Notícias



Câmara agracia 17 mulheres com Título Mulher Cidadã 2019


Visualize fotos

Câmara agracia 17 mulheres com Título Mulher Cidadã 2019
 
A Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou nesta terça-feira, 26 de março, durante a Sessão Ordinária da Câmara a entrega do Título de Mulher Cidadã para 17 personalidades que prestam contribuição à sociedade por meio de seus trabalhos.
 
O Dia Internacional da Mulher relembra anualmente as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos. A data é adotada oficialmente pela Organização das Nações Unidas e comemorada em diversos países.
 
A seguir conheça quem são as agraciadas deste ano:
 
Silvia Regina Pereira – Indicada pelo vereador Adelson do Hospital 
 
Silvia Regina Pereira, natural de Pouso Alegre, exerce, na área da saúde, um papel de destaque. No ano de 2007, ocupou um cargo administrativo no Hospital das Clínicas Samuel Libânio. Em decorrência de sua competência e responsabilidade ímpares, lhe fora confiado, no ano de 2017, o cargo de Secretária de Saúde, desafio que encarou não como um trabalho, mas como uma missão, diante da qual pode ter um contato muito maior com a população, o que lhe permite, até então, fazer toda a diferença na vida dos cidadãos, valendo-se das políticas públicas para atingir o bem comum.
 
Roseli Pereira Rezende -  Indicada pelo vereador Adriano da Farmácia
 
Roseli Pereira Rezende, mulher guerreira e batalhadora, aprendeu desde cedo a cuidar do próximo sem esperar nada em troca. Participou, aos 10 anos de idade, de um trabalho social no qual levava, junto de um amigo, comida no presídio. Arrecadou alimentos, aos 15 anos de idade, para as crianças carentes do bairro onde morava, utilizando, ainda, o quintal de sua própria casa para servir sopa aos sábados, atitude tão grandiosa que culminou na conquista de uma creche para a localidade. Após sofrer com a perda de um filho ainda no parto, passou a ajudar mães que passaram por situações semelhantes. Recebe, constantemente, doações e faz a distribuição de lanches para as pessoas que aguardam atendimento no hospital e seus acompanhantes. Por todo seu trabalho, Roseli recebeu o Prêmio Global de Voluntariado da Fundação General Mills, doando todo o valor para a organização na qual é voluntária. Sonha em ainda possuir uma casa em frente ao hospital para poder hospedar aqueles que vêm de outras cidades, que não podem arcar com as despesas e, por isso, ficam dias esperando até que o paciente tenha alta.
 
 
Cleides Regina Chaves Modesto - Indicada pelo vereador André Prado
 
Cleidis Regina Chaves Modesto, natural de Varginha, exerce, no âmbito da educação, papel de suma importância para o fortalecimento da educação em nosso país. Atuou como professora, supervisora, inspetora, diretora e secretária em diversas instituições de ensino. Ocupou, entre os anos de 2010 e 2016, o cargo de Secretária Municipal de Educação de Pouso Alegre, onde desenvolveu diversos e renomados trabalhos, dentre eles: projeção de sete Centros de Educação Infantil para Pouso Alegre, inaugurando cinco deles nos bairros São Geraldo, Cidade Jardim, São João, São Cristóvão e Jatobá; Reconstrução do Centro de Educação Infantil Professora Hermelinda Toledo; Processo de implantação do Ensino Médio no CAIC - Árvore Grande e na Escola Maria Barbosa – primeira de Minas Gerais a oferecer o Ensino Médio na Zona Rural; Criação e instalação do Curso Pré-ENEM, destinado aos jovens das Escolas Públicas Estaduais e Municipais, com material próprio e gratuito; Instituição do processo democrático de indicação dos Diretores das Escolas Municipais pela Comunidade; Implantação do Período Integral nas Escolas Municipais; Criação do Núcleo Tecnológico Municipal, obtendo resultado superior a 4 mil formandos em diversos cursos na área de tecnologias; Implantação no Plano Curricular, da disciplina de Inglês, no Ensino Fundamental Inicial (do 1º ao 5º ano) das Escolas Municipais; Criação e implementação de 59 laboratórios móveis de Informática, equipados com netbooks, em todas as Escolas Municipais; Implantação da Gratificação Meritória aos Professores da Rede Municipal; Adoção de material didático apostilado aos alunos com deficiência visual.
 
Maria Eunice Teixeira Blanco - Indicada pelo vereador Arlindo da Motta Paes
 
Maria Eunice Teixeira Blanco, natural de Pouso Alegre, é advogada e atuou, no decorrer de sua vida, em instituições que lhe permitiram contribuir no fomento da cidadania e na defesa dos interesses dos cidadãos brasileiros. 
Foi, entre os anos de 1993 e 1997, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil por duas vezes. É autora do livro “Manual Básico de Advocacia Cível”, publicado pela Editora Del Rey. Foi Conselheira da OAB Seção Minas Gerais e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania do Município de Pouso Alegre. Atuou, ainda, como chefe de gabinete municipal no ano de 2008, também no município de Pouso Alegre. Em 2010 foi Assessora do Senado em Minas Gerais;
 
Elizabeth Eliodoro de Andrade Bravo - Indicada pelo vereador Bruno Dias
 
Elizabeth Eliodoro de Andrade Bravo, natural de Belo Horizonte, exerce desde cedo diversos trabalhos voluntários, responsáveis pela melhoria na qualidade de vida de diversas pessoas. Exerceu desde cedo, trabalho voluntário em igrejas católicas e evangélicas, com crianças, jovens e idosos. Realizou serviço social de voluntariado em creches e asilos na cidade de Diamantina. Exerceu trabalho voltado para assistência psicológica e material às famílias de militares na Ação Feminina de Assistência Social da Polícia Militar de Minas Gerais. É voluntária no Centro Integrado de Apoio a Mulher de Pouso Alegre e Região, desde a sua criação. Colaborou para a elaboração da lei municipal que criou a semana de combate a violência contra a mulher. Desenvolveu trabalhos ainda no Lions Clube e Casa Dia. Atualmente está à frente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, da loja maçônica Bernardino de Campos Jr., participando ativamente de todos os trabalhos sociais desenvolvidos pelo grupo, auxiliando, por exemplo, na cozinha durante a realização da feira das nações.
 
Irmã Ivoneide Gonzaga Ribeiro - Indicada pelo vereador Campanha
 
Irmã Ivoneide Gonzaga Ribeiro, natural de Porangatú/GO, sentiu-se chamada ainda cedo à vida religiosa, ingressando em 1994 na Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, fundada em 1885, na Itália, por são Filippo Smaldone. Realiza, há 25 anos, um trabalho educacional e social nos Institutos Filippo Smaldone. Atua, ainda hoje, como Diretora e Coordenadora Local do Instituto em Pouso Alegre - uma Instituição de caráter filantrópico, que oferece atendimento pedagógico, fonoaudiológico, odontológico, psicológico, serviço social, fisioterapêutico, terapêutico ocupacional e de enfermagem às crianças com deficiência auditiva e outros comprometimentos leves, de nosso município e Região Sul Mineira.
 
 
Marta de Fátima dos Santos Silva - Indicada pelo vereador Dito Barbosa
 
Marta de Fátima dos Santos Silva, natural de Pouso Alegre, iniciou, aos 14 anos de idade, seus trabalhos junto à comunidade, atuando como catequista. Atua como coordenadora da comunidade em pastorais e ministérios e colabora para a organização de festas, bingos e missas da Comunidade. Ela também, presta serviços sociais àqueles que a procuram pedindo ajuda. Há 31 anos, trabalha na Escola Municipal Professora Maria Barbosa, onde iniciou seus trabalhos como auxiliar de serviços gerais e, atualmente, é inspetora de alunos.
 
 
Sueli de Lima Ramos - Indicada pelo vereador Dr. Edson
 
Sueli de Lima Ramos, nascida em Belo Horizonte, graduou-se em Medicina pela Universidade do Vale do Sapucaí em 1996 e especializou-se em Otorrinolaringologia pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologista. Possui especialização em cirurgia otológica e de nariz pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, é mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo e especialista em cirurgia otológica de implante auditivos, sendo a médica Brasileira pioneira de cirurgia de implante coclear, no estado de Minas Gerais, conhecido como cirurgia do ouvido biônico. É membro fundadora da central brasileira de implantes cocleares e prótese implantáveis. É doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo e especialista em cirurgia plástica de face pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação de São Paulo. Dra. Sueli atua no cenário médico a pouco mais de vinte anos, sendo proprietária e diretora do Instituto Sul Mineiro de Otorrinolaringologia, localizado em Pouso Alegre.
 
