Notícias



Câmara aprova emenda que regulamenta afastamento de servidores para sindicato


Visualize fotos

Os vereadores Dulcinéia Costa (PV) e Wilson Tadeu Lopes (PV) apresentaram emenda ao Projeto de Emenda à Lei Orgânica 14/2013, alterando os parágrafos 3° e 4° do artigo 1º, passando à seguinte redação: 3° - “É assegurado o direito do servidor ou empregado público de obter afastamento do cargo ou função, mediante requerimento da entidade sindical, para a função de diretor devidamente eleito, em sua respectiva entidade sindical, desde que relativa às categorias dos servidores públicos municipais, sem prejuízo da respectiva remuneração”; 4° - “Cada entidade sindical, relativa aos servidores públicos municipais terá direito, além da liberação do presidente eleito, à liberação de um servidor ou empregado público municipal para função de diretor, devidamente eleito, para cada 500 (quinhentos) servidores regularmente filiados a ela”. De acordo com a justificativa, a alteração proposta acrescenta a obrigatoriedade, para o afastamento remunerado, que o diretor devidamente eleito para o respectivo cargo a ser ocupado na entidade sindical, pois não observando esta obrigatoriedade e na forma do texto original, pode qualquer servidor ou empregado público pleitear, mesmo sem ser eleito para tanto, o afastamento remunerado visado o apoio administrativo ao Sindicato. Acrescenta também, que será a entidade que fará o requerimento e, portanto, escolherá, dentre os diretores eleitos, qual será o beneficiário da licença funcional para o fim especificado neste projeto. A Emenda foi aprovada em segunda votação.

Foi votado o Projeto de Lei 590/2014, que autoriza o cancelamento da averbação número 01, da matrícula 82.309, livro 02 (Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Pouso Alegre), referente ao imóvel transferido à Screen Service do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Eletrônicos Limitada. De acordo com o Projeto, a Screen Service cumpriu com todos os compromissos firmados entre a empresa e o município, solicitando o cancelamento da averbação, que prevê a alienação do imóvel caso sejam paralisadas as atividades da empresa. De autoria do Executivo, o Projeto foi aprovado em segunda votação. 

Também foi votado o Projeto de Lei 595/2014, que institui o Fundo Municipal de Planejamento Urbano do Município de Pouso Alegre. De acordo com a justificativa, o objetivo da criação do fundo é viabilizar a aplicação dos recursos oriundos da concessão da outorga onerosa, regularização de edificações e multas aplicadas pelo Departamento de Fiscalização de Posturas. O fundo terá um conselho gestor, composto por quatro membros, sendo o titular da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, um representante da mesma Secretaria, um representante de Fazenda e o Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano. De autoria do Executivo, o Projeto foi aprovado em segunda votação.

O Projeto de Lei 601/2014, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Proteção Animal – COMPA, também foi votado. De acordo com a justificativa, o Conselho visa atender às necessidades de implantar e implementar políticas públicas relacionadas à proteção animal. De autoria do Executivo, o Projeto foi aprovado em segunda votação. 

Foi votado o Projeto de Lei 7046/2014, que declara de utilidade pública municipal a ASRCBBH – Associação Santa Rita de Cássia do bairro Belo Horizonte – Pouso Alegre-MG. De acordo com a Justificativa, a Associação Santa Rita de Cássia do Belo Horizonte foi fundada em 05 de janeiro de 20101, com sede provisória, no bairro Belo Horizonte, e é uma Associação de Moradores privada, sem fins econômicos, de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, promocional recreativo e educacional sem cunho político ou partidário, com a finalidade de atender a todos que a ela se dirigirem. De autoria do vereador Mário de Pinho (PT), o Projeto foi aprovado em segunda votação.

Foi votado também o Projeto 7047/2014, que dispõe sobre denominação de logradouro público: passa a denominar-se Estrada José Olympio de Souza/Cigano em toda a sua extensão, a estrada tem o início na Avenida Waldemar Azevedo Junqueira entrada principal do Horto Municipal de Pouso Alegre com o término na BR 459 Rodovia Wenceslau Braz na altura do Km 97. De autoria do vereador Rafael Huhn (PT), o projeto foi aprovado em única votação.

Foi votado o Projeto de Lei 586/2014, que dispõe sobre desafetação e afetação de áreas verdes o distrito industrial e dá outras providências. O local servirá para ampliação da linha de produção da empresa Flamma Automotiva, sucessora da Automotiva Usiminas. Desta forma a área de 1.200 metros quadrados será descaracterizada, porém será afetada uma área com a mesma medida. De autoria do Executivo, o projeto foi aprovado em primeira votação.

