Notícia

Home | Voltar

Encaminhar esta notícia Imprimir esta notícia Aumentar fonte Diminuir fonte

Dito Barbosa denomina logradouros em homenagem a Angelo Guersoni e Lael Santiago

01/08/2018

De autoria do vereador Dito Barbosa, foi aprovado o Projeto de Lei 7407/2018, que denomina Avenida Dr. Ângelo Guersoni a via de acesso do bairro Faisqueira até o trevo sob o viaduto da BR-459, com início na Avenida Perimetral, no local conhecido como Maria Fumaça. A avenida também é conhecida como Dique III.
Neto de imigrantes italianos, filho de Humberto Guersoni e Afonsina Ferreira Guersoni, nasceu em Pouso Alegre, MG, em 04 de junho de 1915. De família humilde, ainda criança iniciou sua vida laboral, auxiliando seu pai na olaria situada no atual bairro Jardim Iara, onde também residia, bem como sua mãe, vendendo pelas ruas da cidade, com sacola nos braços, salgados por ela produzidos.
Destacou-se no mundo escolar, tendo concluído o primeiro grau, com louvor, no Grupo Escolar Monsenhor José Paulino.
Decidido a superar os obstáculos que a vida lhe impôs e ter uma profissão de nível superior, concluído o segundo grau, foi morar com sua tia na cidade do Rio de Janeiro e cursar a Faculdade de Direito na cidade de Niterói. Na ocasião, para poder se manter naquela cidade, arcar com custos universitários e ajudar a tia que também lutava com dificuldades, passou a dar aulas particulares de inglês e matemática.
Perdeu o pai ainda muito jovem, quando cursava a faculdade de direito. Sendo primogênito se transformou no braço direito de sua mãe, visando o sustento da família e o encaminhamento dos irmãos menores.
Formado, retornou a Pouso Alegre, onde iniciou sua carreira profissional como advogado, ganhando logo-logo notoriedade e respeito. Foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, seção de Pouso Alegre.
Recebeu inúmeras homenagens como advogado, sendo que uma, em particular, muito lhe agradava. Trata-se da medalha “Desembargador Helio Costa”, instituída pela Corte Superior do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, para homenagear as pessoas que, ao lado de sua atividade profissional, colaboraram relevantemente com as funções judiciárias na busca da paz social.
Embora grande jurista, sua maior paixão se concentrou no ramo educacional, tendo lecionado matemática no Colégio São José por mais de 30 (trinta) anos. Foi um dos fundadores da Faculdade de Direito do Sul de Minas, professor de Direito Comercial, vice-diretor e, posteriormente, diretor por 06 (seis) anos.
Preocupado e temeroso de que se repetisse com a Faculdade de Direito o que já havia, em tempo pretérito, ocorrido com as Faculdades de Odontologia e Veterinária, ambas na cidade de Pouso Alegre, ainda em sua gestão como Diretor da Faculdade, transformou-a de Sociedade Ltda. em Fundação Mantenedora da Faculdade, sem fins lucrativos, visando aplicar todos os rendimentos disponíveis em benefício do ensino. Para tanto, comprou, através da Fundação Mantenedora, as cotas de participação de todos aqueles que as possuíam, legitimando, assim, seus ideais. Denominou-a Fundação Sul Mineira de Ensino, vindo a presidi-la, mais tarde, por vários mandatos. Em entrevista ao Jornal do Estado concedida em 30 de junho de 2006, Dr. Angelo Guersoni declarou: “Pouca gente idealiza e realiza um sonho. Acho que Deus me deu essa sorte de idealizar uma obra monumental para a minha terra e conseguir realizá-la. Isso é uma satisfação muito grande”. Segundo o entrevistador, com essas palavras Dr. Angelo Guersoni definiu a sua história de trabalho, dedicação à educação e amor a Pouso Alegre.
Serviu a Faculdade até os últimos dias de sua vida, tendo-a como seu quinto filho. Ainda no ramo da educação, foi um dos fundadores da Escola de Comércio São José, juntamente com Dr. Geraldo Clemente de Andrade e Dr. Alberto Peres.
Desempenhou, também, por mais de 30 (trinta) anos as funções de Inspetor do Ensino do Ministério Federal da Educação. Em março de 1979 houve por bem o ministério descentralizar várias de suas atividades, criando-se núcleos distritais. Dr. Angelo foi designado para organizar e chefiar o núcleo distrital de Pouso Alegre, sendo a ele subordinadas 202 (duzentas e duas) cidades da região. Exerceu o cargo no período de março de 1979 a junho de 1982.
Assumiu, ainda, no período de 1983 a 1984 a Presidência da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí. Foi também Membro do Conselho Diretor em 1983 e Consultor Jurídico de 1993 a 1995. Em 2009, poucos meses antes de seu falecimento, foi homenageado pela Academia Pousoalegrense de Letras, recebendo o honroso Diploma de Mérito Cultural “Prisciliana Duarte de Almeida”, Troféu 2009.
Afora o exercício da advocacia e sua forte presença na área da educação, foi comerciante no início de sua vida adulta, possuindo bar e cinema e, posteriormente, foi sócio proprietário da Sociedade Mineira de Veículos Ltda. – SOMIVE - concessionária da marca Willys e, mais tarde, Ford.
Ainda na qualidade de empresário, foi sócio da Construtora São Paulo Minas S.A. - CONSPAM – empresa destinada a construção civil, dragagem fluvial e terraplenagem. A primeira obra da CONSPAM foi a construção do Colégio Santa Dorotéia, imóvel onde atualmente funciona a Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVAS.
Na área do desenvolvimento urbano sustentável, idealizou e materializou os loteamentos Santo Ivo, Vila Beatriz, Vila Gecy, Vila Maria e Pão de Açúcar, além de se movimentar na área rural, como pequeno produtor.

Socialmente, contribuiu com a fundação dos dois Clubes de Campo (Pouso Alegre e Fernão Dias) e foi um dos dirigentes do extinto Botafogo Futebol Clube nas décadas de 1940 e 1950.
Foi casado com Maria Aparecida Ramos Guersoni e teve 04 (quatro) filhos (Adelmo, Adriana, Aloisio e Anabelle). Pousoalegrense apaixonado por sua terra natal, faleceu em 12 de junho de 2010, com 95 (noventa e cinco anos de idade).


Rua Lael Santiago


Para aprovação do Projeto anterior, foi revogada tal lei, por meio do do Projeto de Lei 7413/2018, que visa denominar Rua Lael Santiago a atual Rua Dr. Ângelo Guersoni (antiga Rua 3), com início na Av. Dr. Otto Emílio Stephan e término na Rua Serra do Curral, no Loteamento Serra Morena.
Lael Santiago, nascido em 20 de setembro de 1932 na cidade de Pouso Alegre, filho de Benedito Santiago, comerciante no ramo de tecidos nesta cidade, e de Maria Izabel Santiago. Filho caçula de uma prole de 4 filhos. Estudou no instituto Gama na cidade de Lavras. Retornando a Pouso Alegre, se interessou pela arte da fotografia onde começou a aprimorar seus conhecimentos com profissionais mais antigos.
Se casou aos 22 anos com Maria José de Almeida Santiago, com a qual teve dois filhos, Debora de Almeida Santiago e posteriormente Daniel de Almeida Santiago. Em meados dos anos 60 se mudou para a cidade de São Paulo em busca de tratamento para sua filha Debora, que havia sido diagnosticada com paralisia infantil, doença que, na época, havia tratamento somente nas capitais.
Durante sua residência em São Paulo se especializou na arte da fotografia, trabalhando para grandes gravadoras de disco como Copacabana e EMI. Acompanhou a carreira de artistas de sucesso fazendo capas de Lp´s como Roberto Carlos, Sergio Reis, Inezita Barroso entre outros, inclusive a capa que consagrou o tri campeonato da seleção brasileira de futebol.
Retornou a Pouso Alegre no início de 1970 onde trouxe as inovações da arte da fotografia, montando seu estúdio fotográfico na avenida Dr. Lisboa. Tinha orgulho em dizer que havia fotografado várias gerações e realizado a reportagem fotográfica de mais 3200 casamentos.
Foi uma pessoa empreendedora, sempre inovando e abrindo diversos ramos sempre ligados a sua paixão inicial que era a fotografia. Teve a maior copiadora da cidade na década de 90 e posteriormente uma empresa de prestação de serviços na área de eventos (som e imagem eventos).
Além da paixão pela profissão também se dedicava a sua religião (católica) onde participava ativamente de pastorais no intuito de ajudar as pessoas.
Mudou-se de Pouso Alegre em 2010 a fim de aproveitar mais o convívio com a filha. Residiu lá até seu falecimento ocorrido em 24 de junho de 2012.

sessão


Publicada por em 01/08/2018

Receba as notícias da Câmara em seu email

Aspectos Gerais Concursos Públicos Eventos Legislaturas Mesa Diretora SIC
Boletim Oficial Conheça a Câmara Galeria de Fotos Licitações Notícias da Câmara Telefones Úteis
Breve Histórico Contas Públicas Galeria de Presidentes Links Página Inicial Vereadores
Comissões Permanentes Downloads

Câmara Municipal de Pouso Alegre

Av. São Francisco, 320 - Primavera  Pouso Alegre - MG  CEP: 37550-000
Fone: (35) 3429-6500 Fax: (35) 3429-6550
E-mail: cmpa@cmpa.mg.gov.br

Horário de funcionamento: Segunda à Quinta das 12:00 até as 18:00 e as Sextas-Feiras das 08:00 as 14:00.
Sessões ordinárias todas as Terças-Feiras as 18:00 horas.

Copyright® 2018 - Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por SINO Informática

Área Administrativa do site

Acessibilidade