A Câmara

Home | Voltar
A Câmara Municipal de Pouso Alegre foi instalada no dia 7 de maio de 1832, sete meses após a elevação de Pouso Alegre à categoria de Vila. Os primeiros trabalhos foram realizados em uma casa alugada pertencente ao Cônego José Bento. O imóvel localizado no largo da Matriz, onde hoje funciona o Clube Literário e Recreativo foi vendido à Câmara, na época por 1.500$000 (Um Conto e Quinhentos Mil Réis). Foi o primeiro prédio público que a cidade teve.
 
Em 1958 a Câmara Municipal passou a funcionar no prédio onde hoje está instalada a ACIPA (Associação Comercial e Industrial de Pouso Alegre). Seis anos depois foi transferida para o prédio do Fórum onde permaneceu até 1º de junho de 1981. 
 
Os trabalhos da Câmara passaram, então, para o prédio do “Centro Acadêmico da Faculdade de Direito”, à Avenida Dr João Beraldo, funcionando no local até 1982.
 
No dia 18 de outubro do mesmo ano a Câmara transferiu-se para o endereço a rua Adalberto Ferraz, 190, Centro, onde funcionou até dezembro de 2008.
 
COMPOSIÇÃO DA PRIMEIRA CÂMARA:
Padre Mariano Pinto Tavares – Presidente
José Borges de Almeida – Fiscal
Francisco de Paula Pereira e Melo – Procurador
Maximiano José de Brito Lambert – Secretário
Maximiano Pinto Tavares
 
João Dias de Quadros Aranha
Emygdio de Paiva Bueno
João Francisco Pereira Filho
Manoel Leite Ferreira de Mello
Joaquim Pio da Silva
Ignácio Gonçalves Lopes 
 
 
PRÉDIO ATUAL:
Com a presença de personalidades políticas, militares e da sociedade em geral, foi inaugurado em 10 de dezembro de 2008, alta nova sede da Câmara Municipal de Pouso Alegre. Na ocasião foi entregue o Título de Cidadão Pouso-alegrense que homenageia cidadãos que prestaram relevantes serviços para a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento do Município. A obra iniciada em outubro de 2006 possui 4.000 mil metros de construção em uma área de 4.700 metros e teve um investimento de 4,5 milhões de reais. O prédio, um dos mais modernos do Estado, está localizado entre as avenidas São Francisco e Belo Horizonte, no bairro Primavera. 
 
O primeiro prédio voltado para a Avenida São Francisco conta com dois pavimentos com total acessibilidade; o primeiro piso, uma área livre de 900 metros quadrados, ocupado pelo Museu Histórico Tuany Toledo e o segundo piso que conta com 20 gabinetes para os vereadores. O restante da obra é de um pavimento, sendo composto por um plenário para 280 pessoas sentadas e outro utilizado para audiências públicas, um “plenarinho” para 100 pessoas. Existem ainda salas para os setores de contabilidade, tesouraria, administração, secretaria, assessoria de imprensa e jurídica, copa, cozinha, sala de reuniões (Bernardino Campos), sala multimídia, 02 vestiários para os funcionários, almoxarifado, depósito, sala para arquivos intermediários e uma ampla recepção. Todo prédio é dotado de sistemas que atendem às normas de acessibilidade, sistemas de combate a incêndio, alarme, câmeras, estabilização da energia elétrica, internet (em todo prédio), CPD, circuito interno de TV, de som e ar condicionado.
 
Durante a construção das fundações foi descoberta água potável, e desde então a mesma passa por constantes exames que atestam sua qualidade. No lado externo do prédio foi construída uma bica para que a população possa se utilizar do recurso hídrico.Atualmente a Câmara Municipal de Pouso Alegre é composta por 15 vereadores, obedecendo a resolução nº 21702/04, do Superior Tribunal Eleitoral. Os edis são eleitos diretamente pelos munícipes para uma legislatura de quatro anos. 
 
Fonte: “Pouso Alegre Através dos Tempos ”Alexandre de Araújo – 1997 e William Sanches
 
 
Não sabe o significado de alguma palavra? Consulte aqui o glossário da Câmara.
Aspectos Gerais Concursos Públicos Eventos Legislaturas Mesa Diretora SIC
Boletim Oficial Conheça a Câmara Galeria de Fotos Licitações Notícias da Câmara Telefones Úteis
Breve Histórico Contas Públicas Galeria de Presidentes Links Página Inicial Vereadores
Comissões Permanentes Downloads

Câmara Municipal de Pouso Alegre

Av. São Francisco, 320 - Primavera  Pouso Alegre - MG  CEP: 37550-000
Fone: (35) 3429-6500 Fax: (35) 3429-6550
E-mail: cmpa@cmpa.mg.gov.br

Horário de funcionamento: Segunda à Quinta das 12:00 até as 18:00 e as Sextas-Feiras das 08:00 as 14:00.
Sessões ordinárias todas as Terças-Feiras as 18:00 horas.

Copyright® 2017 - Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por SINO Informática

Área Administrativa do site

Acessibilidade