Homenagem à pousoalegrense Gabrielle Emily Mahamud

17/07/2018

A pousoalegrense Gabrielle Emily Mahamud foi homenageada pela Câmara Municipal, a pedido do vereador Bruno Dias.

Em agosto de 2017, ocorreu o Unleash Lab 2017, evento internacional da Organização das Nações Unidas em Copenhagen, na Dinamarca. O evento reúne mil talentos de todo o mundo e tem como objetivo criar soluções reais e implementáveis para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Entre os participantes, há jovens talentos, empresas inovadoras, ONGs, representantes governamentais, fundações e investidores. Durante nove dias, os participantes ficarão em imersão desenvolvendo ideias e projetos que fomentem os objetivos da organização mundial.
A representante brasileira foi Gabrielle Mahamud, fundadora do blog Flor de Sal, que foi selecionada dentre milhares de inscritos. A blogueira mineira apresentou o projeto social GoodTruck, criado em parceria com a chef Manu Buffara.
A proposta é reaproveitar alimentos que iriam para o lixo e os transformar em refeições veganas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, comunidades e instituições.
Segundo Gabrielle Mahamud:
“A gente perdeu muito o contato com a comida. De onde ela vem, quanto de energia se gasta para ela ser produzida. A gente não tem noção do que acontece longe dos nossos olhos e essa conscientização é muito poderosa”, ressalta Gabrielle, que além de fundadora do GoodTruck, também faz parte da rede Global Shapers (iniciativa do Forum Econômico Mundial) e do movimento Slow Food.
A minimização do desperdício é colocada em prática em parceria com feiras, restaurantes e supermercados. O projeto também inclui palestras e oficinas, em que Gabrielle ensina a reduzir o desperdício de comida no dia a dia por meio de mudanças de hábito simples. Gabrielle fala muito de fazer um planejamento do que você vai comer durante a semana e aprender a utilizar todas as partes do alimento, como cascas e folhas, além das sobras do dia anterior”.
Gabrielle, do blog Flor de Sal fará neste sábado, dia 19 de julho é o lançamento do seu livro aqui em Pouso Alegre (no Auditório José Saponara, do Centro de Cultura e Arte - Rua Senador José Bento, nº2)
Com mais de 60 receitas veganas e sem glúten, o livro do blog Flor de Sal apresenta pratos reconfortantes para todas as ocasiões. São tortas, massas, salgadinhos, doces, bolos, lanches e bebidas, além de versões vegetais de maionese, requeijão e queijo, muitas delas acompanhadas por conteúdo digital extra, como QR Codes que indicam variações na receita ou fotos que mostram algumas etapas do preparo.
O livro ainda traz dicas contra o desperdício de alimentos, técnicas de mindful eating, técnicas para valorizar os ingredientes e incrementar o sabor dos pratos.

CURRICULUM:
- Arquiteta pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais