Rumo aos Estados Unidos: “Constituição em Miúdos” será estudada na OEA

03/09/2018

Um feito inédito e marco para a história de Pouso Alegre: obra da servidora da Câmara Municipal, Madu Macedo, o livro “Constituição em Miúdos” será estudado na OEA (Organização dos Estados Americanos) em Washington, D.C., Estados Unidos.

O estudante do quarto ano de Direito da Universidade Estadual de Maringá (PR), João Vitor Borges de 21 anos é o responsável por levar a “Constituição em Miúdos à capital americana. João Vitor é um dos três brasileiros selecionados para participar do projeto que recebe inscrições de todo o mundo. Neste ano, foram 60 selecionados nos mais diversos países. João Vitor embarca nesta segunda e fará um estágio de quatro meses na Secretaria de Fortalecimento da Democracia, do Departamento de Participação e Observação Eleitoral da OEA.

O jovem já havia se inscrito outras quatro vezes no programa americano e acredita que a relevância do tema foi crucial para seu ingresso. “Percebo que todos os temas selecionados neste ano têm grande impacto em projetos sociais ou civis no mundo todo. O estudo da Constituição Federal nas escolas por meio da obra “Constituição em Miúdos” fortalece a democracia e o entendimento do cidadão, daí o diferencial do trabalho iniciado na Câmara de Pouso Alegre. Acredito que o tema é muito pertinente ao estudo que a OEA pretende fazer. O estágio é uma oportunidade de crescimento não só para mim, mas para a comunidade acadêmica da UEM e também para a Câmara de Pouso Alegre, autora da iniciativa ”, explica o estudante.

A autora do livro, Madu Macedo, comemora mais este marco no sucesso de sua obra. “É uma alegria gigantesca ver que nosso projeto está chegando tão longe, ultrapassando literalmente fronteiras. Só tenho a parabenizar e agradecer ao João Vitor por conhecer nosso trabalho e se inscrever no programa da OEA. Será uma grande honra ter nosso trabalho como tema de estudo de uma organização tão respeitada como a OEA”, afirma orgulhosa a autora Madu Macedo.

Constituição em Miúdos

A obra Constituição em Miúdos foi escrita por Madu Macedo, que é diretora da Escola do Legislativo da Câmara de Pouso Alegre, departamento de desenvolve diversos projetos voltados à educação cidadã crianças e jovens do município. Em 2015, Madu e a equipe da Escola decidiram criar uma versão teen da Constituição Federal, em forma de romance com texto leve e mais compreensível para que jovens pudessem estudar a Carta Magna desde cedo. Em parceria com a Associação Brasileira da Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) e a Gráfica do Senado, o projeto cresceu e alcançou todo Brasil. O livro ganhou a edição da Gráfica do Senado, foi distribuído em todos os estados brasileiros e já é a publicação com maior número de acessos no site da Gráfica Senado.

A ideia deu tão certo, que o livro já tem sua continuação: Constituição em Miúdos II e também Cartilha de Atividades para facilitar a aplicação do conteúdo nas salas de aula de todo o Brasil.

João Vitor leva Constituição em Miúdos para OEA

Publicada por em 03/09/2018