Notícias



Elpa busca novidades direto de Brasília


Visualize fotos

 
A semana começou com muitas novidades para a Escola do Legislativo de Pouso Alegre. Nosso presidente, vereador Leandro Morais e nossa diretora, Madu Macedo, foram convidados pelo senador, Antônio Anastasia, para uma reunião de grande importância, nesta terça-feira, 17 de setembro, em Brasília. O objetivo do encontro é a multiplicação do ensino da Constituição em Miúdos por toda Minas Gerais. A proposta do Senador, é iniciar o trabalho em cidades-pólo espalhadas pelo estado e, com isso, implantar a educação cidadã, iniciada em Pouso Alegre, em todos os estados. Algumas cidades, como Ipatinga, já implantaram a Constituição na rede curricular de ensino. Para o presidente da Elpa, é uma excelente oportunidade de levar nosso exemplo para todas as cidades e, com isso, formar cidadãos mais conscientes e preparados. 
 
A equipe que acompanha o senador, se comprometeu em estudar o Portal Nacional da Cidadania (https://www.pcidadania.com.br), criado pela Elpa, com o intuito de inserir temas como direitos, deveres e leis nas grades curriculares já existentes. Com isso, enviará seu assessor William, para acompanhar a Gincana Regional do Saber, para se aprofundar no assunto e, assim, replicar a experiência por todo o Brasil. 
 
Outro momento importante da viagem foi a reunião realizada com a ouvidora do Senado Federal, Ana Maria Mafra, que está produzindo um projeto piloto para o lançamento de um evento voltado para a cidadania, na Câmara de Pouso Alegre. O evento deverá ocorrer na primeira quinzena de dezembro, ocasião que marcará também o lançamento da Lei Maria da Penha em Miúdos, em Pouso Alegre. 
 
Assunto em alta e muito discutido por todos, a violência contra a mulher e o feminicídio deve ser levado a sério. Por este motivo, surgiu a ideia da criação da Lei Maria da Penha em Miúdos, escrita pela diretora da Elpa, Madu Macedo, seguindo os parâmetros da Constituição em Miúdos, com uma linguagem de fácil acesso para crianças e jovens. O lançamento oficial da obra, será dia 21 de novembro, em Salvador, no Encontro da Abel (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas). Leandro e Madu visitaram a Gráfica do Senado, e acompanharam a finalização do preparo do novo livro. O presidente da Abel, Florian Madruga, e o coordenador da Gráfica do Senado, Aloysio de Brito, acompanharam a visita. 
 
Outro encontro importante, foi com o senador Carlos Viana, que nos presenteou com 300 cartilhas de atividades da nova edição, repassadas para as escolas municipais, para o estudo da Constituição em Miúdos com os alunos do ensino fundamental I. O senador ofereceu todo seu apoio para o desenvolvimento e divulgação do projeto em Minas Gerais. 
 
Junto a Ouvidoria do Senado, estivemos com Ana Maria Mafra, que apresentou uma proposta de trabalho referente a Ouvidoria em Miúdos, que já está sendo analisada pela equipe da Elpa. 
 
Com o sucesso das obras criadas pela diretora da Elpa, Madu, foi solicitada a criação da Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente) em Miúdos, com prazo para finalização no próximo ano. De acordo com a diretora, as obras reestruturadas especialmente para crianças e adolescentes, são primordiais para a formação de homens e mulheres cientes de seus deveres e direitos e prontos para serem os novos cidadãos que o país tanto precisa. 
 
Finalizando a agenda de visitas, Madu e Leandro foram até o Cefor (Centro de Formação Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados), onde foram recebidos pela diretora Juliana Werneck, que se propuseram a estudar a plataforma. Em seguida, após apoio da Deputada Federal Greice Elias, estiveram no Ministério da Educação, que recebeu a Constituição em Miúdos e já encaminhou para o setor técnico.
 
Vem mais novidades por aí! 




Publicado em: 19 de setembro de 2019

Publicado por: Escola

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Escola do Legislativo

Fique por dentro

Outras Notícias

Encontro virtual da Câmara Mirim e Câmara Jovem

22 de maio de 2020

Nesta quinta-feira, dia 21 de maio, aconteceu mais um encontro da Câmara Mirim e Câmara Jovem da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, coordenado pela Diretora Madu Macedo. Com muitas reflexões e debate os participantes discutiram sobre os desafios da educação à distância, preparação dos profes...

Leia Mais



A Escola do Legislativo não para

17 de abril de 2020

  Com o intuito de alinhar as atividades realizadas diariamente, os integrantes da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, reuniram-se nesta sexta-feira, 17 de abril, via plataforma Zoom. O diretor Legislativo, Fabrício Azevedo e o diretor da TV Câmara, Lucas SIlveira, participaram da reunião, ac...

Leia Mais



Elpa inicia entrega das Cartilhas de Atividades nas Escolas

09 de março de 2020

A Escola do Legislativo de Pouso Alegre iniciou nesta segunda-feira, 9 de março, a entrega das cartilhas de atividades nas escolas municipais da cidade. A primeira escola a receber o material foi a Escola Municipal Professora Isabel Coutinho Galvão, o Ciem do São Geraldo.Recebidos pelo diretor, A...

Leia Mais



Elpa inicia eleições para vereadores mirins nas escolas

09 de março de 2020

A Escola do Legislativo iniciou nesta segunda-feira, 9 de março, as Eleições para vereadores mirins para o biênio 20/21. A primeira escola a realizar o processo seletivo foi o Colégio São José. Alunos do 6º ao 9º ano votaram em seus candidatos de preferência por meio de uma urna eletrônica desenv...

Leia Mais



Inscrições abertas

06 de março de 2020

Inscrições começam na segunda-feira, dia 9 de março, apenas pelo link: https://forms.gle/vzU7RVuLmgBukzEPA

Leia Mais



Educação Cidadã pelo Brasil

05 de março de 2020

Nesta quinta-feira, 5 de março, a Escola do Legislativo de Pouso Alegre esteve nas cidades de Conceição dos Ouros e Cachoeira de Minas, representada pela presidente, Marileia Franco, a diretora, Madu Macedo e pela assessora Mônica Fonseca. O objetivo da visita foi levar o Despertar para a Cidad...

Leia Mais