Câmara homenageia Univas por seus 50 anos e nova reitoria

11/07/2018

A Câmara Municipal de Pouso Alegre, a pedido dos vereadores Adelson do Hospital e Bruno Dias, homenageou a Univás por seus 50 anos e a nova reitoria e direção de Unidades da Instituição. A homenagem ocorreu no início da Sessão Ordinária e contou com a presença do reitor da Univás, professor Dr. Antonio Carlos Aguiar Brandão, do vice-reitor, professor Dr. Luiz Roberto Martins Rocha, o pró-reitor de Graduação, professor Dr. Antônio Mauro Vieira, ¬¬¬a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, professora Andréa Silva Domingues, ao pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Antônio Homero Rocha de Toledo, diretor da Unidade Central da Univás, professor Félix Carlos Ocáriz Bazzano, vice-diretor da Unidade Central da Univás, professor Phytágoras de Alencar Olivotti, diretor da Unidade Fátima da Univás, professor Rodrigo Lima Nascimento, vice-diretor da Unidade Fátima da Univás, professor Guilherme Luiz Ferrigno Pincelli e demais representantes da Univás.

Pouso Alegre é conhecida e reconhecida atualmente como um grande centro de educação e saúde, mas jamais chegaria a esse patamar se não fossem as lutas incansáveis de pessoas que não mediram esforços para conquistar para o município a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), que comemora 50 anos de existência. Nessas cinco décadas, a Univás elevou a qualidade de ensino na cidade e região, formando mais de 10 mil profissionais. Desde que foi criada, a Univás possui uma preocupação social enorme e, por isso, está totalmente sintonizada com o mercado de trabalho no Sul de Minas.

O elo criado com a comunidade local é surpreendente e tem como grande diferencial o ensino oferecido pela Univás na área de saúde, que conta com um Hospital Universitário que é referência para 54 cidades do Sul de Minas. Só para destacar, o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, que passou a ser Hospital Escola em 1975, atende inacreditavelmente uma população estimada em mais de 2 milhões e 600 mil pessoas.

Tudo começou com a criação da Fundação Universidade do Vale do Sapucaí (FUVS) em 1964, criada para gerir os futuros cursos de formação superior aqui no município. A implantação do curso de Medicina só veio em 1968, encabeçada pelos saudosos idealizadores Dom José D’Ângelo Neto e Jésus Ribeiro Pires e o apoio do comandante da divisão militar do exército de Pouso Alegre, general Newton Cruz.

Há 50 anos, em 1968, a FUVS recebeu a autorização para a criação da Faculdade de Ciências Médicas Dr. José Antônio Garcia Coutinho (Facimpa), que iniciou suas atividades no ano de 1969. A Faculdade iniciou suas aulas com cinco cômodos e o primeiro vestibular, com 70 vagas, foi realizado na Faculdade de Direito.

Para atender às necessidades de formação profissional do Sul de Minas, a Fuvs criou em 1972, a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Eugênio Pacelli (Fafiep). A princípio foram implantados os cursos de Pedagogia, História, Letras e Ciências Biológicas e aulas eram ministradas no Colégio São José.

Com a ideia da criação da Universidade surgindo, as autoridades começaram a procurar um novo local para alocar novos cursos e adquiriram das Irmãs Dorotéias o espaço onde funciona hoje a Unidade Fátima da Univás.

Em 1999 foi realizada a solenidade comemorativa da criação da Universidade e posse do primeiro reitor, o médico e professor, Elísio Meirelles de Miranda. A recém-criada Universidade de Pouso Alegre teve seu nome adaptado para Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) em 2001, para nortear sua vocação plural de atendimento à sociedade, para além das fronteiras físicas de uma só localidade.

A Universidade ganha cada vez mais espaço oferecendo educação nos níveis de Graduação e Pós-Graduação. Na comemoração desses 50 anos, a Univás renova a missão de atender à comunidade, estabelecendo metas seguras de crescimento e ampliação para a oferta de educação inovadora de qualidade.

Dando continuidade a essas cinco décadas de dedicação e cuidado com a educação e a saúde do Sul de Minas, a Univás elegeu em maio deste ano a nova reitoria e direção de Unidades da instituição. Alunos, professores e funcionários da Univás participaram do processo eleitoral, que elegeu o magnífico reitor professor Dr. Antonio Carlos Aguiar Brandão e seu vice-reitor, professor Dr. Luiz Roberto Martins Rocha. Integram ainda a equipe de trabalho do novo reitor, o pró-reitor de Graduação professor Dr. Antônio Mauro Vieira; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa professora Andréa Silva Domingues e o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários professor Antônio Homero Rocha de Toledo.

Também foram eleitos o diretor da Unidade Central da Univás, professor Dr. Félix Ocáriz Bazzanno e seu vice-diretor o professor Phytágoras de Alencar Olivotti.

Na Unidade Fátima a direção ficou com o professor Rodrigo Lima Nascimento, tendo como seu vice-diretor o professor Guilherme Pincelli.

Univas

Publicada por em 11/07/2018