Ângela Maria Camilo Ferreira - Indicada pelo vereador Leandro Morais
 
Ângela Maria Camilo Ferreira, natural de Pouso Alegre, decidiu trocar, aos 12 anos, a vida pacata da zona rural, pela turbulenta e difícil vida urbana, trazendo consigo anseios, desejos e muita força de vontade.
Desde muito cedo aprendeu que seria a única responsável pelas suas realizações e assim, incansavelmente, correu atrás de tudo aquilo que seu coração almejava, mesmo com a resistência do pai. Passados alguns anos, Ângela casou-se e formou uma linda e exemplar família, sendo reconhecida hoje por sua espontaneidade, eficiência e humanidade. Junto ao gabinete do então vereador Dr. Paulo Valdir, hoje Deputado Estadual, Ângela pode contribuir com o município, ajudando na identificação de demandas que engrandeceram a cidade, e hoje, continua a contribuir com a sociedade por meio de sua assessoria ao Deputado.
 
Maria Odete dos Santos Fernandes - Indicada pelo vereador Odair Quincote
 
Maria Odete dos Santos Fernandes, natural de Estiva, mudou-se para Pouso Alegre em 1976, onde estudou, se casou e teve 4 filhos. Dentre suas distintas contribuições e singulares feitos em prol de nossa sociedade, está o trabalho voluntário que desenvolve desde o ano de 1977, no Grupo Sociedade São Vicente de Paulo, onde arrecada alimentos e doações para distribuir para famílias carentes nos diversos bairros da cidade de Pouso Alegre.
 
Denise Maria Alves Morais - Indicada pelo presidente, vereador Oliveira
 
Denise Maria Alves Morais, natural de Ouro Fino/MG, é formada em Pedagogia e Estudos Sociais e professora na Educação Infantil desde 1992. Atuou como coordenadora do Ensino Fundamental entre os anos de 2007 e 2013, quando passou ao cargo de Diretora Pedagógica do Colégio Vale do Sapucaí, Anglo Pouso Alegre. Executou diversas ações sociais, tais como o trabalho voluntário no qual serve, aos terceiros domingos de cada mês, refeições para mais de 300 pessoas carentes no Mosteiro Popular Padre Mário. Participa no Grupo Mães Solidárias, que promove ações sociais atendendo aos mais necessitados. No período do Natal, arrecada brinquedos e kits para crianças carentes das Creches Recanto Feliz e Irmã Maria José.
 
 
CLÁUDIA FERNANDA BUENO GARCIA - Indicada pela vereadora Professora Mariléia
 
Cláudia Fernanda Bueno Garcia, natural de Pouso Alegre, trabalha atualmente como coordenadora de marketing das empresas de seu marido e cunhados, onde desenvolve trabalhos de cunho socioambiental e apoia causas sociais. Foi voluntaria entre os anos de 2001 e 2016 no SOS Fraldas Descartáveis; Coordenou, entre 2005 e 2007, a primeira Casa do Papai Noel de Pouso Alegre. Colabora com o Movimento Social São José Pró-Tuberculosos há quase 20 anos, auxiliando como voluntária em atividades como a Feijoada Beneficente, Bingos e Barracas nas festas promovidas no Colégio São José para esse movimento. Há mais de 20 anos, trabalha na distribuição e coordenação de sacolas de Natal para as crianças da Associação de Promoção do Menor, além de ajudar nos bingos da entidade. Ajuda no Bendito Bazar, responsável por auxiliar nas obras assistenciais do Padre Mário Borghi e do Mosteiro Popular. Trabalha como voluntária na FESTAPAE há mais de 25 anos, onde atualmente é presidente.
 
Giselle Gláucia Ribeiro Fonseca - Indicada pelo vereador Rafael Aboláfio
Giselle Gláucia Ribeiro Fonseca, natural de Barra Mansa/RJ, mudou-se para Pouso Alegre em 1997 junto dos pais e do irmão. Ainda na adolescência, atuou no Projeto Vida da Igreja, do Evangelho Quadrangular, no Bairro São Geraldo, com finalidade social e sem fins lucrativos, em benefício da comunidade local. Durante dois anos, buscando reconquistar a autonomia que lhe fora retirada em virtude de um acidente de trânsito, precisou reaprender atividades básicas do dia a dia e enfrentar as dificuldades que surgiram. Com muito esforço e dedicação aprendeu a tocar teclado e foi convidada a fazer parte do Grupo de Louvor de sua igreja. Em 2004 concluiu o ensino médio e, em 2005, foi aprovada em primeiro lugar no concurso público da Câmara Municipal, contribuindo para o funcionalismo público desde então, desenvolvendo trabalhos junto ao Museu Histórico Municipal Tuany Toledo. Entre os anos de 2009 e 2017, laborou na recepção da Câmara Municipal de Pouso Alegre, sendo agraciada nesse período com a Medalha Zumbi dos Palmares pela Associação da Raça Negra de Pouso Alegre. Atualmente, de volta ao Museu, desenvolve importantes trabalhos para a história da sociedade pouso-alegrense, atuando na conservação e organização do acervo que conta com mais de 5 mil itens, no atendimento aos visitantes, que em 2018 totalizaram mais de 8 mil pessoas e na realização dos eventos promovidos anualmente, como a Semana de Museus, as Férias no Museu e a Primavera dos Museus.
 
 Aparecida Fátima Mendes Borges - Indicada pelo vereador Rodrigo Modesto
 
Aparecida de Fátima Mendes Borges, natural de São João da Mata/MG, estudou em Pouso Alegre, no colégio Santa Doroteia. Formada em biologia, em sua trajetória conciliou, por 40 anos, família e empresa, resolvendo então dedicar todo seu tempo ao atendimento ao público. Durante muitos anos dedicou-se a trabalhos voluntários, ajudando instituições como o orfanato Nossa Senhora de Lourdes, a Creche Jesus Maria José e o Asilo de São Vicente.
 
Maria Aparecida da Costa - Indicada pelo vereador Wilson Tadeu Lopes
 
Maria Aparecida da Costa, natural de Ipuiúna/MG, mudou-se para Pouso Alegre aos 20 anos. Aos 26 anos começou a trabalhar em um posto de combustível. Seu sonho, porém, era ser mecânica. Foi então que, 5 anos depois, decidiu pedir uma oportunidade de emprego no ramo e, desde então, há quase 14 anos, Maria Aparecida realizou seu sonho e se tornou uma profissional reconhecida pela sua competência. Com muito orgulho, trabalha todos os dias feliz com seus clientes, certa de que passou por todos os obstáculos e preconceitos, sempre incentivando os outros a nunca desistirem.
 
Verônica Pereira Gonçalves - Indicada pela Mesa Diretora
 
Verônica Pereira Gonçalves, natural de São Gonçalo do Sapucaí, luta de forma persistente a cerca de 8 anos por melhorias em seu bairro e por um transporte público de qualidade. Participou em diversas audiências públicas para melhorias no transporte. Criou grupo para a liberação do transporte alternativo. Fundou a ONG Nova Geração, no ano de 2015, responsável pela restauração da Biblioteca Comunitária do Morumbi e pela conquista do atendimento do PSF para a comunidade, que culminou na inauguração do Posto de Saúde no bairro. Realizou várias atividades para crianças e adolescentes, o que fez com que os moradores de seu bairro criassem o Projeto Quem Ama Cuida, em parceria com a Igreja Católica, responsável pelo cuidado com a limpeza e áreas verdes da localidade. Participou, como uma das delegadas, na Primeira Conferência Nacional da Saúde da Mulher, realizada em maio 2017, em nossa ilustre Pouso Alegre. Fortalecimento, em parceria com a Igreja Metodista, do Projeto Sombra e Água Fresca, que hoje já atende cerca de 100 famílias. Colaborou com a criação da rede de vizinhos protegidos em parceria com a Polícia Militar. Não bastasse, Verônica ainda continua, insistente, na luta pela realização de outros sonhos, tais como a construção da quadra esportiva, da escola e da creche no bairro, acreditando na ideia de que uma sociedade colaborativa faz toda a diferença.
 
