Notícia

Home | Voltar

Encaminhar esta notícia Imprimir esta notícia Aumentar fonte Diminuir fonte

Câmara homenageia Guarda Civil Municipal

24/07/2018

A Câmara Municipal de Pouso Alegre, sob indicação do vereador Campanha, realizou, no início da Sessão Ordinária do dia 24 de julho, uma homenagem à guarda municipal pelos serviços prestados no município.


A Guarda Civil Municipal de Pouso Alegre foi criada pela lei orgânica municipal e regulamentada em lei municipal no ano de 1991, após a Constituinte de 1988. No ano de 2005 guarda municipal passou por uma reestruturação, visando melhorias no funcionamento e estrutura, como a criação dos cargos em comissão e lei estabelecendo o regime de trabalho e do quadro de efetivo.

Em outubro de 2011 atendendo aos anseios dos guardas municipais foi criada lei municipal, extinguindo o cargo de vigilante transformando-os em guardas civis municipais e a mudança de nomenclatura para guarda civil municipal e criando as atribuições dos cargos em comissões do quadro de efetivo.

Em julho de 2015 a Guarda Civil Municipal teve a carga horária regulamentada, no qual os seus integrantes obedecem a regime especial de serviço, sujeitos a escalas e plantões. A Guarda Civil Municipal está ligada a estrutura administrativa da secretaria municipal de defesa social, sendo subordinada ao secretário municipal de defesa social, tendo como comandante um de seus membros que é nomeado pelo chefe do executivo.

Dentre as principais atividades executadas pela Guarda Civil Municipal estão a segurança patrimonial. A atividade é executada com vigilância fixa com emprego da guarda em escalas de revezamento, vigilância eletrônica monitorada, por meio de sensores de presença, monitorado por empresa privada. Destaca-se ainda as atividades de proteção ambiental que é realizada através da vigilância no Parque Natural Municipal Dr. Fernando Afonso Bonillo Fernandez, e apoia a Coordenadoria Municipal de Proteção Defesa Civil, no qual é responsável pela brigada de combate a incêndio florestal.

A Guarda Civil Municipal realiza em conjunto a secretaria de políticas sociais a atividade em proteção à pessoa em situação de rua, que consiste em acompanhar as pessoas em situação de rua, mapeando e identificando os locais onde são utilizados por cidadãos, conduzindo-os para o albergue municipal, orientando dos serviços ofertados pelo centro pop, e os casos de usuários de drogas os serviços ofertados pelo Caps, em parceria com a polícia militar.

A guarda está sempre presente na proteção aos agentes públicos municipais, no acompanhamento dos servidores no exercício de suas funções, no qual necessite de apoio para a execução de fiscalização ambiental ou de interdição de estabelecimento comercial, obras, comércio ambulante dentre outros.

Na madrugada de sábado dia 14 de agosto de 2004, a guarda municipal foi acionada para atendimento no bairro Morumbi, onde uma gestante havia entrado em trabalho de parto, Silvana Fonseca da cunha. O guarda Hélcio Campos e o guarda Raimundo Barcelos, embarcaram a gestante e o marido direto para o pronto socorro, quando a bolsa rompeu. Então com o auxílio do Guarda Civil Municipal Hélcio Campos, nasceu o Cauã Fonseca da Cunha, dentro da viatura da guarda. O bebê foi encaminhado para o pronto socorro, juntamente com os pais, onde receberam todos os cuidados complementares do parto. A guarda municipal cumpriu mais uma vez seu papel social, em atender com presteza e dedicação à população sempre agindo em favor da vida e do munícipe, que é o seu maior patrimônio .

Homenagem


Publicada por em 24/07/2018

Receba as notícias da Câmara em seu email

Aspectos Gerais Concursos Públicos Eventos Legislaturas Mesa Diretora SIC
Boletim Oficial Conheça a Câmara Galeria de Fotos Licitações Notícias da Câmara Telefones Úteis
Breve Histórico Contas Públicas Galeria de Presidentes Links Página Inicial Vereadores
Comissões Permanentes Downloads

Câmara Municipal de Pouso Alegre

Av. São Francisco, 320 - Primavera  Pouso Alegre - MG  CEP: 37550-000
Fone: (35) 3429-6500 Fax: (35) 3429-6550
E-mail: cmpa@cmpa.mg.gov.br

Horário de funcionamento: Segunda à Quinta das 12:00 até as 18:00 e as Sextas-Feiras das 08:00 as 14:00.
Sessões ordinárias todas as Terças-Feiras as 18:00 horas.

Copyright® 2018 - Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por SINO Informática

Área Administrativa do site

Acessibilidade