Visite também:

Portal da Cidadania Blog Facebook

Aumentar Fonte   |   Contraste


Parlamento Jovem




  

PARLAMENTO JOVEM DE MINAS

O PJ Minas é um programa de formação política voltado aos estudantes de Ensino Médio dos municípios mineiros. O projeto cria a oportunidade de se ampliar o conhecimento acerca da política e dos instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberações que permitem a vivência do Poder Legislativo.

 
Trata-se de uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras. O projeto é realizado em três etapas: Municipal, Regional e Estadual.

 

PARLAMENTO JOVEM MUNICIPAL

O município de Pouso Alegre participa desde 2010 do projeto, que tem como objetivo levar formação política aos estudantes do Ensino Médio a partir de diversas oficinas, de formação política e temática, visando a elaboração de propostas pelos participantes que, posteriormente, são encaminhadas para o Poder Legislativo.

 
A etapa municipal compreende oficinas de formação, realização do diagnóstico local, elaboração de propostas e realização da Plenária Municipal, momento em que os estudantes discutem e aprovam os trabalhos a respeito do tema que foi escolhido pelos participantes do ano anterior.

 

Propostas 2017:

Baixe o arquivo aqui.

 

Vídeo - Plenária Municipal 2017

 

 

IMAGENS

 

PJ-MUNICIPAL-04.jpg               PJ-MUNICIPAL-01.jpg

 

PJ-MUNICIPAL-05.jpg               PJ-MUNICIPAL-05.jpg

 

PARLAMENTO JOVEM REGIONAL 

O Parlamento Jovem Regional é um dos desdobramentos do projeto macro PJ Minas, em que um município sede, tem como finalidade fazer a ligação entre a coordenação do Parlamento Jovem Municipal e a equipe do Parlamento Jovem Estadual, com o objetivo de acompanhar a realização das atividades e o cronograma do projeto, prezando pela qualidade do mesmo.

Também é da competência da Coordenação do Polo a realização da Plenária Regional do Parlamento Jovem, responsável por reunir os jovens de todas as cidades que compõem o polo e possibilitar a discussão e aprovação das propostas que serão entregues à Assembleia Legislativa de Minas Gerais e que irão compor a Plenária Estadual.

 

Vídeos - Plenária Regional 2017 e Lançamento 2018:

 

     

 

IMAGENS

 

PJ-REGIONAL-02.jpg               PJ-REGIONAL-05.jpg

 

PJ-REGIONAL-03.jpg               PJ-REGIONAL-05.jpg

 

PARLAMENTO JOVEM ESTADUAL

A realização da Etapa Estadual do Parlamento Jovem se dá em Belo Horizonte, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde são reunidos estudantes representantes de todas as cidades participantes do projeto. Lá, diversas atividades são realizadas, tais como: dinâmicas, oficinas de teatro, grupos de trabalho, cursos de capacitação para Coordenadores Municipais e Regionais, definição de metas e estratégias para o projeto. As propostas discutidas e aprovadas nessa etapa final são enviadas para a Comissão de Participação Popular!

 

Vídeo Institucional do PJ 2018:

 

 

IMAGENS

 

PJ-ESTADUAL-03.jpg               PJ-ESTADUAL-05.jpg

 

PJ-ESTADUAL-01.jpg               PJ-ESTADUAL-04.jpg

 

PJ-ESTADUAL-04.jpg