Maria Nazareth de Sousa Santos - Indicada pela Mesa Diretora
 
Maria Nazareth de Sousa Santos é natural de Congonhal, cidade onde iniciou seus trabalhos voltados à cidadania, atuando por vários anos como catequista na Paróquia de São José. Nas Prefeituras de Congonhal, Senador José Bento e Estiva, trabalhou nas áreas de contabilidade, finanças e licitação. Desde 1994 atua com zelo e dedicação no funcionalismo público desta Casa, onde completa, em junho do corrente ano, vinte e cinco anos de serviços prestados, tendo participado ativamente na construção da sede do Poder Legislativo de Pouso Alegre. Recebeu do vereador Expedito Paraná, em 2001, o título de cidadã pouso-alegrense. Nos anos de 2009 e 2012, ministrou palestra sobre “Orçamento e Finanças” para os vereadores de Pouso Alegre e região. Atualmente, integra a coordenação do Movimento da Campanha da Mãe Rainha da Paróquia de Fátima, cujo objetivo é a evangelização das famílias. Atua como voluntária na Casa São Rafael, no café aos pacientes da oncologia do Hospital Samuel Libânio e na barraca de pastel durante a “Quarta no Parque”, que acontece às quartas-feiras, na praça João Pinheiro.




Publicado em: 27 de março de 2019

Publicado por: Ascom CMPA

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara presta homenagem aos 60 anos da FDSM

19 de setembro de 2019

A Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou na noite desta quarta-feira, 18 de setembro, uma Sessão Especial para comemorar os 60 anos da Faculdade de Direito do Sul de Minas. A homenagem foi uma proposta dos vereadores Rafael Aboláfio – PV, Leandro Morais – CIDADANIA, Arlindo da Motta Paes – PS...

Leia Mais



Fim da cobrança da contribuição da iluminação pública na zona rural é aprovada em 2º turno

11 de setembro de 2019

Por meio de um pedido de inclusão feito pelo líder do Prefeito na Câmara, vereador Rodrigo Modesto - PTB, durante a sessão ordinária dessa terça-feira, 10 de setembro, os vereadores aprovaram em segundo turno o fim da cobrança da contribuição da iluminação pública na zona rural. A primeira votaç...

Leia Mais



Câmara presta homenagem a atletas medalhistas em campeonato de natação

11 de setembro de 2019

Sobre indicação do vereador André Prado - PV, a Câmara Municipal de Pouso Alegre prestou homenagem durante a sessão ordinária dessa terça-feira, 10 de setembro a treinadora Emanuela Sarkis Cioli Pereira e seus atletas do Colégio São José que participaram da Copa Brasil na cidade de Juíz de Fora...

Leia Mais



Câmara institui "Semana Evangélica"

11 de setembro de 2019

Com o objetivo de adequar o calendário de atividades evangélicas na cidade, promovida pelo Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos de Pouso Alegre e região, a Câmara aprovou em segunda votação, na sessão ordinária dessa teça-feira, 10 de setembro, de autoria do vereador Leandro Mora...

Leia Mais



Câmara aprova em 2º turno emenda que torna mais rígida a Lei que dispõe sobre a proibição de cerol nas linhas de pipas

11 de setembro de 2019

A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou em segundo turno uma emenda que torna mais rígida a Lei que que dispõe sobre a proibição de colocação de cerol nas linhas de pipas A alteração foi feita no artigo 1º da Lei, alterando sua redação. A partir de agora "fica proibido no Município de Pouso...

Leia Mais



Vereadores votam fim da cobrança da contribuição da iluminação pública na zona rural

10 de setembro de 2019

Os vereadores de Pouso Alegre irão votar em Sessão Extraordinária realizada hoje, 10 de setembro, o fim da cobrança da contribuição da iluminação pública na zona rural. A Sessão está marcada para às 16h, no plenário da Câmara.

Leia Mais