Pouso Alegre sedia Movimento Regional dos Presidentes de Câmaras Municipais

09/11/2017

A Câmara Municipal de Pouso Alegre sediou na tarde desta quarta-feira, 8 de novembro, o primeiro encontro do Movimento Regional dos Presidentes de Câmaras Municipais, que tem como objetivo buscar soluções para resolver os problemas gerados pela Copasa nos municípios. Representantes de dezenas de Câmaras Municipais da região marcaram presença no evento, que foi conduzido pelo presidente da Casa de Pouso Alegre, vereador Adriano da Farmácia (PR). Ao fim do encontro, os presidentes formaram uma Comissão para unir forças. A ideia é ir em comitiva à Assembleia Legislativa de Minas em audiência com os deputados para cobrar ações efetivas que resultem em melhorias nos serviços prestados pela Copasa.

Para o presidente da Câmara de Pouso Alegre, Adriano da Farmácia é de extrema relevância a cidade ser a primeira a sediar o encontro do Movimento Regional de Presidentes de Câmaras Municipais. “Foi através da Comissão de Estudos da Copasa de Pouso Alegre que surgiu a ideia de unir os municípios da região para ter mais força e assim exigirmos que a Copasa cumpra o seu contrato e ofereça um serviço digno e de qualidade para toda população”, disse.

A Comissão de Estudos da Câmara Municipal de Pouso Alegre criada para analisar a cobrança da taxa de esgoto praticada pela Copasa no município, que teve duração de 180 dias e após inúmeras investigações e pesquisas apontou irregularidades nos serviços prestados pela empresa gerou grande repercussão estadual. Os vereadores integrantes da Comissão, Oliveira Altair (presidente), Leandro Morais (relator), Rodrigo Modesto (secretário), Wilson Tadeu Lopes (membro) e Campanha (membro) apontaram no relatório final irregularidades no serviço, como por exemplo o não cumprimento do tratamento de esgoto do município.

Problemas com o não cumprimento do contrato entre Copasa e município é relatado pelo presidente da Câmara Municipal de Caxambu, vereador Mário Luiz Alves (PSDB), que enfrenta sérios problemas com a empresa na cidade. “A Copasa não cumpre o seu contrato e agora estamos perto da renovação de sua permanência em Caxambu. Vamos colher experiências dos colegas e exigir que a estatal cumpra o combinado em nosso município. Também temos sérios desacordos com a cobrança da taxa de esgoto”, disse.

Em Três Corações (MG), a Câmara Municipal da cidade abriu uma Comissão Especial de Inquérito (CPI) para averiguar toda a documentação do contrato da Copasa com a Prefeitura. “Queremos analisar todos os tópicos do contrato. Não é de hoje que enfrentamos sérios problemas no cumprimento das normas da Copasa em Três Corações. Abrimos uma CPI tendo como base o excelente trabalho feito pela Comissão de Pouso Alegre”, disse o presidente do Legislativo de Três Corações, Maurício Gadbem.

Durante o encontro, que contou com a presença dos vereadores da Comissão da Copasa de Pouso Alegre, Oliveira Altair (PMDB) e Leandro Morais (PPS) foram discutidos os problemas dos municípios com a Copasa e soluções para que o Movimento possa cobrar mais ações da empresa.

Pouso Alegre sedia Movimento Regional dos Presidentes

Publicada por em 09/11/2017