Escola do Legislativo lança "Constituição em Miúdos II" em Encontro Nacional ABEL

09/05/2018

Mais uma vez, a Escola do Legislativo de Pouso Alegre se destaca no cenário nacional com o lançamento do Livro "Constituição em Miúdos II" durante o Encontro Nacional ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas), que acontece em Gramado (RS) de 9 a 11 de maio. O livro traz em linguagem fácil e acessível os principais conceitos da Constituição Federal.
Em meio a representantes das Escolas do Legislativo e de Contas de todo Brasil, a servidora de carreira da Câmara de Pouso Alegre e diretora da Escola, Madu Macedo, autora do livro, apresentou a obra e foi ovacionada pela plateia. O livro conta ainda com colaboração dos servidores da Câmara: Mônica Franco, Geovan Dantas e Geraldo Cunha Neto, que participam também do evento nacional.
“Constituição em Miúdos II” é uma sequência do primeiro livro de mesmo título lançado em 2014 e já implantado oficialmente para estudo em 74 municípios do Brasil. Desta vez, a obra é focada nos jovens do Ensino Médio. Tratando dos principais temas da Constituição Federal, a obra enfoca agora assuntos atuais como as Reformas Eleitoral e Trabalhista, a Reforma do Ensino Médio, os pilares da educação e traz ainda uma grande reflexão sobre a participação do jovem na Política e o empreendedorismo social.
“É sempre uma grande satisfação poder colaborar com a Educação Cidadã. Quando essa ideia surgiu inicialmente, eu jamais imaginava que o nosso trabalho teria tamanha repercussão. E hoje estar aqui para lançar a Constituição em Miúdos II, percebendo tamanha comoção por parte de outras Câmaras e Assembleias Legislativas das mais variadas regiões do Brasil, que já nos procuraram para implantar em seus estados e cidades o estudo do livro, vejo que fomos muito além. É muito gratificante. Fico realmente honrada e agradeço à Câmara de Pouso Alegre por acreditar em nossa proposta e nos apoiar tanto nessa iniciativa”, comemora Madu Macedo.
“Com ‘Constituição em Miúdos II’ os estudantes do ensino médio terão a oportunidade de ter noções sobre as reformas importantes que aconteceram no Brasil como a trabalhista, do ensino médio, além de temas mais aprofundados como o orçamento, sistema tributário, empreendedorismo social e a oportunidade de refletir sobre a importância da participação e protagonistas das suas vidas”, ressalta Mônica Franco, servidora da Câmara e colaboradora da obra.
O evento da ABEL integra a Conferência Nacional da UNALE (União Nacional dos Legisladores Estaduais e Legislativos). Para a presidente da Escola do Legislativo, vereadora Professora Mariléia (PSDB), esta é uma grande oportunidade. “É uma grande alegria fazer parte desse projeto. É um orgulho, como vereadora, poder fazer parte de evento tão grandioso ainda poder colaborar com essa obra importantíssima da nossa querida e tão admirada Madu Macedo”, afirma a vereadora Professora Mariléia.
O presidente da Câmara de Pouso Alegre, Leandro Morais (PPS), vê o livro como ferramenta fundamental de avanço da Educação Cidadã em todo país. “Participar do lançamento nacional da Constituição em Miúdos é uma grande honra para todos nós pouso-alegrenses. Madu e toda sua equipe preparam com muita competência e carinho este livro que é um marco para a Educação Cidadã do Brasil. Vivemos um momento onde é imprescindível aos agentes políticos o investimento em Educação; e a Educação Cidadã, especialmente, é uma ferramenta poderosa de transformação social. Fica aqui meu reconhecimento ao brilhante trabalho prestado por toda equipe da Escola do Legislativo liderada pela Madu Macedo”, parabeniza o presidente da Câmara, Leandro Morais.

Em palestra, Madu Macedo apresenta trabalho de Pouso Alegre na Câmara de Gramado

Além do lançamento do Livro "Constituição em Miúdos II", durante o Encontro Nacional ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas), em Gramado (RS), a diretora da Escola do Legislativo Madu Macedo foi a convidada de honra para o lançamento da Escola do Legislativo na Câmara do município gaúcho.
A Câmara de Gramado acaba de criar sua Escola do Legislativo e convidou a servira de Pouso Alegre para apresentar como a Câmara de Pouso Alegre conseguiu implantar tantos projetos de Educação Cidadã.
“Fomos muito bem recebidos e acolhidos aqui em Gramado. Sentimos que nosso trabalho realmente é valorizado e admirado e principalmente, que nosso trabalho poderá colaborar com a Educação Cidadã desta região do Brasil, nosso principal motivo de tamanha satisfação”, finaliza Madu Macedo.

Constituição em Miúdos II é destaque nacional

Escola do Legislativo lança "Constituição em Miúdos II"

Publicada por em 09/05/2018