Álbum de Figurinhas




O Álbum de Figurinhas do Museu Tuany Toledo teve sua primeira edição lançada em maio de 2017, inspirado em projeto semelhante do Museu Histórico Abílio Barreto, de Belo Horizonte. Com tiragem de três mil exemplares, a primeira edição possui 16 páginas e 30 figurinhas que retratam o acervo do Museu Tuany Toledo, desde objetos a fotografias antigas de Pouso Alegre e de personalidades históricas da cidade.

Além de ser uma lembrança oferecida gratuitamente pelo Museu, o Álbum é uma brincadeira antiga que permite aos visitantes reverem de forma lúdica o que foi conhecido durante a visita guiada. É uma maneira de manter viva na memória deles a experiência que tiveram e um incentivo para propagar esse conhecimento às pessoas com quem convivem.

O Álbum estimula a prática do colecionismo e oferece a possibilidade da troca de figurinhas, o que proporciona a interação. É também um meio de incentivar o colecionador a voltar ao Museu para adquirir novas figurinhas com a finalidade de completar o Álbum, hábito que desperta o apreço pelo patrimônio histórico e cultural de Pouso Alegre, representado pelas peças do acervo.

Em maio de 2018, durante a 16ª Semana de Museus, foi lançada a segunda edição do Álbum Museu Tuany Toledo, com tiragem de seis mil exemplares. Com formato parecido ao do primeiro, o segundo Álbum tem enfoque no avanço da tecnologia, além de trazer fotografias que mostram parte das mudanças que aconteceram em Pouso Alegre no último século.

Em 2019, quando comemorou 35 anos de criação, o Museu lançou a 3ª edição do Álbum de Figurinhas com o tema "Quem faz a história?". Entre os destaques, estão algumas memórias de grupos que têm lutado pela cidadania (as mulheres e os negros) e de espaços culturais da cidade, além de dois personagens populares: o Biju e o Rabo Verde. Outra novidade que o novo Álbum traz são as figurinhas adesivas.

A 4ª edição do Álbum foi lançada em uma live durante a 19ª Semana de Museus em maio de 2021. Com o tema "Objetos do cotidiano & ofícios", o Álbum traz peças relacionadas a profissões, como a tesoura, carretilha, a roda de fiar e o ovo de madeira, que pertenciam a costureiras e alfaiates, e também itens do dia a dia, como a galocha, a calçadeira, o cacheador de cabelos e o relógio de bolso, entre outros.

Em setembro de 2022, durante a 16ª Primavera dos Museus, o Museu lançou a 5ª edição do Álbum, como parte das comemorações do Centenário de Nascimento de Alexandre de Araújo (1922-2022), fundador do Museu. Essa edição especial traz uma linha do tempo que reúne os principais momentos da vida de Alexandre, em paralelo a alguns dos acontecimentos que marcaram a história do Brasil e do mundo ao longo dos últimos 100 anos.

Saiba mais sobre esse projeto: https://www.youtube.com/watch?v=zLSmKPXBGmU 

Capa da primeira edição.JPG

Capa da segunda edição.JPG

Capa da primeira edição.JPG

Capa da segunda edição.JPG