O Projeto de Lei 592/2014, que dispõe sobre parâmetros urbanísticos para implantação de conjuntos habitacionais na zona especial de interesse social (zeis-3), através de programas habitacionais públicos, nos moldes programa "Minha Casa, Minha Vida" ou outros programas semelhantes também foi votado. O objetivo do projeto é criar parâmetros urbanísticos para conjuntos habitacionais públicos, nos moldes do programa Minha Casa, Minha Vida, ou semelhantes, que venham a ser criados pela União, estado ou cidade, voltados para famílias de até três salários mínimos. De autoria do Executivo, o projeto foi aprovado em única votação, mediante requerimento apresentado pelo líder do Governo, Wilson Lopes (PV) e aprovado em plenário. 

Também foi votado o Projeto de Lei 596/2014, que autoriza a abertura de crédito especial na forma dos artigos 42 e 43 da lei 4.320/64 altera o plano plurianual PPA-2013/2017 (lei n. 5.332), lei de diretrizes orçamentárias-2014 (lei n. 5.343) e a lei do orçamento anual (lei n. 5.420). O crédito será usado na conclusão das obras de reurbanização da Avenida Tuany Toledo e urbanização da Avenida Tenente Anisio. De autoria do Executivo, o projeto foi aprovado primeira votação.

O Projeto de Lei 602/2014, que autoriza a abertura de crédito especial na forma dos artigos 42 e 43 da lei 4.320/64 altera o plano plurianual PPA-2013/2017 (lei n. 5.332), lei de diretrizes orçamentárias-2014 (lei n. 5.343) e a lei do orçamento anual (lei n.5.420), também foi votado. O objetivo do projeto é criar elemento de despesa para pagamento de obrigações patronais, referentes ao programa Estratégia da Saúde da Família. De autoria do Executivo, o projeto foi aprovado em primeira votação. 

Foi votado ainda o Projeto de Lei 603/2014, que autoriza a abertura de crédito especial na forma dos artigos 42 e 43 da lei 4.320/64 altera o plano plurianual PPA-2013/2017 (lei n.5.332), lei de diretrizes orçamentárias-2014 (lei n. 5.343) e a lei do orçamento anual (lei n. 5.420). O projeto visa viabilizar a continuação das obras referentes a pista de skate. De autoria do Executivo, o projeto foi aprovado em primeira votação. 

Por fim, foi votado o Requerimento 04/2014. De autoria do vereador  Adriano da Farmácia (PTN), solicitando informações referentes aos veículos locados pelo município a partir de janeiro de 2013 e aos veículos que fazem parte do patrimônio municipal. O requerimento foi aprovado. 
 
Fotos: http://www.flickr.com/photos/camaradepousoalegre/sets/72157641564664874/ 





Publicado em: 26 de fevereiro de 2014

Publicado por: Ascom/Câmara

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara homenageia profissionais da enfermagem em Sessão Especial

23 de maio de 2025

Na noite desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma Sessão Especial em homenagem aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do município. A cerimônia foi proposta pelo vereador Miguel Tomatinho do Hospital, também enfermeiro, em reconhecimento ao trabalho e...

Leia Mais



Projeto que cria a Guarda Civil Municipal é aprovado por unanimidade em Regime de Urgência em sessão da Câmara

21 de maio de 2025

O Projeto de Lei que institui a Guarda Civil Municipal foi aprovado por unanimidade em votação única durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre nesta terça-feira (20). A inclusão do projeto na pauta ocorreu após a apresentação de um requerimento de urgência pelo líder do gover...

Leia Mais



REQUERIMENTO PARA SESSÃO ITINERANTE NOS BAIRROS CAJURU, ANHUMAS, FARIAS E IMBUIA É APROVADO

14 de maio de 2025

O Requerimento nº 64/2025, de autoria do vereador Odair Quincote, solicita a realização de uma Sessão Itinerante da Câmara Municipal nos bairros Cajuru, Anhumas, Farias e Imbuia.A proposta justifica-se pela importância de ouvir diretamente a população dessas regiões, levando o Legislativo até as...

Leia Mais



Projeto de Lei sobre Transparência das Emendas Parlamentares é rejeitado

14 de maio de 2025

O Projeto de Lei nº 7987/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que dispunha sobre a obrigatoriedade de publicação trimestral, no Portal da Transparência do Município, das emendas parlamentares indicadas a Pouso Alegre por Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, foi rejeitado em...

Leia Mais



Prorrogação de comissão que apura contratos da DAC Engenharia é aprovada na Câmara

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...

Leia Mais



Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais