Gincana do Saber




 

A Gincana do Saber é um projeto criado em 2008 pela Escola do Legislativo de Pouso Alegre que consiste em trabalhar a formação político cidadã dos estudantes, oferecendo-lhes uma oportunidade de participação no Poder Legislativo através de uma dinâmica de perguntas e respostas. Em suas primeiras edições, eram escolhidos temas de relevância legislativa e a abordagem se dava por meio de um material específico sobre a temática, a qual era trabalhada em parceria com uma instituição que possuísse afinidade com o assunto. No decorrer do projeto, 4 matérias foram abordadas:

 

  • 2008 – “A História de Pouso Alegre”, em parceria com o Museu Histórico Tuany Toledo;
  • 2010 – “Código de Defesa e Proteção do Consumidor”, em parceria com o PROCON;
  • 2012 – “Estatuto da Criança e do Adolescente”, em parceria com o Conselho Tutelar;
  • 2014 – “Direitos Fundamentais”, em parceria com a Faculdade de Direito do Sul de Minas.

 

No ano de 2015, com o lançamento do livro Constituição em Miúdos, de autoria da Diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Madu Macedo, estabeleceu-se que o tema da Gincana do Saber passaria a ser o conteúdo da obra, que aborda assuntos inerentes à formação político-cidadã de maneira simples e didática. Ainda neste ano, a Gincana do Saber contou com uma edição regional, envolvendo alunos de 25 municípios da região.
 
 
Nos anos seguintes, conforme mencionado, ficou estipulada a realização da Gincana do Saber com o tema “Constituição em Miúdos”, destinando-se ao mesmo público-alvo de outrora: estudantes matriculados no Ensino Fundamental II, sejam eles da rede pública municipal, estadual ou particular. Outra mudança significativa que se deu a partir de então foi no que diz respeito à frequência de realização da Gincana, que passou a se dar de forma anual ao invés de bienal.
 

Já no ano de 2017, a equipe da Escola do Legislativo resolveu expandir o público-alvo criando-se a denominada “Gincana dos Miúdos”. Uma nova modalidade da Gincana do Saber, voltada aos estudantes do Ensino Fundamental I, tema é o que abarca a obra “Cartilha de Atividades da Constituição em Miúdos”. A Gincana do Saber dos Miúdos também é realizada anualmente.

 

Em 2018, com o lançamento do livro “Constituição em Miúdos II”, foram criadas mais duas modalidades da Gincana do Saber: a “Gincana do Saber Jovem”, voltada aos jovens estudantes do Ensino Médio, cujo tema é o conteúdo do segundo volume da obra; e a “Gincana do Saber Universitária”, voltada aos estudantes do ensino superior, que deverão estudar o conteúdo dos dois volumes da obra.

 

As quatro modalidades da Gincana do Saber podem ter tanto edições municipais como regionais. Para a organização de edições regionais, o município sede e os demais participantes deverão seguir o regulamento regional, bem como as normas da modalidade em questão. Numa edição regional, as equipes de cada município deverão ser formadas, preferencialmente, por representantes dos campeões das edições municipais.

 
Gincana dos Miúdos

Nome: GINCANA DOS MIÚDOS

Criação: 2017

Faixa Etária: destinada a alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I.

Material: Cartilha de Atividades da Constituição em Miúdos I.

  
 
Gincana Mirim Municipal

Nome: GINCANA MIRIM

Criação: 2008

Faixa Etária: destinada a alunos do Ensino Fundamental II.

Material: Constituição em Miúdos I.

 
 
Gincana Jovem

Nome: GINCANA JOVEM

Criação: 2018

Faixa Etária: destinada a alunos do Ensino Médio

Material: Constituição em Miúdos II.

  
 
Gincana Universitária

Nome: GINCANA UNIVERSITÁRIA

Criação: 2018

Faixa Etária: destinada a alunos do ensino superior.

Material: Constituição em Miúdos I e II.

  
 
 
Desde 2008, a Gincana do Saber foi implantada em diversas cidades de Minas Gerais e até do Brasil, observe no mapa a baixo: