Alexandre de Araújo, o fundador do Museu.
Alexandre de Araújo nasceu do dia 17 de abril de 1922, em Pouso Alegre. Trabalhou no estabelecimento comercial de seu pai, a Casa Araújo, localizada na Avenida Dr. Lisboa. Serviu às Forças Armadas em Pouso Alegre e em Olinda (PE).
Residiu no Rio de Janeiro, em Juiz de Fora e em Belo Horizonte, onde trabalhou em firmas particulares. Foi funcionário do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER) e trabalhou como gerente da Rádio Clube PRJ-7 e do Cine Glória.
A partir de 1964, ocupou o cargo de secretário executivo da Câmara Municipal. No ano seguinte, promoveu uma exposição nas vitrines da Casa Vitale, para comemorar o aniversário da cidade.
Em 1984, instalou a Galeria para Exposição de Fotos, Documentos e Antiguidades de Pouso Alegre, na Câmara Municipal. Em 1990, a Galeria recebeu a denominação de Museu Histórico Municipal Tuany Toledo, tendo Alexandre como seu idealizador, criador e supervisor, cargo que ocupou até o falecimento em 2014.
Publicou dois livros: Ex-chefes do Executivo e Pouso Alegre através dos tempos: Sequência histórica. Recebeu diversas homenagens pela dedicação ao Museu e à história de Pouso Alegre.
Foi casado com Leonor Rocha de Araújo, com quem teve três filhos. Faleceu em Pouso Alegre, no dia 15 de janeiro de 2014.
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Pouso Alegre pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.