Visite também:

Portal da Cidadania Blog Facebook

Aumentar Fonte   |   Contraste


Parlamento Jovem




  

PARLAMENTO JOVEM DE MINAS

É um programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros. Este projeto cria a oportunidade de se conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação que permitem a vivência do poder legislativo.

É uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras. É realizado em três etapas: Municioal, Regional e Estadual.

 

PARLAMENTO JOVEM MUNICIPAL

Pouso Alegre participa desde 2010 do projeto, que tem como objetivo levar formação política aos estudantes do ensino médio, a partir de diversas oficias de formação política e temática, para elaboração de propostas pelos participantes e encaminhamento para o poder legislativo. A etapa municipal compreende oficinas de formação, realização do diagnóstico local, elaboração de propostas e realização da Plenária Municipal, momento em que os estudantes discutirão e aprovarão propostas a respeito do tema que foi escolhido pelos estudantes participantes no ano anterior. 

 

Propostas 2017:

Baixe o arquivo aqui.

 

Vídeo - Plenária Municipal 2017

 

 

IMAGENS

 

PJ-MUNICIPAL-04.jpg               PJ-MUNICIPAL-01.jpg

 

PJ-MUNICIPAL-05.jpg               PJ-MUNICIPAL-05.jpg

 

PARLAMENTO JOVEM REGIONAL 

O Parlamento Jovem Regional é um dos desdobramentos do projeto macro PJ Minas, em que um município sede, tem como finalidade fazer a ligação entre a coordenação do Parlamento Jovem Municipal e a equipe do Parlamento Jovem Estadual, com o objetivo de acompanhar a realização das atividades e cronograma do projeto, prezando pela qualidade do projeto, que visa a educação cidadã e formação política dos jovens do Ensino Médio.  Também é da competência da Coordenação do Polo a realização da Plenária Regional do Parlamento Jovem reunindo os jovens de todas as cidades que compõem o polo para a discussão e aprovação as propostas que serão entregues para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais que irão compor a Plenária Estadual.

 

Vídeos - Plenária Regional 2017 e Lançamento 2018:

 

     

 

IMAGENS

 

PJ-REGIONAL-02.jpg               PJ-REGIONAL-05.jpg

 

PJ-REGIONAL-03.jpg               PJ-REGIONAL-05.jpg

 

PARLAMENTO JOVEM ESTADUAL

A realização da Etapa Estadual do Parlamento Jovem é realizada em Belo Horizonte, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde são reunidos estudantes representantes de todas as cidades participantes do projeto PJ Minas para a várias atividades como: dinâmicas, oficinas de teatro, grupos de trabalho e a além de oferecer cursos de capacitação para Coordenadores Municipais e Regionais, de definir metas e estratégias para o projeto, o qual foi desenvolvido. As propostas discutidas e aprovadas nessa etapa final são enviadas para a Comissão de Participação Popular!

 

Vídeo Institucional do PJ 2018:

 

 

IMAGENS

 

PJ-ESTADUAL-03.jpg               PJ-ESTADUAL-05.jpg

 

PJ-ESTADUAL-01.jpg               PJ-ESTADUAL-04.jpg

 

PJ-ESTADUAL-04.jpg