Notícias



Taxa de Esgoto da Copasa: Resultado de trabalho de Comissão da Câmara pode garantir o fim da cobrança


Visualize fotos

A Câmara de Vereadores de Pouso Alegre instalou em abril de 2017 uma Comissão Especial de Estudos para avaliar os pontos de coleta de esgoto na cidade. Na época, o presidente Casa, vereador Adriano da Farmácia (PR) se reuniu com diversos representantes da comunidade para iniciar as investigações sobre o tratamento de esgoto da Copasa. A comissão era composta pelos vereadores Oliveira Altair (MDB), que era o presidente; Leandro Morais (PPS) o relator; Rodrigo Modesto (PTB) o secretário e os membros eram Campanha (PROS) e Wilson Tadeu Lopes (PV).
 
A Comissão apontou que a maioria do esgoto da cidade era lançado nos rios sem o tratamento e a taxa do serviço era cobrada pela Copasa.
 
Nesta manhã de terça-feira, 26 de março, o prefeito de Pouso Alegre Rafael Simões se reuniu com os vereadores Oliveira Altair, Arlindo da Mota Paes (PSDB), Rodrigo Modesto (PTB), Rafael Aboláfio (PV) e o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) José Walter da Mota Matos, além da imprensa anunciar que será impetrada uma Ação Civil Pública contra a Copasa, com o objetivo de exigir da empresa a regularização do serviço de esgotamento sanitário, especialmente do tratamento do esgoto, conforme normas ambientais aplicáveis.
 
Esta ação é resultado direto dos trabalhos desempenhados pelos vereadores na Câmara Municipal e o prefeito de Pouso Alegre, por intermédio da Procuradoria Geral do Município, e pelos estudos desenvolvidos pela Comissão Especial da Câmara Municipal de Pouso Alegre, com a finalidade de analisar a cobrança de tarifa de tratamento de esgoto pela Copasa.
Entre os pedidos formulados pela Prefeitura de Pouso Alegre se destacam: a proibição do lançamento de esgoto in natura nos rios, córregos e lagos do município; a adequação dos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação do esgoto; a condenação da Copasa ao pagamento de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) a título de danos morais coletivos, pelos prejuízos causados ao meio ambiente, à saúde pública e ao consumidor em virtude da má prestação de serviços.
 
Também é solicitada a suspensão da tarifa de esgoto de todo consumidor pouso-alegrense, até quando constatado que o tratamento de esgoto obedece às normas técnicas exigidas.
O processo de Nº 5001802-24.2019.8.13.0525, tramita na 2ª Vara Cível da Comarca de Pouso Alegre, aguardando decisão judicial liminar.
 
Para o presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre Oliveira Altair, na época presidente da Comissão, a decisão do prefeito Rafael Simões vem de encontro com as provas coletadas pelos vereadores durante a Comissão. “A decisão do prefeito Rafael Simões é justa, beneficia o povo de Pouso Alegre e vem ao encontro dos trabalhos desenvolvidos pelos vereadores na Comissão realizada em 2017. O trabalho é lento, mas os resultados aparecem”, disse o presidente da Casa.
 
O relator da Comissão na época, vereador Leandro Morais também comemora o resultado da Ação Civil Pública do município contra a Copasa. “Estamos muito satisfeitos em poder compartilhar essa notícia importante. O prefeito Rafael Simões está de parabéns e nós vereadores mais uma vez cumprimos nosso papel de fiscalizar e apresentar os resultados a população”, disse.




Publicado em: 26 de março de 2019

Publicado por: Ascom/ Câmara

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara e Adient discutem a coordenação compartilhada do FIAPcD

16 de agosto de 2019

Na tarde de terça-feira, 13 de agosto, o presidente da Câmara de Pouso Alegre, vereador Oliveira Altair Amaral – MDB, o vice-presidente, vereador Wilson Tadeu Lopes – PV e a coordenadora do CAC ( Centro de Apoio ao Cidadão), Eliane Ramos, receberam a Analista de Recursos Humanos da empresa Adient...

Leia Mais



Câmara homenageia Colégios Pouso Alegre e Skema 10 em Sessão Especial

15 de agosto de 2019

Na noite desta quarta-feira, 14 de agosto, a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma Sessão Especial em homenagem aos 50 anos do Colégio Pouso Alegre e aos 20 anos do Colégio Skema 10.   Com a presença de alunos e ex-alunos, professores e diretores foram homenageados por toda dedicação e...

Leia Mais



ELPA CONVOCA SELECIONADOS PARA 2ª ETAPA DE ESTÁGIO EM ADM

15 de agosto de 2019

Conforme item 6.6 do edital de seleção de estagiário acadêmico de graduação em Administração, foram selecionados os candidatos listados abaixo para segunda etapa:     Estes deverão comparecer na sede da Câmara Municipal de Pouso Alegre, situada na Avenida São Francisco, 320 (entrada pela Ave...

Leia Mais



ELPA ABRE SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO

08 de agosto de 2019

Para acessar o edital com todas as informações, clique aqui

Leia Mais



Câmara recebe Audiência Pública para discutir LDO

02 de agosto de 2019

A Câmara Municipal de Pouso Alegre recebeu na quarta-feira, 31 de julho, Audiência Pública, para a discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2020.   A LDO tem como a principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e...

Leia Mais



Vereadores criam "Dia municipal do Campo Limpo"

31 de julho de 2019

Os vereadores de Pouso Alegre aprovaram em 2º turno, na Sessão Ordinária dessa terça-feira, 30 de julho, o Projeto de Lei que institui no calendário de comemorações oficiais do município o “Dia do Campo Limpo”. A matéria é uma proposta do vereador Odair Quincote – Cidadania. A aplicação da Lei j...

Leia Mais