Visite também:

Portal da Cidadania Blog Facebook

Aumentar Fonte   |   Contraste


Notícias



Plenária Municipal prioriza 6 propostas para etapa Regional



Visualize fotos

Nesta quinta-feira, dia 07 de junho, aconteceu a Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Pouso Alegre no Plenário da Câmara Municipal com muita participação e envolvimento dos jovens.
Inicialmente foi composta a mesa de honra com o 2º Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, Vereadora Odair Quincote; a Presidente da Escola do Legislativo, Vereadora Mariléia Franco; a Diretora da Escola do Legislativo, Madu Macedo e o Coordenador do Polo Sul IV, Geovan Dantas Ferraz.
O 2º Vice-Presidente, Vereador Odair Quincote, deu boas-vindas aos estudantes e ressaltou ser um orgulho para a Câmara Municipal de Pouso Alegre ver tantos jovens reunidos com um objetivo tão nobre que é a discussão e aprovação de propostas que resultarão em melhorias para as políticas públicas para as mulheres com relação ao combate à violência.
Em seguida foi exibido um vídeo gravado pelo Presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, Vereador Leandro Morais, justificando sua ausência na plenária e reafirmando seu compromisso em receber todas as propostas elaboradas pelos estudantes do Parlamento Jovem de Pouso Alegre para dar encaminhamento.
A presidente da Escola do Legislativo, Vereadora Mariléia Franco, também fez seu pronunciamento parabenizando os estudantes pela participação.
A Diretora da Escola do Legislativo, Madu Macedo, ressaltou a importância do projeto Parlamento Jovem de Minas, o qual Pouso Alegre participa desde 2010. O Coordenador Geovan Dantas, ressaltou a responsabilidade de todos os estudantes em aprovar as melhores propostas para a Plenária Regional, que será realizada no dia 8 de agosto na Câmara Municipal de Pouso Alegre com a participação das cidades de Andradas, Cachoeira de Minas, Carvalhópolis, Conceição dos Ouros, Machado, Ouro Fino, Santa Rita de Caldas e Pouso Alegre.
A cerimônia foi conduzida pela Coordenadora do Parlamento Jovem, Mônica Franco, que apresentou brevemente os trabalhos realizados até o momento. Em seguida assumiu a função de Coordenadora da Plenária a estudante Geovana Vilhena da E.E. Monsenhor José Paulino e a Relatora Graziele Souza da E.E Dr. José Marques de Oliveira.
As estudantes desempenharam muito bem as suas funções, proporcionando dinamismo e muita participação dos estudantes na plenária.
Confira o documento de propostas da Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Pouso Alegre, em negrito as que foram priorizadas para a próxima etapa que é a Plenária Regional.


Violência Doméstica e Familiar

1 - Criação, pelo Governo do Estado de Minas Gerais, de Casa de Passagem em âmbito regional para abrigar provisoriamente mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e seus dependentes de até 16 anos, com o intuito de assegurar o bem-estar físico, psicológico e social.
2 – Implantação, pelo Governo do Estado de Minas Gerais, da estrutura do CRAM (Centro de referência de atendimento à mulher) em cidades com altos índices de violência contra mulher, também fornecendo subsídio para sua manutenção, com responsabilidade do município em executar os serviços prestados.

Violência nos espaços institucionais de poder

1 - Aprovação, pela ALMG, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 16/2015, que assevera, dentre outras proporcionalidades, a de participação de ao menos uma mulher na composição da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
2 – Obrigatoriedade, mediante lei estadual, de divulgação da diferença salarial entre homens e mulheres pelas empresas que tenham mais de 250 trabalhadores, até o quinto dia útil do mês de abril de cada ano.
3 – Implantação, pelas Secretarias Estadual e Municipais de Educação e pela Subsecretaria de Políticas para as Mulheres (SPM – MG), de seminários para apresentação de materiais inerentes às mulheres que marcaram a história da humanidade, ressaltando a importância das mesmas, o conteúdo do seminário será trabalhado de forma interdisciplinar nas aulas de História, com posterior exposição do material ao público.
4 – Criação, pelo Governo de Minas Gerais, do Selo Lilás para as empresas que cumprirem com a igualdade salarial, adotando ações de valorização e respeito à mulher, tais como a criação de creches para filhos de colaboradoras, ouvidorias para denúncia de assédio no ambiente de trabalho e licença maternidade estendida, as empresas que cumprirem com todas as exigências terão dedução de impostos.
5 – Aglutinação da 2 com a 4
Obrigatoriedade, mediante lei estadual, de divulgação da diferença salarial entre homens e mulheres pelas empresas que tenham mais de 250 trabalhadores, até o quinto dia útil do mês de abril de cada ano, sendo as empresas beneficiadas, através do Selo Lilás, com dedução de impostos.

Violência e Assédio sexual
1 – Criação, pela Polícia Militar de Minas Gerais, da Patrulha da Mulher, formada exclusivamente por policiais mulheres, patrulhamento da mulher vítima de assédio sexual ou qualquer outro tipo de violência, a fim de garantir sua segurança e integridade.
2 – Requisição, pelo Governo do Estado de Minas Gerais, de mais unidades do ônibus lilás, para atendimento das mulheres vítimas de violência no campo e nas comunidades distantes das delegacias.
3 – Obrigatoriedade, mediante lei estadual com posterior regulamentação pelos municípios, de parada fora dos pontos de ônibus, no período das 22h às 5h, mantendo a rota do ônibus, quando solicitada pelos usuários do transporte público. A concessionária que desrespeitar a medida estará sujeita a multa.
4 – Divulgação, pelo Governo do Estado de Minas Gerais, do Disque 180 - canal exclusivo para a comunicação de ocorrência de violência contra a mulher - em locais públicos e privados de grande circulação de pessoas, tais como escolas, casas de espetáculos, hospitais e meios de transporte em massa.
5 – Obrigatoriedade da inclusão de audiências públicas, amplamente divulgada a realização nos meios de comunicação, para a discussão exclusiva de políticas para as mulheres durante a revisão do plano diretor nos municípios, a fim de acrescentar-lhe diretrizes e condições necessárias para a segurança das mesmas. As audiências públicas deverão ser precedidas de cursos sobre plano diretor à toda comunidade.




Publicado em: 12 de junho de 2018

Publicado por: Ascom

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Escola do Legislativo

Fique por dentro

Outras Notícias

Diretora da Escola do Legislativo participa de roda de conversa sobre racismo na Escola Sesi-Senai

25 de junho de 2024

A diretora da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Pouso Alegre, Emanuela Barretto, foi convidada para uma roda de conversa sobre racismo com estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio da Escola Sesi-Senai. O tema tem sido trabalhado com os alunos por meio de diversos mate...

Leia Mais

Escola do Legislativo acompanha entrega de Título para novos Embaixadores da Coleção em Miúdos

21 de junho de 2024

No último dia do Encontro Nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas - ABEL, realizado em Brasília, a Diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre – ALPA, Emanuela Barretto, acompanhou a entrega de dois novos títulos de Embaixador da Coleção em Miúdos. Rachel Fa...

Leia Mais

Diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre acompanha em Brasília entrega de título para novos embaixadores da Coleção em Miúdos

18 de junho de 2024

No último dia do Encontro Nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas - ABEL, realizado em Brasília, a Diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre – ALPA, Emanuela Barretto, acompanhou a entrega de dois novos títulos de Embaixador da Coleção em Miúdos. Rachel Fa...

Leia Mais

Escola do Legislativo se prepara para a grande final da Gincana do Saber Jovem

17 de junho de 2024

A manhã desta sexta-feira (14) foi animada na Câmara de Vereadores de Pouso Alegre. O motivo é que a Escola do Legislativo – ELPA realiza a tradicional Gincana do Saber. Nesta sexta-feira foi a última disputa da fase classificatória e agora o momento é de expectativa para a grande final marcada p...

Leia Mais

Mais acessibilidade: Em Brasília, Escola do Legislativo de Pouso Alegre anuncia novo projeto para “Agenda 2030 em Miúdos”

13 de junho de 2024

Durante o 39º Encontro Nacional da ABEL – Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, ocorrido em Brasília, a Escola do Legislativo de Pouso Alegre – ELPA, apresentou uma novidade para o próximo livro da Coleção em Miúdos ‘Agenda 2030 em Miúdos’ que será lançado já como material...

Leia Mais

Escola do Legislativo de Pouso Alegre apresenta projetos na Controladoria Geral da União e ao Ministério de Direitos Humanos

13 de junho de 2024

Na última semana, representantes da Escola do Legislativo de Pouso Alegre – ELPA tiveram a oportunidade de estarem em Brasília para um dos encontros anuais realizados pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativos e de Contas – ABEL, oportunidade em que novas agendas surgiram. “Além do En...

Leia Mais