Câmara homenageia Guarda Civil Municipal

24/07/2018

A Câmara Municipal de Pouso Alegre, sob indicação do vereador Campanha, realizou, no início da Sessão Ordinária do dia 24 de julho, uma homenagem à guarda municipal pelos serviços prestados no município.

A Guarda Civil Municipal de Pouso Alegre foi criada pela lei orgânica municipal e regulamentada em lei municipal no ano de 1991, após a Constituinte de 1988. No ano de 2005 guarda municipal passou por uma reestruturação, visando melhorias no funcionamento e estrutura, como a criação dos cargos em comissão e lei estabelecendo o regime de trabalho e do quadro de efetivo.

Em outubro de 2011 atendendo aos anseios dos guardas municipais foi criada lei municipal, extinguindo o cargo de vigilante transformando-os em guardas civis municipais e a mudança de nomenclatura para guarda civil municipal e criando as atribuições dos cargos em comissões do quadro de efetivo.

Em julho de 2015 a Guarda Civil Municipal teve a carga horária regulamentada, no qual os seus integrantes obedecem a regime especial de serviço, sujeitos a escalas e plantões. A Guarda Civil Municipal está ligada a estrutura administrativa da secretaria municipal de defesa social, sendo subordinada ao secretário municipal de defesa social, tendo como comandante um de seus membros que é nomeado pelo chefe do executivo.

Dentre as principais atividades executadas pela Guarda Civil Municipal estão a segurança patrimonial. A atividade é executada com vigilância fixa com emprego da guarda em escalas de revezamento, vigilância eletrônica monitorada, por meio de sensores de presença, monitorado por empresa privada. Destaca-se ainda as atividades de proteção ambiental que é realizada através da vigilância no Parque Natural Municipal Dr. Fernando Afonso Bonillo Fernandez, e apoia a Coordenadoria Municipal de Proteção Defesa Civil, no qual é responsável pela brigada de combate a incêndio florestal.

A Guarda Civil Municipal realiza em conjunto a secretaria de políticas sociais a atividade em proteção à pessoa em situação de rua, que consiste em acompanhar as pessoas em situação de rua, mapeando e identificando os locais onde são utilizados por cidadãos, conduzindo-os para o albergue municipal, orientando dos serviços ofertados pelo centro pop, e os casos de usuários de drogas os serviços ofertados pelo Caps, em parceria com a polícia militar.

A guarda está sempre presente na proteção aos agentes públicos municipais, no acompanhamento dos servidores no exercício de suas funções, no qual necessite de apoio para a execução de fiscalização ambiental ou de interdição de estabelecimento comercial, obras, comércio ambulante dentre outros.

Na madrugada de sábado dia 14 de agosto de 2004, a guarda municipal foi acionada para atendimento no bairro Morumbi, onde uma gestante havia entrado em trabalho de parto, Silvana Fonseca da cunha. O guarda Hélcio Campos e o guarda Raimundo Barcelos, embarcaram a gestante e o marido direto para o pronto socorro, quando a bolsa rompeu. Então com o auxílio do Guarda Civil Municipal Hélcio Campos, nasceu o Cauã Fonseca da Cunha, dentro da viatura da guarda. O bebê foi encaminhado para o pronto socorro, juntamente com os pais, onde receberam todos os cuidados complementares do parto. A guarda municipal cumpriu mais uma vez seu papel social, em atender com presteza e dedicação à população sempre agindo em favor da vida e do munícipe, que é o seu maior patrimônio .

Publicada por em 24/07/2018