Notícias



Sessão Itinerante leva vereadores ao bairro São João



Objetivo é detectar problemas e aproximar a comunidade da Câmara

Nesta segunda-feira, 14 de junho, a Câmara de vereadores de Pouso Alegre realizou Sessão Itinerante no bairro São João. O objetivo é aproximar a Câmara da comunidade e ver de perto os problemas enfrentados no bairro.

No início da Sessão foi falado sobre o funcionamento do encontro e realizada uma exposição de fotos de diversos problemas, anteriormente detectados, pelos vereadores que estiveram no local.

Quem também fez uso da palavra, no início da Sessão, foi o Executivo. O secretário municipal de Gestão de pessoas, Wilson Tadeu Lopes, apresentou algumas obras realizadas em diferentes setores do bairro.

Em seguida foi vez dos moradores relatarem os problemas existentes no local. Marco Antônio da Silva Guimarães pediu apoio ao esporte e comentou a dificuldade para conseguir patrocínio.

Tereza Massafera disse fez cobrança em relação à reforma da Igreja antiga, que segundo ela, já dura oito meses.

Simone Aparecida Morais falou que o posto policial, recentemente inaugurado, permanece fechado e disse também que falta médico nos postos de saúde.

Charles Sudário também fez cobrança em relação à saúde. Ele disse que faltam plantonistas no Pronto Atendimento. Outro assunto tratado por ele foi cobrança de R$15 (quinze reais), por mês, por criança, para manter os filhos na creche. Sudário também cobrou área de lazer e sinalização nas ruas.

Ana Balbina Souza cobrou a realização de um programa habitacional para as pessoas que não conseguem se enquadrar nos projetos existentes. A moradora ainda pediu a não retirada dos contentores de lixo, fez reivindicações em relação à saúde e pediu o recapeamento da Av. perimetral.

José Silvério Pereira solicitou sinalização e a cobertura da praça para garantir o conforto da população.

O último morador a fazer o uso da palavra foi Éder da Silva Reis, que questionou sobre o projeto que proíbe a panfletagem.

Posteriormente foi vez dos vereadores fazerem suas considerações. Hélio da Van (PT) foi o primeiro e solicitou a união dos vereadores, para que todas as reivindicações sejam levadas ao prefeito e disse que a Câmara tem cobrado atitudes da Prefeitura. Como uma das prioridades, Hélio da Van ressaltou a revitalização dos trevos de acesso ao bairro e a calçada da Rua Três Corações.

Raphael Prado (DEM) parabenizou a presença de todos e disse que são cobrados diariamente, ressaltando o trabalho do vereador Hélio da Van, que sempre leva o assunto para Tribuna. Raphael Prado falou ainda que muitas obras não são realizadas, uma vez que a cidade é grande e muitas outras coisas são necessárias em diversos bairros. Quanto à falta de incentivo ao esporte, o parlamentar lembrou ter uma lei aprovada referente ao assunto. Quanto à igreja, disse ter cobrado do Secretário, Rafael Huhn, solução para o problema. Sobre o posto policial, ele pediu justificativa dos responsáveis. Já em relação à falta de médicos, o vereador disse ser necessário o aumento do salário para que o serviço seja melhorado. Quanto à creche, sugeriu o aumento de subvenção para solucionar o problema. Em relação ao programa habitacional ele ressaltou que por falta de terreno, não será feito por completo. Sobre a retirada das lixeiras, disse ser contra, uma vez que os terrenos baldios estão se tornando local para lixo. Raphael Prado ainda lembrou que é válida a proposta de revitalização das praças e encerrou seu discurso esclarecendo sobre o Projeto de panfletagem, que visa regulamentar a entrega, para não sujar a cidade.

A Vereadora Dulcinéia Costa (PV) parabenizou a todos pela presença, ressaltando ser a Sessão de maior participação popular. Ela lembrou que os vereadores estavam ali para fiscalizar o que está sendo ou não executado e levar ao Executivo todas as reivindicações. Dulcinéia Costa disse ser necessária a união dos governos Federal, Estadual e Municipal e Ressaltou que as competências das obras. A vereadora ainda comentou a aprovação de subvenção no valor de R$14 mil (quatorze mil reais) por mês, para a creche do bairro e que será verificado a possibilidade de aumento. Quanto à falta de médicos, disse que os mesmos foram aprovados em concurso e devem cumprir a carga horária e sobre as lixeiras, disse que serão marcadas reuniões nos bairros onde o projeto não está funcionando e ainda solicitou a contribuição dos moradores. Quanto à Perimetral, disse que será pavimentada com recursos do Governo Estadual. Já sobre a construção das casas, ela comentou que há um projeto de aumento do número de moradias a serem construídas e ainda afirmou que a Av. Uberlândia será revitalizada.

A Vereadora Rogéria Ferreira (PMDB) disse que faz sua parte ao levar as reivindicações dos moradores ao Executivo, principalmente com relação ao Pronto Atendimento e disse ter recebido reclamação escrita de moradores do bairro Belo Horizonte, pela falta de medicamentos. Ainda sobre a saúde, ressaltou que a cidade está doente e necessita de mudanças urgentes. Rogéria Ferreira disse também que muitas emendas ao orçamento foram vetadas, inclusive para o bairro São João. Ela lembrou ainda que alguns vereadores foram à Belo Horizonte solicitar policiamento no bairro e relatou que não tiveram a oportunidade de comentar o assunto durante a inauguração. Quanto às lixeiras, disse não ter concordado com a retirada das mesmas, mas crê que a população deve colaborar, colocando o lixo no horário estipulado.

Lárcio Poteiro (PTB) disse que, desde sua posse, tem olhado os problemas da cidade, encaminhando na primeira sessão, 32 reivindicações. Ele disse ainda, ter enviado aos secretários municipais, centenas de ofícios pedindo benfeitorias para a cidade. Laércio Poteiro ainda ressaltou que para a Av. Uberlândia há uma subvenção para restauração e mencionou diversos problemas do bairro, garantindo que irá levá-los ao prefeito.

Marcus Texeira (PSB) disse que as reivindicações procedem, porque todos os bairros estão passando pelos mesmos problemas e afirmou que o processo de lixo não está adequado, necessitando de revisão. Quanto à saúde, disse que a partir do momento da abertura do Pronto Atendimento, acreditava-se que a regionalização da saúde poderia ser a solução e ressaltou que local atende não só os moradores do bairro, mas também de outras localidades e até de outras cidades, sobrecarregando o atendimento. Marcus Teixeira ainda falou sobre a previsão da construção de outros Prontos Atendimentos em diversos bairros da cidade. Quanto à segurança, disse que o bairro é bom para se morar, mas que existe o sério problema relacionado às drogas, o que gera a violência. O vereador falou também, que o Posto Policial não foi bem implementado e que a via aberta, ligando o bairro ao Vista Alegre, será iluminada no prazo de 60 dias. O vereador ainda afirmou que visitará o bairro Vista Alegre, juntamente com o representante da Princesa do Sul, visando colocar linha de ônibus para a localidade e encerrou agradecendo a presença de todos e ressaltando a necessidade da constante participação da população.

O presidente, Frederico Coutinho (PSB), encerrou os pronunciamentos. Ele disse que deve ser melhorado o atendimento no Pronto Atendimento, bem como a falta de medicamentos. Fred Coutinho comentou a visita dele, juntamente com demais vereadores, ao Palácio do Governo em busca de soluções para a Av. Perimetral e que a mesma será revitalizada em um mês. Quanto à invasão, disse que entende o fato como uma forma da população chamar a atenção do Governo e ressaltou que a câmara aprovou a doação de área para a construção de casas populares. Ele ainda disse ser necessário buscar recursos junto a COHAB, que também possui projetos de casas populares. O vereador ainda sugeriu a elaboração de cartilha com telefones úteis da Prefeitura para distribuição para a população e ressaltou a importância da realização de sessões itinerantes nos bairros. Fred Coutinho ainda esclareceu que caso a população necessite ir a Câmara, devem encaminhar solicitação ao Legislativo, que o mesmo será dirigido à Princesa do Sul, que disponibilizará transporte aos moradores. O vereador ainda comentou sobre o orçamento do município e a previsão de entrada de 43 milhões do Governo Federal, para projetos. O parlamentar ainda ressaltou sobre o orçamento participativo, onde a população participa da elaboração do orçamento, onde as prioridades são definidas e sugeriu que a população participe da elaboração do orçamento, solicitando dos representantes do Executivo a sua implantação. Fred Coutinho encerrou dizendo que entrará em contato com a secretaria de saúde para melhorar o atendimento na área.

Ascom/ Karine Pagliarini




Publicado em: 17 de junho de 2010

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Nesta terça: Apresentação do projeto "Nossa Água, Nosso Futuro".

15 de fevereiro de 2019

Atenção produtor rural de Pouso Alegre! Na próxima terça-feira, dia 19, às 19h, na Cooperativa dos Morangueiros do bairro Pantano, acontecerá a ap...

Leia Mais

TV e Rádio Legislativa recebem visita de representantes da Câmara de Itajubá/MG

14 de fevereiro de 2019

Nesta quinta-feira, 14 de fevereiro, a Câmara Municipal de Pouso Alegre recebeu a visita de representantes da Câmara Municipal de Itajubá que viera...

Leia Mais

Ex-primeira dama, Dona Magui, dará nome a rua no bairro Santa Edwiges  

13 de fevereiro de 2019

  Os vereadores de Pouso Alegre aprovaram durante a Sessão Ordinária dessa terça-feira, 12 de fevereiro, o Projeto de Lei que dispõe sobre denomin...

Leia Mais

Adelson do Hospital - PR é eleito corregedor da Câmara

12 de fevereiro de 2019

A Câmara Municipal de Pouso Alegre elegeu na Sessão Ordinária dessa terça-feira, 12 de fevereiro, o vereador que ocupará o cargo de Corregedor da C...

Leia Mais

Câmara e INSS estudam acordo Cooperação Técnica

11 de fevereiro de 2019

Na tarde desta quinta-feira, 07 de fevereiro, o Presidente da Câmara, vereador Oliveira Altair (MDB) se reuniu com o gerente da Agência da Previdên...

Leia Mais

Vereadores votam Projeto de Emenda que retira a Guarda Municipal da Lei Orgânica

08 de fevereiro de 2019

Na manhã desta sexta-feira, 08 de fevereiro, em Sessão Extraordinária, os vereadores de Pouso Alegre apreciaram o Projeto de Emenda que retira a Gu...

Leia Mais