Notícia

Home | Voltar

Encaminhar esta notícia Imprimir esta notícia Aumentar fonte Diminuir fonte

Câmara homenageia Univas por seus 50 anos e nova reitoria

11/07/2018

A Câmara Municipal de Pouso Alegre, a pedido dos vereadores Adelson do Hospital e Bruno Dias, homenageou a Univás por seus 50 anos e a nova reitoria e direção de Unidades da Instituição. A homenagem ocorreu no início da Sessão Ordinária e contou com a presença do reitor da Univás, professor Dr. Antonio Carlos Aguiar Brandão, do vice-reitor, professor Dr. Luiz Roberto Martins Rocha, o pró-reitor de Graduação, professor Dr. Antônio Mauro Vieira, ¬¬¬a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, professora Andréa Silva Domingues, ao pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Antônio Homero Rocha de Toledo, diretor da Unidade Central da Univás, professor Félix Carlos Ocáriz Bazzano, vice-diretor da Unidade Central da Univás, professor Phytágoras de Alencar Olivotti, diretor da Unidade Fátima da Univás, professor Rodrigo Lima Nascimento, vice-diretor da Unidade Fátima da Univás, professor Guilherme Luiz Ferrigno Pincelli e demais representantes da Univás.

Pouso Alegre é conhecida e reconhecida atualmente como um grande centro de educação e saúde, mas jamais chegaria a esse patamar se não fossem as lutas incansáveis de pessoas que não mediram esforços para conquistar para o município a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), que comemora 50 anos de existência. Nessas cinco décadas, a Univás elevou a qualidade de ensino na cidade e região, formando mais de 10 mil profissionais. Desde que foi criada, a Univás possui uma preocupação social enorme e, por isso, está totalmente sintonizada com o mercado de trabalho no Sul de Minas.

O elo criado com a comunidade local é surpreendente e tem como grande diferencial o ensino oferecido pela Univás na área de saúde, que conta com um Hospital Universitário que é referência para 54 cidades do Sul de Minas. Só para destacar, o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, que passou a ser Hospital Escola em 1975, atende inacreditavelmente uma população estimada em mais de 2 milhões e 600 mil pessoas.

Tudo começou com a criação da Fundação Universidade do Vale do Sapucaí (FUVS) em 1964, criada para gerir os futuros cursos de formação superior aqui no município. A implantação do curso de Medicina só veio em 1968, encabeçada pelos saudosos idealizadores Dom José D’Ângelo Neto e Jésus Ribeiro Pires e o apoio do comandante da divisão militar do exército de Pouso Alegre, general Newton Cruz.

Há 50 anos, em 1968, a FUVS recebeu a autorização para a criação da Faculdade de Ciências Médicas Dr. José Antônio Garcia Coutinho (Facimpa), que iniciou suas atividades no ano de 1969. A Faculdade iniciou suas aulas com cinco cômodos e o primeiro vestibular, com 70 vagas, foi realizado na Faculdade de Direito.

Para atender às necessidades de formação profissional do Sul de Minas, a Fuvs criou em 1972, a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Eugênio Pacelli (Fafiep). A princípio foram implantados os cursos de Pedagogia, História, Letras e Ciências Biológicas e aulas eram ministradas no Colégio São José.

Com a ideia da criação da Universidade surgindo, as autoridades começaram a procurar um novo local para alocar novos cursos e adquiriram das Irmãs Dorotéias o espaço onde funciona hoje a Unidade Fátima da Univás.

Em 1999 foi realizada a solenidade comemorativa da criação da Universidade e posse do primeiro reitor, o médico e professor, Elísio Meirelles de Miranda. A recém-criada Universidade de Pouso Alegre teve seu nome adaptado para Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) em 2001, para nortear sua vocação plural de atendimento à sociedade, para além das fronteiras físicas de uma só localidade.

A Universidade ganha cada vez mais espaço oferecendo educação nos níveis de Graduação e Pós-Graduação. Na comemoração desses 50 anos, a Univás renova a missão de atender à comunidade, estabelecendo metas seguras de crescimento e ampliação para a oferta de educação inovadora de qualidade.

Dando continuidade a essas cinco décadas de dedicação e cuidado com a educação e a saúde do Sul de Minas, a Univás elegeu em maio deste ano a nova reitoria e direção de Unidades da instituição. Alunos, professores e funcionários da Univás participaram do processo eleitoral, que elegeu o magnífico reitor professor Dr. Antonio Carlos Aguiar Brandão e seu vice-reitor, professor Dr. Luiz Roberto Martins Rocha. Integram ainda a equipe de trabalho do novo reitor, o pró-reitor de Graduação professor Dr. Antônio Mauro Vieira; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa professora Andréa Silva Domingues e o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários professor Antônio Homero Rocha de Toledo.

Também foram eleitos o diretor da Unidade Central da Univás, professor Dr. Félix Ocáriz Bazzanno e seu vice-diretor o professor Phytágoras de Alencar Olivotti.

Na Unidade Fátima a direção ficou com o professor Rodrigo Lima Nascimento, tendo como seu vice-diretor o professor Guilherme Pincelli.

 

Univas


Publicada por em 11/07/2018

Receba as notícias da Câmara em seu email

Aspectos Gerais Concursos Públicos Eventos Legislaturas Mesa Diretora SIC
Boletim Oficial Conheça a Câmara Galeria de Fotos Licitações Notícias da Câmara Telefones Úteis
Breve Histórico Contas Públicas Galeria de Presidentes Links Página Inicial Vereadores
Comissões Permanentes Downloads

Câmara Municipal de Pouso Alegre

Av. São Francisco, 320 - Primavera  Pouso Alegre - MG  CEP: 37550-000
Fone: (35) 3429-6500 Fax: (35) 3429-6550
E-mail: cmpa@cmpa.mg.gov.br

Horário de funcionamento: Segunda à Quinta das 12:00 até as 18:00 e as Sextas-Feiras das 08:00 as 14:00.
Sessões ordinárias todas as Terças-Feiras as 18:00 horas.

Copyright® 2018 - Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por SINO Informática

Área Administrativa do site

Acessibilidade