Notícias



Visando inclusão, PL cria cadastro e carteira de identificação para autistas em Pouso Alegre


Visualize fotos

O autismo, cientificamente conhecido como Transtorno do Espectro Autista, é uma síndrome caracterizada por problemas na comunicação, na socialização e no comportamento, geralmente, diagnosticada entre os 2 e 3 anos de idade.

Um relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CD), dos Estados Unidos, mostrou que uma em cada 59 crianças (estimativas divulgadas em 2016), possuem o transtorno.

Na Sessão Ordinária desta terça-feira, 16 de outubro, os vereadores apreciaram em primeiro turno o Projeto de Lei proposto pelo Presidente da Casa, Vereador Leandro Morais – PPS que dispõe sobre a instituição de cadastro e carteira de identificação da pessoa com TEA - transtorno de espectro do autismo - e dá outras providências.

O objetivo do cadastro é contribuir para a formulação e execução de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento das pessoas com TEA. O registro deverá ser feito mediante a apresentação do laudo de avaliação realizado por um especialista ou equipe multidisciplinar composta, preferencialmente, por neurologista, psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo e assistente social.

A pessoa cadastrada poderá receber, a pedido, uma carteira de identificação, com prazo de validade indeterminado, para que possa usufruir dos direitos da pessoa com deficiência previsto na Constituição Federal e na Lei nº 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Após aprovada no plenário da Câmara e publicada, a Lei deverá ser regulamentada no prazo de 90 (noventa) dias. 

Consuelo Freitas, mãe de autista, comemorou a tramitação do Projeto na Câmara, bem como sua aprovação em primeiro turno. Ela lembrou que o “transtorno é invisível e por não apresentar características físicas a criação da carteirinha irá ajudar na rotina dessas pessoas.”

O vereador Leandro Moraes destacou que “a Lei objetiva fortalecer a rede de inserção social, educacional e cultural da pessoa com transtorno do espectro autista na sociedade pouso-alegrense, preocupando com a criação e fomentação de políticas voltadas à inclusão”.

 

 

 




Publicado em: 16 de outubro de 2018

Publicado por: Ascom/ Câmara

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara presta homenagem aos 60 anos da FDSM

19 de setembro de 2019

A Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou na noite desta quarta-feira, 18 de setembro, uma Sessão Especial para comemorar os 60 anos da Faculdade de Direito do Sul de Minas. A homenagem foi uma proposta dos vereadores Rafael Aboláfio – PV, Leandro Morais – CIDADANIA, Arlindo da Motta Paes – PS...

Leia Mais



Fim da cobrança da contribuição da iluminação pública na zona rural é aprovada em 2º turno

11 de setembro de 2019

Por meio de um pedido de inclusão feito pelo líder do Prefeito na Câmara, vereador Rodrigo Modesto - PTB, durante a sessão ordinária dessa terça-feira, 10 de setembro, os vereadores aprovaram em segundo turno o fim da cobrança da contribuição da iluminação pública na zona rural. A primeira votaç...

Leia Mais



Câmara presta homenagem a atletas medalhistas em campeonato de natação

11 de setembro de 2019

Sobre indicação do vereador André Prado - PV, a Câmara Municipal de Pouso Alegre prestou homenagem durante a sessão ordinária dessa terça-feira, 10 de setembro a treinadora Emanuela Sarkis Cioli Pereira e seus atletas do Colégio São José que participaram da Copa Brasil na cidade de Juíz de Fora...

Leia Mais



Câmara institui "Semana Evangélica"

11 de setembro de 2019

Com o objetivo de adequar o calendário de atividades evangélicas na cidade, promovida pelo Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos de Pouso Alegre e região, a Câmara aprovou em segunda votação, na sessão ordinária dessa teça-feira, 10 de setembro, de autoria do vereador Leandro Mora...

Leia Mais



Câmara aprova em 2º turno emenda que torna mais rígida a Lei que dispõe sobre a proibição de cerol nas linhas de pipas

11 de setembro de 2019

A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou em segundo turno uma emenda que torna mais rígida a Lei que que dispõe sobre a proibição de colocação de cerol nas linhas de pipas A alteração foi feita no artigo 1º da Lei, alterando sua redação. A partir de agora "fica proibido no Município de Pouso...

Leia Mais



Vereadores votam fim da cobrança da contribuição da iluminação pública na zona rural

10 de setembro de 2019

Os vereadores de Pouso Alegre irão votar em Sessão Extraordinária realizada hoje, 10 de setembro, o fim da cobrança da contribuição da iluminação pública na zona rural. A Sessão está marcada para às 16h, no plenário da Câmara.

Leia Mais