Vista parcial do Museu. Foto: Marcos Amâncio.
Acervo de objetos
O trabalho de captação de peças, ao longo dos anos, constituiu um acervo diversificado. São mais de 5 mil peças entre objetos decorativos, fragmentos construtivos originários de prédios, mobiliário, vestuário, utensílios domésticos e de uso pessoal, objetos de iluminação e transporte, equipamentos e instrumentos de trabalho.
Acervo textual e iconográfico
Integram o conjunto os documentos gerados pela Câmara Municipal entre a década de 1830 a 1963 e mapas de Pouso Alegre e região. Abriga parte do arquivo de inventários post-mortem da 1ª e 2ª Vara Cível da Comarca de Pouso Alegre. Possui documentos relacionados às atividades públicas e particulares, como convites, certidões, declarações, diplomas, contratos, notas, guias, procurações, requerimentos e outros.
Acervo fotográfico
Reúne fotografias, entre originais, cópias, negativos flexíveis e de vidro, organizados em coleções. Essas imagens, obtidas a partir de 1880, ilustram o desenvolvimento urbano, eventos, costumes e tradições de Pouso Alegre.
Acervo Bibliográfico
Composto por livros de várias categorias, entre as quais destacamos os de historiadores e memorialistas que relatam histórias de Pouso Alegre e região, além de obras relacionadas à história de Minas Gerais e do Brasil. Há a coleção de jornais e outros periódicos que circularam por Pouso Alegre desde o século 19.
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Pouso Alegre pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.