Visite também:

Portal da Cidadania Blog Facebook

Aumentar Fonte   |   Contraste


Gincanas do Saber




A Gincana do Saber é um projeto criado pela Escola do Legislativo Prof. Rômulo Coelho, da Câmara Municipal de Pouso Alegre, que acontece desde o ano de 2008. Consiste em trabalhar a formação político-cidadã dos estudantes, oferecendo-lhes uma oportunidade de exercício de participação no Poder Legislativo através de uma dinâmica de perguntas e respostas. Em suas primeiras edições, eram escolhidos temas nesse contexto por meio de aulas e a exploração de um material específico sobre a temática, a qual era desenvolvida em parceria com uma instituição que possuísse afinidade com o assunto:

 

  • 2008 – “A História de Pouso Alegre”, em parceria com o Museu Histórico Tuany Toledo;
  • 2010 – “Código de Defesa e Proteção do Consumidor”, em parceria com o PROCON;
  • 2012 – “Estatuto da Criança e do Adolescente”, em parceria com o Conselho Tutelar;
  • 2014 – “Direitos Fundamentais”, em parceria com a Faculdade de Direito do Sul de Minas.

 

Em 2015, com o lançamento do livro “Constituição em Miúdos”, de autoria da Diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Madu Macedo, estabeleceu-se que o tema da Gincana do Saber passaria a ser o conteúdo da obra, uma vez que esta aborda temas inerentes à formação político-cidadã de maneira simples, consistindo em uma releitura de nossa Carta Magna, porém, desprovida da linguagem técnico-jurídica que muitas vezes impossibilita sua fácil compreensão. No mesmo ano, a Gincana do Saber contou com uma edição regional, ou seja, os participantes não foram das escolas de Pouso Alegre, mas sim de 25 municípios da região.

 

Nos anos seguintes, conforme mencionado, ficou estipulada a realização da Gincana do Saber com o tema “Constituição em Miúdos”, destinando-se ao mesmo público-alvo de outrora: estudantes matriculados no Ensino Fundamental II, sejam eles da rede pública municipal, estadual ou particular. Outra mudança significativa que se deu a partir de então foi no que diz respeito à frequência de realização da Gincana, que passou a se dar de forma anual ao invés de bienal.

 

Já no ano de 2017, a equipe da Escola do Legislativo resolveu expandir o público-alvo criando-se a denominada “Gincana dos Miúdos”. Uma nova modalidade da Gincana do Saber, voltada aos estudantes do Ensino Fundamental I e cujo conteúdo é o que abarca a obra “Cartilha de Atividades da Constituição em Miúdos”, consistindo, basicamente, em um livro de atividades multidisciplinares, visando à formação político-cidadã dos alunos de 4° ano. A Gincana dos Miúdos também é realizada anualmente.

 

Em 2018, com o lançamento do livro “Constituição em Miúdos II”, foram criadas mais duas modalidades da Gincana do Saber: a “Gincana do Saber Jovem”, voltada aos jovens estudantes do Ensino Médio, cujo tema é o conteúdo do segundo volume da obra; e a “Gincana do Saber Universitária”, voltada aos estudantes do ensino superior, que deverão estudar o conteúdo de ambas as obras.

 

As quatro modalidades da Gincana do Saber poderão ter tanto edições municipais como regionais. Para a organização de edições regionais, o município sede e os demais participantes deverão seguir o regulamento regional, bem como as normas da modalidade em questão. Numa edição regional, as equipes de cada município deverão ser formadas, preferencialmente, por representantes dos campeões das edições municipais.

 
Gincana dos Miúdos

Nome: GINCANA DOS MIÚDOS

Criação: 2017

Faixa Etária: destinada a alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I.

Material: Cartilha de Atividades da Constituição em Miúdos I.

  
 
Gincana Mirim Municipal

Nome: GINCANA MIRIM

Criação: 2008

Faixa Etária: destinada a alunos do Ensino Fundamental II.

Material: Constituição em Miúdos I.

 
 
Gincana Jovem

Nome: GINCANA JOVEM

Criação: 2018

Faixa Etária: destinada a alunos do Ensino Médio

Material: Constituição em Miúdos II.

  
 
Gincana Universitária

Nome: GINCANA UNIVERSITÁRIA

Criação: 2018

Faixa Etária: destinada a alunos de curso superior.

Material: Constituição em Miúdos I e II.