Escola do Legislativo cria Portal Educacional da Cidadania

13/11/2017

As ações inovadoras da Escola do Legislativo não param. Além de todos os projetos e atividades desenvolvidos diariamente, a equipe da Escola agora trabalha na implantação de uma plataforma digital onde educadores de todo Brasil possam compartilhar conteúdos ligados à Educação Cidadã: o Portal Educacional da Cidadania. O Portal acaba de ser apresentado no 30º Congresso Brasileiro da ABEL – Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, que aconteceu de quarta a sexta, 8 a 10 de novembro, em Goiânia.

O projeto nasceu da ideia da diretora da Escola Madu Macedo e começou a ganhar vida há três meses quando o diretor Administrativo Geovan Dantas iniciou execução do projeto. O Portal foi desenvolvido pela Escola e contou com trabalho de uma equipe multissetorial da Câmara: a programação ficou com estagiários da Central de Processamento de Dados, Gabriel Lisboa Garcia e Janderson Faria, e teve colaboração estética do estagiário em Comunicação, André Pinheiro.

A ideia agora é fazer o Portal ganhar o mundo. “Já estamos em contato com instituições de renome nacional que têm interesse em se tornar parceiras desta ação. A ideia é fazer com que o Portal seja efetivamente usado e funcione como uma ferramenta de apoio aos educadores de todo país. Toda estrutura do Portal foi pensada para facilitar o acesso e compartilhamento. O cadastro é simples e estamos trabalhando ainda em maneiras de atribuir notas aos conteúdos”, argumenta Geovan Dantas sobre o Portal.

“A educação cidadã que nós acreditamos somente será possível quando pudermos oferecer capacitação aos educadores. Eles são os grandes disseminadores da cidadania. No Portal, um educador do Piauí, por exemplo, pode baixar atividades que alguém de Pouso Alegre desenvolveu e aplicar aos alunos de lá. A ideia é realmente trocar experiências e aumentar as possibilidades de aplicação de atividades que incentivem a Educação Cidadã em sala de aula”, explica a diretora Madu Macedo.

Escola do Legislativo se destaca em Congresso Nacional da ABEL

Durante o 30º Congresso Brasileiro da ABEL, em Goiânia, a diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Madu Macedo, apresentou a palestra “A Constituição em Miúdos – Uma história de cidadania: de Pouso Alegre para o Brasil”. A abordagem foi a criação da Constituição em Miúdos, a implantação do estudo em Pouso Alegre, os desdobramentos das atividades e projetos decorrentes da Constituição em Miúdos e a importância da democratização do conhecimento constitucional e educação cidadã.

No mesmo evento, a Escola de Pouso Alegre ainda recebeu prêmio de Honra ao Mérito pela criação da Gincana do Saber.

Participaram do evento vereadores, servidores, deputados, conselheiros dos Tribunais de Contas e secretários da área de educação.  O encontro iniciou no dia 08 de novembro e encerrou nesta sexta-feira, dia 10, que também abordou diversos assuntos relacionados às Escolas de Governo, sobretudo o fortalecimento do Poder Legislativo, com palestras ministradas pelo diretor geral do Instituto Serzedello Correa do Tribunal de Contas da União, subsecretária de Educação de Belo Horizonte, diretora da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena do TCE-RS e diversas apresentações das Escolas do Legislativo de todo o Brasil.

Escola do Legislativo cria Portal Educacional da Cidadania

Publicada por em 13/11/2017