estiveram na reunião os produtores rurais, o presidente da Câmara Adriano da Farmácia (PR), o prefeito Rafael Simões (PSDB) e os vereadores Adelson do Hospital (PR), Campanha (PROS), Dito Barbosa (PSDB), Leandro Morais (PPS), Odair Quincote (PPS), Oliveira (PMDB), Professora Mariléia (PSDB) e Rafael Aboláfio (PV).

O impasse começou quando foi aprovada a doação do terreno onde seria construído o novo Ceasa. Hoje, os produtores fazem a comercialização em um barracão alugado às margens da Rodovia Fernão Dias. Segundo a Associação de Produtores, o aluguel tem o custo de R$ 45 mil, valor que é dividido entre os produtores mensalmente, e que traz grande dificuldade à Associação.

Por outro lado, a doação do terreno para o Grupo Cimed garante a ampliação da fábrica, o que traz benefícios diretos à economia local e à geração de empregos. Segundo o Poder Executivo, o plano de investimentos da empresa é de R$ 30 milhões, com previsão de início imediato e conclusão em três anos; somente na construção já serão empregados 100 profissionais e quando a fábrica estiver em operação serão 300 empregos diretos e indiretos.

“Sabemos que a ampliação da Cimed, sem dúvida, é um grande avanço para Pouso Alegre, afinal, centenas de pouso-alegrenses terão oportunidade de emprego e a geração de renda para cidade também cresce. Mas, cabe a nós, vereadores, dar total transparência para essa questão e garantir, de fato, que os produtores sejam ouvidos e não sejam prejudicados. Por isso, organizamos essa reunião entre Associação e a Prefeitura”, justifica o presidente da Câmara, vereador Adriano da Farmácia, sobre a solicitação da reunião que aconteceu no atual endereço do Ceasa.

Na presença do prefeito Rafael Simões (PSDB), os produtores exigiram uma garantia de que a prefeitura realmente fará uma nova doação de terreno. Em contrapartida, o Executivo ofereceu uma área próxima ao antigo Planeta Azul, porém a exigência dos produtores é de que o novo espaço também seja às margens da Rodovia Fernão Dias. Segundo o presidente da Câmara, os vereadores continuarão atentos à questão para manter essa negociação e chegar a um consenso que seja vantajoso para todas as partes. “É nossa função sim fiscalizar e cobrar soluções para questões como esta. A Câmara continua de olho e vai acompanhar esse caso até uma solução definitiva”, completa o presidente Adriano da Farmácia.

reunião ceasa

Publicada por em 15/05/2017