Nesta quarta-feira, 16 de outubro, a partir das 19h, o Museu Tuany Toledo realiza a abertura da Mostra Élio Cheberle na Galeria de Artes Ricardo Galvão, sediada na recepção da Câmara Municipal de Pouso Alegre. O evento é aberto ao público e contará com a presença de familiares e amigos do artista, falecido em 2023.
A exposição fica em cartaz de 16 de outubro a 19 de dezembro de 2024 e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados das 10h às 16h (exceto nos feriados).
Conheça um pouco da vida e da obra do artista pelas palavras de sua esposa, Maria Eunice Duarte Cheberle, presidente de Honra da Academia Pouso-alegrense de Letras, que cedeu os trabalhos para compor a mostra:
BIOGRAFIA
Élio Cheberle (09/08/1930 – 10/02/2023), mineiro, de Poços de Caldas, viveu e constituiu família em Pouso Alegre. Foi casado com Maria Eunice Duarte Cheberle e deixou quatro filhos e oito netos.
Por relevantes serviços prestados à comunidade, recebeu da Câmara Municipal de Pouso Alegre, em 1976, o Título de Cidadão Pouso-alegrense, do qual ele muito se orgulhava.
Atleta, amante dos esportes, foi contador, bancário, advogado, professor e agente fiscal da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais.
Cultivou as Artes Plásticas, a Cultura e as Letras.
RESENHA ARTÍSTICA
Aos 11 anos, em atividade escolar de desenho a mão livre, teve seu trabalho premiado com bolsa de estudos até o final de seu curso no Colégio Marista Poços-Caldense. O que era prazer converteu-se em hobby e uma paixão.
Com energia e força criativa, passou a interpretar a natureza com olhar romântico e contemplativo. Dedicou-se à pintura paisagística e acadêmica. Da releitura dos grandes mestres, inspirou-se para a criação de seu próprio viés artístico, optando pela modalidade óleo sobre a tela e revisitando o impressionismo de Monet e Maguetas.
A pintura em tela, por vezes em folha de ouro, ajudou-o a descobrir uma sensibilidade antes inexplorada. A cada pincelada, os sentimentos afloraram em cores e vida.
Dedicou seus últimos anos a enriquecer o acervo de familiares e amigos em Belo Horizonte, Brasília, Poços de Caldas, Divinópolis, Nova Lima, São Paulo, Santana de Parnaíba, Estados Unidos e Dubai.
Recebeu formação artística dos professores Artigas, Jô Faria, Liliana Borelli, Roberto José Pereira, Israel de Tarso Silva e João Batista Magalhães.
Participou de exposições em Belo Horizonte, Varginha e Pouso Alegre.
Pintou com alma, deixando que o coração falasse por suas mãos.
Esta exposição faz jus à sua memória.
Publicado em: 14 de outubro de 2024
Publicado por: Museu
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias do Museu
No dia 30 de novembro, sábado, a partir das 14h30, o Museu Tuany Toledo, da Câmara de Pouso Alegre, promove o lançamento da 6ª edição do seu já tradicional Álbum de Figurinhas. Nessa edição, o tema do Álbum é a celebração dos 40 anos do Museu, criado por Alexandre de Araújo na Câmara em 1984. O...
A partir deste sábado, 8 de junho, o Museu Tuany Toledo traz a público a Mostra Kika Monteiro na Galeria de Artes Ricardo Galvão. A exposição reúne 11 obras da artista sul-mineira que foram compostas utilizando a técnica óleo sobre tela. Nascida em Duque de Caxias (RJ) em 1979, Kika Monteiro se...
Realizada pelo Museu Tuany Toledo entre 13 e 18 de maio, junto aos museus de todo o Brasil, a 22ª Semana de Museus contou com um público total de 345 visitantes. Voltada ao público estudantil, a atividade “Descobrindo tesouros no Museu” animou as turmas das escolas municipais: São Benedito (Bair...
De 13 a 17 de maio, o Museu Tuany Toledo realiza a 22ª Semana de Museus, evento proposto pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e que acontece em todo o Brasil para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Com o tema “Museus, educação e pesquisa”, a Semana é também um momento f...
De 17 de abril a 1º de junho de 2024, o Museu realiza uma exposição com telas da artista plástica Conceição Assis no espaço da Galeria de Artes Ricardo Galvão, que fica na recepção do prédio da Câmara de Pouso Alegre. Com entrada franca, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta das 8h às...
O dia 25 de março no Museu foi marcado pela presença de dezenas de visitantes que prestigiaram o Recital Encontros Poéticos, como parte da Semana Amadeu de Queiroz de Incentivo à Leitura. A equipe do Museu realizou duas apresentações do Recital. A primeira, que aconteceu à tarde, contou com a pr...