Visite também:

Portal da Cidadania Blog Facebook

Aumentar Fonte   |   Contraste


Portal da Cidadania




PORTAL NACIONAL DA CIDADANIA

 

portal

 

Trata-se de um projeto ainda em processo de desenvolvimento que, ao ser disponibilizado, será de "todos para todos", ou seja, qualquer pessoa poderá ter acesso para enviar ou utilizar ideias de questões, exercícios, atividades, dinâmicas etc., que serão utilizadas no ambiente acadêmico de todas as idades. Este rico e vasto material criado pelos próprios usuários de todo país será sempre relacionado a conteúdo de cidadania, bem como a conhecimento constitucional e associado à matriz curricular das escolas brasileiras.

 
Assim, todo estudante poderá ter uma formação cidadã enquanto estuda as disciplinas regulares tradicionais, sem a necessidade da criação de uma nova disciplina. Por que não aprender as classes gramaticais utilizando-se um texto que ensina sobre os direitos e deveres dos cidadãos? Ou aprender matemática através do cálculo do imposto de renda ou do coeficiente eleitoral? Ou, ainda, aprender química ou biologia com conceitos relacionados a licitação, leis ambientais e projetos sociais?
 
Portanto, com o Portal da Cidadania, um professor de literatura do Amapá, por exemplo, poderá buscar uma questão do tipo dinâmica, para seus alunos do Ensino Fundamental I. E poderá encontrar uma questão criada por outro professor da Bahia sobre uma atividade de simulação de um processo eleitoral, cujos candidatos são os professores representando figuras do folclore brasileiro, e que deverão defender questões sociais relacionadas ao personagem (Iara - mulheres; Saci - deficientes; Negrinho do Pastoreio - discriminação racial; etc.) e os alunos são os eleitores. Claro que todas as questões recebidas deverão ser validadas por um moderador, devidamente credenciado pelo MEC, antes de serem liberadas para os usuários, o que trará grande credibilidade ao conteúdo.