Notícia

Home | Voltar

Encaminhar esta notícia Imprimir esta notícia Aumentar fonte Diminuir fonte

Câmara homenageia Instituto Fillipo Smaldone por seus 30 anos

19/07/2018

Na noite desta quinta-feira, 19, a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma homenagem especial ao Instituto Fillipo Smaldone, por seus 30 anos de trabalho em prol da educação inclusiva.
Irmã Inoveide Gonzaga Ribeiro, diretora do Instituto, recebeu a homenagem pelo trabalho realizado, além de Antonio Célio da Silva, Wilma Conceição da Silva, Daniele Jacques Braga e Regina Fátima de Souza Leopoldino, que também receberam a homenagem por seu trabalho.
A homenagem foi um pedido do vereador Wilson Tadeu Lopes. Compareceram à Sessão os vereadores Arlindo da Mota Paes, Mariléia Franco, Adelson do Hospital e Dr. Edson.

HISTORICO DO INSTITUTO FILIPPO SMALDONE


A convite do Arcebispo Dom José D’Ângelo Neto, as Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, contando sempre com a ajuda da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, deram início a um Centro Especializado para crianças surdas, com atendimento inicial de aproximadamente 60 crianças. Foi com essas condições da época que a partir do dia 15 de março de 1988, os pais puderam dirigir-se ao Instituto, que se situava na Rua Francisco Sales, nº 95, centro, para efetivarem as matrículas. O Instituto dirigido pelas Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, tendo como a primeira diretora Irmã Clemens Gadaleta, deu início ao atendimento às crianças na faixa etária entre 1 e 3 anos, também crianças de 4 a 6 anos, no maternal e jardim e crianças de 7 a 10 anos na primeira série.
Além dos professores o Instituto também dispunha de uma equipe técnica formada por: psicólogo, pedagoga, assistente social e otorrino, para que o atendimento às crianças fosse realizado de uma forma individual. As Irmãs trabalharam e moraram por muitos anos no antigo Instituto. Com a necessidade de espaço para salas de aula e um espaço para comunidade das Irmãs, Irmã Eva Filomena Parrella, com autorização da Madre Geral Irmã Délia Olita, no dia 14 de fevereiro de 1997 efetuou a compra de uma pequena casa, situada na Rua Francisco Sales, nº 95, centro, que se tornou a atual residência das Irmãs naquela época.
Foi então que no ano de 1990 o Arcebispo de Pouso Alegre Dom José D’Ângelo Neto nas mãos de Irmã Clemens Gadaleta na época superiora, fez doação do terreno com área de 14.250m² para construção de uma sede maior para as crianças surdas de Pouso Alegre e as demais cidades vizinhas.
Passaram vários anos e por falta de recursos financeiros não foi dado início à construção. Mas a Providência de Deus para quem confia, nunca fica desamparado, foi assim que após varias dúvidas e tanta fé, no ano 2002 com a chegada da nova superiora da comunidade Irmã Piera de Bellonia, tendo o apoio dos superiores maiores da Congregação, deu início à construção do novo Instituto Filippo Smaldone com projeto apresentado pela equipe da construtora, Carlos Moreira.
No dia 19 de junho de 2003, no lindo e imenso espaço verde no Bairro Jardim Canadá, o Arcebispo Dom Ricardo com tanta felicidade ao lado das Irmãs, funcionários crianças e familiares, deu a benção da primeira pedra para a realização desta obra, hoje tão bonita e acolhedora de crianças portadoras de necessidades especiais. Muitos colaboraram: Embaixada da Itália no Brasil, a Associação São José da Itália, a própria Congregação Religiosa, a Nunciatura Apostólica no Brasil, CARITAS no Brasil, Cuore Amigo e vários amigos operários italianos.
Após muitos sacrifícios e tanta confiança em Deus, no dia 07 de fevereiro de 2005 com a Celebração Eucarística e benção por Dom Ricardo, com a presença do Prefeito Jair Siqueira, Deputado Estadual Dalmo Ribeiro, demais autoridades políticas, civis e religiosas, da Madre Geral da Congregação Irmã Maria Longo, a conselheira Irmã Inês Giorgi, dos pais dos alunos, demais irmãs da comunidade local, Associação São José, benfeitores e amigos, foi inaugurado o Instituto Filippo Smaldone no novo endereço, Rua Major Rubens Storino nº 1339 no Bairro Jardim Canadá.
Hoje o Instituto é uma Instituição de caráter filantrópico, que oferece atendimento: pedagógico, fonoaudiológico, odontológico, psicológico, serviço social, fisioterapêutico, terapêutico ocupacional e enfermagem às crianças com deficiência auditiva e outros comprometimentos leves, da cidade de Pouso Alegre e Região Sul Mineira.

 

fillipo smaldone


Publicada por em 19/07/2018

Receba as notícias da Câmara em seu email

Aspectos Gerais Concursos Públicos Eventos Legislaturas Mesa Diretora SIC
Boletim Oficial Conheça a Câmara Galeria de Fotos Licitações Notícias da Câmara Telefones Úteis
Breve Histórico Contas Públicas Galeria de Presidentes Links Página Inicial Vereadores
Comissões Permanentes Downloads

Câmara Municipal de Pouso Alegre

Av. São Francisco, 320 - Primavera  Pouso Alegre - MG  CEP: 37550-000
Fone: (35) 3429-6500 Fax: (35) 3429-6550
E-mail: cmpa@cmpa.mg.gov.br

Horário de funcionamento: Segunda à Quinta das 12:00 até as 18:00 e as Sextas-Feiras das 08:00 as 14:00.
Sessões ordinárias todas as Terças-Feiras as 18:00 horas.

Copyright® 2018 - Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por SINO Informática

Área Administrativa do site

Acessibilidade