Notícias



CPI dos ‘supersalários’ pede quebra de sigilo bancário dos médicos


Visualize fotos

Na tarde desta quarta-feira, 17, ocorreu mais uma reunião da CPI, que investiga o salário dos médicos da saúde pública municipal. No início da reunião, o presidente Rafael Huhn (PT) ressaltou que a CPI não tem prerrogativa para contratação de uma empresa para realizar as cópias dos documentos que se encontram no Ministério Público e, portanto, formalizou um documento para a Mesa Diretora, solicitando tal contratação. “A mesa atendeu o pedido, realizou o processo licitatório e a copiadora está desde segunda-feira no MP fazendo a cópias dos documentos, com o auxílio dos funcionários da Casa. Os assessores dos vereadores componentes da CPI estão se revezando para auxiliar nos trabalhos durante a semana.”, explicou. 
Os documentos, incluindo prontuários médicos e informações de consultas realizadas, foram solicitados à Prefeitura Municipal, porém não puderam ser encaminhados, pois estavam em posse do MP. O promotor de Justiça, Joaquim Emboaba, disponibilizou a documentação para que a Comissão pudesse analisar. Devido ao grande volume de material, foi necessária a cópia para análise posterior pelos membros da Comissão. 
De acordo com o presidente, até a segunda quinzena de outubro será finalizada a análise dos documentos por todos os membros e então serão realizadas as oitivas. O prazo para finalização dos trabalhos da CPI é 25 de novembro, sendo que não poderá mais ser prorrogado. 
Os vereadores membros da Comissão, Hamilton Magalhães e Adriano da Farmácia, solicitaram a quebra de sigilo bancário dos médicos que receberam os ‘supersalários’, Maria do Carmo Borges, Wanderclayton Bueno e Ricardo Chácara. A solicitação foi votada e aprovada pelos membros da CPI. 
De acordo com Rafael Huhn, o Processo de investigação deverá ser realizado em todas as etapas, para então apresentar um relatório final e um resultado para a população. “Não é objeto da CPI competir com os outros órgãos que também estão investigando o caso. E sim seguir os parâmetros de legalidade, transparência e lisura dos processos. Nossas reuniões são abertas ao público e nossa meta é concluir a CPI”, afirmou. 
Após a análise dos documentos, deverão ser realizadas as oitivas com os envolvidos no caso, para que então sejam concluídos os trabalhos de investigação da Comissão. 
 
A CPI
A primeira etapa da CPI é a junção dos autos e demais documentos; a segunda etapa é a solicitação de demais documentações e provas; na terceira ocorrerão as oitivas, ou seja, audição de pessoas envolvidas no caso; a quarta etapa é a conclusão dos trabalhos. Para a realização dos trabalhos, poderão ocorrer quantas reuniões forem necessárias, de acordo com o presidente, Rafael Huhn (PT).  
A CPI foi formada no dia 2 de junho, em uma reunião com a participação das lideranças partidárias e blocos parlamentares, protocolados na secretaria da Câmara Municipal. Foram protocolados os blocos, sendo um formado por oito vereadores, com direito a três membros, de acordo com o Regimento Interno, obedecendo a proporcionalidade partidária, que indicaram Rafael Huhn (PT), Dulcinéia Costa (PV) e Ayrton Zorzi (PMDB). Os demais vereadores foram integrantes de blocos com duas pessoas, participando de sorteio para eleger os dois integrantes restantes, Hamilton Magalhães (PTB) e Adriano da Farmácia (PTN). O vereador Ayrton Zorzi foi substituído por seu suplente, Célio Xaxa, devido à licença médica. 
No dia 3, uma nova reunião foi realizada para eleição dos cargos da CPI. O presidente eleito foi o vereador Rafael Huhn e a relatora Dulcinéia Costa. Na escolha do secretário, os vereadores Hamilton Magalhães e Adriano da farmácia abdicaram da função, sendo que o vereador Ayrton Zorzi ficou com o cargo. Hamilton Magalhães e Adriano da Farmácia completaram a Comissão. 
Na Sessão Ordinária, realizada no dia 5 de agosto, foi aprovado o requerimento, solicitando a prorrogação por mais 90 dias, da CPI, constituída pela Resolução Administrativa da Mesa Diretora, com a finalidade de apurar e proceder as demais medidas legais quanto aos pagamentos de vencimentos e superfaturamento de salários de médicos que exercem suas funções junto à rede Pública Municipal. Uma nova reunião deverá ser marcada em breve. 





Publicado em: 17 de setembro de 2014

Publicado por: Ascom/Câmara

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara homenageia profissionais da enfermagem em Sessão Especial

23 de maio de 2025

Na noite desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma Sessão Especial em homenagem aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do município. A cerimônia foi proposta pelo vereador Miguel Tomatinho do Hospital, também enfermeiro, em reconhecimento ao trabalho e...

Leia Mais



Projeto que cria a Guarda Civil Municipal é aprovado por unanimidade em Regime de Urgência em sessão da Câmara

21 de maio de 2025

O Projeto de Lei que institui a Guarda Civil Municipal foi aprovado por unanimidade em votação única durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre nesta terça-feira (20). A inclusão do projeto na pauta ocorreu após a apresentação de um requerimento de urgência pelo líder do gover...

Leia Mais



REQUERIMENTO PARA SESSÃO ITINERANTE NOS BAIRROS CAJURU, ANHUMAS, FARIAS E IMBUIA É APROVADO

14 de maio de 2025

O Requerimento nº 64/2025, de autoria do vereador Odair Quincote, solicita a realização de uma Sessão Itinerante da Câmara Municipal nos bairros Cajuru, Anhumas, Farias e Imbuia.A proposta justifica-se pela importância de ouvir diretamente a população dessas regiões, levando o Legislativo até as...

Leia Mais



Projeto de Lei sobre Transparência das Emendas Parlamentares é rejeitado

14 de maio de 2025

O Projeto de Lei nº 7987/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que dispunha sobre a obrigatoriedade de publicação trimestral, no Portal da Transparência do Município, das emendas parlamentares indicadas a Pouso Alegre por Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, foi rejeitado em...

Leia Mais



Prorrogação de comissão que apura contratos da DAC Engenharia é aprovada na Câmara

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...

Leia Mais



Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais