Notícia

Home | Voltar

Encaminhar esta notícia Imprimir esta notícia Aumentar fonte Diminuir fonte

Plenária Municipal prioriza 6 propostas para etapa Regional

12/06/2018

Nesta quinta-feira, dia 07 de junho, aconteceu a Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Pouso Alegre no Plenário da Câmara Municipal com muita participação e envolvimento dos jovens.
Inicialmente foi composta a mesa de honra com o 2º Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, Vereadora Odair Quincote; a Presidente da Escola do Legislativo, Vereadora Mariléia Franco; a Diretora da Escola do Legislativo, Madu Macedo e o Coordenador do Polo Sul IV, Geovan Dantas Ferraz.
O 2º Vice-Presidente, Vereador Odair Quincote, deu boas-vindas aos estudantes e ressaltou ser um orgulho para a Câmara Municipal de Pouso Alegre ver tantos jovens reunidos com um objetivo tão nobre que é a discussão e aprovação de propostas que resultarão em melhorias para as políticas públicas para as mulheres com relação ao combate à violência.
Em seguida foi exibido um vídeo gravado pelo Presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, Vereador Leandro Morais, justificando sua ausência na plenária e reafirmando seu compromisso em receber todas as propostas elaboradas pelos estudantes do Parlamento Jovem de Pouso Alegre para dar encaminhamento.
A presidente da Escola do Legislativo, Vereadora Mariléia Franco, também fez seu pronunciamento parabenizando os estudantes pela participação.
A Diretora da Escola do Legislativo, Madu Macedo, ressaltou a importância do projeto Parlamento Jovem de Minas, o qual Pouso Alegre participa desde 2010. O Coordenador Geovan Dantas, ressaltou a responsabilidade de todos os estudantes em aprovar as melhores propostas para a Plenária Regional, que será realizada no dia 8 de agosto na Câmara Municipal de Pouso Alegre com a participação das cidades de Andradas, Cachoeira de Minas, Carvalhópolis, Conceição dos Ouros, Machado, Ouro Fino, Santa Rita de Caldas e Pouso Alegre.
A cerimônia foi conduzida pela Coordenadora do Parlamento Jovem, Mônica Franco, que apresentou brevemente os trabalhos realizados até o momento. Em seguida assumiu a função de Coordenadora da Plenária a estudante Geovana Vilhena da E.E. Monsenhor José Paulino e a Relatora Graziele Souza da E.E Dr. José Marques de Oliveira.
As estudantes desempenharam muito bem as suas funções, proporcionando dinamismo e muita participação dos estudantes na plenária.
Confira o documento de propostas da Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Pouso Alegre, em negrito as que foram priorizadas para a próxima etapa que é a Plenária Regional.


Violência Doméstica e Familiar

1 - Criação, pelo Governo do Estado de Minas Gerais, de Casa de Passagem em âmbito regional para abrigar provisoriamente mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e seus dependentes de até 16 anos, com o intuito de assegurar o bem-estar físico, psicológico e social.
2 – Implantação, pelo Governo do Estado de Minas Gerais, da estrutura do CRAM (Centro de referência de atendimento à mulher) em cidades com altos índices de violência contra mulher, também fornecendo subsídio para sua manutenção, com responsabilidade do município em executar os serviços prestados.

Violência nos espaços institucionais de poder

1 - Aprovação, pela ALMG, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 16/2015, que assevera, dentre outras proporcionalidades, a de participação de ao menos uma mulher na composição da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
2 – Obrigatoriedade, mediante lei estadual, de divulgação da diferença salarial entre homens e mulheres pelas empresas que tenham mais de 250 trabalhadores, até o quinto dia útil do mês de abril de cada ano.
3 – Implantação, pelas Secretarias Estadual e Municipais de Educação e pela Subsecretaria de Políticas para as Mulheres (SPM – MG), de seminários para apresentação de materiais inerentes às mulheres que marcaram a história da humanidade, ressaltando a importância das mesmas, o conteúdo do seminário será trabalhado de forma interdisciplinar nas aulas de História, com posterior exposição do material ao público.
4 – Criação, pelo Governo de Minas Gerais, do Selo Lilás para as empresas que cumprirem com a igualdade salarial, adotando ações de valorização e respeito à mulher, tais como a criação de creches para filhos de colaboradoras, ouvidorias para denúncia de assédio no ambiente de trabalho e licença maternidade estendida, as empresas que cumprirem com todas as exigências terão dedução de impostos.
5 – Aglutinação da 2 com a 4
Obrigatoriedade, mediante lei estadual, de divulgação da diferença salarial entre homens e mulheres pelas empresas que tenham mais de 250 trabalhadores, até o quinto dia útil do mês de abril de cada ano, sendo as empresas beneficiadas, através do Selo Lilás, com dedução de impostos.

Violência e Assédio sexual
1 – Criação, pela Polícia Militar de Minas Gerais, da Patrulha da Mulher, formada exclusivamente por policiais mulheres, patrulhamento da mulher vítima de assédio sexual ou qualquer outro tipo de violência, a fim de garantir sua segurança e integridade.
2 – Requisição, pelo Governo do Estado de Minas Gerais, de mais unidades do ônibus lilás, para atendimento das mulheres vítimas de violência no campo e nas comunidades distantes das delegacias.
3 – Obrigatoriedade, mediante lei estadual com posterior regulamentação pelos municípios, de parada fora dos pontos de ônibus, no período das 22h às 5h, mantendo a rota do ônibus, quando solicitada pelos usuários do transporte público. A concessionária que desrespeitar a medida estará sujeita a multa.
4 – Divulgação, pelo Governo do Estado de Minas Gerais, do Disque 180 - canal exclusivo para a comunicação de ocorrência de violência contra a mulher - em locais públicos e privados de grande circulação de pessoas, tais como escolas, casas de espetáculos, hospitais e meios de transporte em massa.
5 – Obrigatoriedade da inclusão de audiências públicas, amplamente divulgada a realização nos meios de comunicação, para a discussão exclusiva de políticas para as mulheres durante a revisão do plano diretor nos municípios, a fim de acrescentar-lhe diretrizes e condições necessárias para a segurança das mesmas. As audiências públicas deverão ser precedidas de cursos sobre plano diretor à toda comunidade.

Escola do Legislativo

Escola do Legislativo

Escola do Legislativo


Publicada por em 12/06/2018

Receba as notícias da Câmara em seu email

Aspectos Gerais Concursos Públicos Eventos Legislaturas Mesa Diretora SIC
Boletim Oficial Conheça a Câmara Galeria de Fotos Licitações Notícias da Câmara Telefones Úteis
Breve Histórico Contas Públicas Galeria de Presidentes Links Página Inicial Vereadores
Comissões Permanentes Downloads

Câmara Municipal de Pouso Alegre

Av. São Francisco, 320 - Primavera  Pouso Alegre - MG  CEP: 37550-000
Fone: (35) 3429-6500 Fax: (35) 3429-6550
E-mail: cmpa@cmpa.mg.gov.br

Horário de funcionamento: Segunda à Quinta das 12:00 até as 18:00 e as Sextas-Feiras das 08:00 as 14:00.
Sessões ordinárias todas as Terças-Feiras as 18:00 horas.

Copyright® 2018 - Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por SINO Informática

Área Administrativa do site

Acessibilidade