Implantação do estudo da Constituição em Miúdos é aprovada pelos estudantes do PJ Minas 2017

10/01/2018

O Parlamento Jovem de Minas 2017 trabalhou o tema “Educação Política nas Escolas” e contou com a participação de 63 cidades, por meio da atuação ativa dos estudantes do ensino médio que tiveram a oportunidade de trabalhar a formação temática, elaborar e aprovar propostas as quais foram entregues para a Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Dentre as 17 propostas, está a implantação do estudo da Constituição em Miúdos nas Escolas: Proposta nº 1.1. Implementação da Lei Estadual nº 15.476/2005, pela Secretaria de Estado de Educação, para inclusão de atividades lúdico-pedagógicas, com o estudo da Constituição em Miúdos no ensino fundamental I e estudo da Constituição da República Federativa do Brasil – CRFB –, nas escolas públicas e privadas, para alunos do ensino fundamental II e do ensino médio, de forma interdisciplinar, promovendo o debate político.

É de conhecimento da Escola do Legislativo de Pouso Alegre que o estudo da Constituição em Miúdos já realidade em mais de 20 cidades do Brasil, entre elas estão Araras – SP, São Borja – RS, Três Lagoas – MG, Nova Serrana – MG, Paraguaçu – MG, Claudio – MG, Porto Velho – RO, Videira – SC, Xanxerê – SC, Cornélio Procópio, Rio de Janeiro – RJ, Amapá – AP, Florentino - PI entre outras.

Os estudantes participantes entendem que é de extrema importância o ensino dos Direitos e Deveres constitucionais para o que o aluno possa refletir a efetividade dos mesmos no seu dia-a-dia tendo subsídios para lutar pela efetividade de todos eles fazendo valer aquilo que lhe é de direito.

Equipe do Parlamento Jovem de Minas 2017

Publicada por em 10/01/2018