Presidência da Câmara inicia discussão com objetivo de fomentar o comércio pouso-alegrense

11/04/2018

Nesta quarta-feira, 11 de abril, o Presidente da Câmara Vereador Leandro Morais – PPS, acompanhado dos demais parlamentares recebeu em reunião diversos órgãos que representam o setor comercial de Pouso Alegre com o objetivo de dar início a uma discussão que pretende fomentar o comércio local.

Na reunião foi debatida a realidade vivida no comércio da cidade, visando uma interpretação de gerências que podem beneficiar o comércio sem trazer prejuízos ao município. O encontro foi uma oportunidade de analise da atual estrutura diante do progresso da cidade, considerando criação de postos de trabalho, economia de mercado, políticas públicas compensatórias e principalmente a reformulação das Leis já existentes.

A articulação para a realização de ações conjuntas entre os comerciantes e o
fomento do cooperativismo e associativismo também foram pontos altos da reunião que lembrou inclusive a necessidade da reformulação do plano diretor do município.

O Presidente da Câmara destacou na reunião que “os investimentos públicos aumentam na medida em que aumenta a arrecadação do município através dos impostos, proporcionando mais qualidade de vida às pessoas. Da mesma forma, o comércio valorizado consegue melhorar a qualidade do atendimento e da oferta de produtos e condições às pessoas, que novamente saem ganhando”.

A Câmara ainda escutou da categoria os principais problemas e dificuldades que afetam o desenvolvimento do comércio e propôs apoio em campanhas na Rádio e TV Legislativa que incentivem o cidadão a consumir no comércio do município.

Concluindo a reunião foi lançada a ideia da criação de um “estatuto do comércio”. A intenção é a formatação de um documento colaborativo/ instrutivo desenvolvido com o apoio de todos os presentes. Outra ideia é de que os assuntos introduzidos durante a reunião possam ser debatidos de forma mais ampliada em fóruns municipais.

A discussão envolveu representantes da Acipa, Senac, Sebrae, Idipar, OAB, Polícia Militar, Sindipar, Sesc e Sest Senat. A Secretaria Municipal de Planejamento, representada pelo Chefe da pasta, Rinaldo Oliveira e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte representada pelo Gerente de Trânsito, Eduardo Santos Rosa, também participaram do debate.

Além do Presidente da Casa, estiveram presentes os vereadores Oliveira Altair – MDB, Rodrigo Modesto – PSDB, Bruno Dias – PR, Rafael Aboláfio – PV, Wilson Tadeu Lopes – PV, Adré Prado – PV (por meio de sua assessoria) e Campanha – PROS (por meio de sua assessoria).

Reunião para fomento do comércio

Publicada por em 11/04/2018