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Aplicação nas Escolas




No município de Pouso Alegre a obra Constituição em Miúdos é trabalhada nas escolas de forma direta, atingindo todos os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I e do 8º ano do Ensino Fundamental II com os seguintes projetos:

 

4º ano do Ensino Fundamental I

A Cartilha de Atividades da Constituição em Miúdos I é distribuída nas escolas e trabalhada com os alunos através dos professores, que desenvolvem suas próprias didáticas e aplicam o conteúdo das mais diversas e variadas formas, o que, além de contribuir para a formação cidadã de nossas crianças, também auxilia na absorção e compreensão das demais disciplinas, tudo isso devido à sua interdisciplinaridade.

 
Todo ano a equipe da Escola do Legislativo Prof. Rômulo Coelho realiza visitas técnicas nas escolas municipais de Pouso Alegre, visando acompanhar o trabalho desenvolvido e realizar a brincadeira da "Amarelinha dos Miúdos". Nessas visitas todos os estudantes ganham prêmios por participarem e aqueles que demonstram maior afinidade e conhecimento acerca do conteúdo da obra ainda são premiados e homenageados.
 
Posteriormente, três alunos de cada uma das escolas vão até a Câmara Municipal para representar sua instituição na Gincana do Saber dos Miúdos, que, além de premiar com troféus os três trios que acertarem o maior número de respostas, ainda reconhece o trabalho desenvolvido internamente por cada um dos professores, concedendo o troféu de "Melhor Didática" à detentora do melhor relatório descrevendo as atividades realizadas na aplicação da Cartilha de Atividades.

 

IMAGENS

 

Algodão     Anita Faria Amaral     Apae     São João

Árvore Grande     Clarisse     Dom Otávio     Isabel

Jandyra     Josefa     PIO XII     Sabina

São Benetido e Santo Antônio     Terezinha     Vasconcelos     Ângelo Cônsoli

          Obs.: para visualizar melhor, clicar com botão direito do mouse na imagem desejada e escolher a opção "Abrir imagem em uma nova guia".

 

8º ano do Ensino Fundamental II

A Constituição em Miúdos I é distribuída nas escolas e trabalhada com os alunos através dos professores de maneira interdisciplinar. As escolas escolhem dois temas do livro para apresentarem às demais instituições e realizarem um debate de ideias.

Posteriormente, dois alunos de cada uma das escolas vão até a Câmara Municipal para representar sua instituição na Gincana do Saber Mirim, que, além de premiar com troféus as três duplas que acertarem o maior número de respostas, ainda reconhece o trabalho desenvolvido internamente por cada um dos professores, concedendo o troféu de "Inovação Pedagógica" à detentora do melhor relatório descrevendo as atividades realizadas na aplicação da Constituição em Miúdos I.