15ª Semana de Museus reúne diversas atividades e atrai públicos de todas as idades

17/05/2017

Teve inicio na segunda-feira, dia 15 de maio, a 15ª Semana de Museus. Com participação de vereadores, autoridades de diversos setores, professores e estudantes, a semana foi aberta em uma Sessão Especial conduzida pelo presidente da casa, vereador Adriano da Farmácia – PR, que aproveitou a oportunidade para anunciar o funcionamento do Museu aos sábados.

Durante a abertura o Diretor do Museu Histórico Municipal Tuany Toledo, Mayke Riceli, deu as boas vindas aos participantes e comentou a programação preparada para receber os diferentes públicos, segundo ele as atividades contemplam pessoas de todas as idades.

Ainda na Sessão de abertura foi feita a premiação do concurso fotográfico “Fundo do Baú”. Com inscrições gratuitas, abertas de 27 de março a 25 de abril, o concurso foi destinado aos moradores de Pouso Alegre, com o tema: fotografias antigas de família até a década de 1980. No concurso, não puderam se inscrever os vereadores e servidores da Câmara Municipal, bem como os membros do Foto Clube Pouso Alegre que formaram a comissão que realizou a seleção das três fotografias vencedoras, sem ter acesso à identificação dos inscritos.

Em terceiro lugar foi premiada a fotografia inscrita por Dolores Alcina Leal, moradora do bairro Jardim Noronha, retratando sua família no final da década de 1970.

Em segundo lugar foi premiada a fotografia inscrita por Marlene Barreto Rigotti, moradora do Centro, retratando a família Rigotti no final da década de 1940, na rua Santos Dumont.

Em primeiro lugar foi premiada a fotografia inscrita por Robson Henrique Belani, morador do bairro Foch, retratando sua mãe e os primos no Rio Mandu, na década de 1960.

Todas as fotografias inscritas estão expostas no hall da Câmara Municipal e podem ser visitadas até o dia 20 de maio.

Outra atração do primeiro dia de atividades da 15ª Semana de Museus foi o lançamento da primeira edição do álbum de figurinhas do Museu Tuany Toledo. Os exemplares estão sendo distribuídos aos visitantes durante toda a semana.

Ao final da noite duas palestras foram atração para os convidados. A primeira foi ministrada pela Professora Mestra Leila Silvia Latuf da Faculdade Católica de Pouso Alegre, como o tema “Museus: história, memória e esquecimento.”

A segunda palestra foi por conta do convidado especial da Faculdade Católica Professor Dr. Ulisses Capozzoli que realizou a apresentação do livro “A Terceira Margem do Rio”.

Durante toda a semana estão programadas diversas atividades como rodas de conversas, palestras, oficinas e visitas lúdicas com a participação de artistas da cidade. A programação completa pode ser conferida no site da Câmara, www.cmpa.mg.gov.br.

Visitas lúdicas contam a participação de artistas da cidade

Publicada por em 17/05/2017