Notícias



Livro produzido pela Escola da Câmara será distribuído em todo Ensino Fundamental do Brasil


Visualize fotos

Para aumentar o primeiro acesso dos jovens à Carta Magna e facilitar a leitura e compreensão da Lei, nasceu o projeto Constituição em Miúdos – uma releitura da Constituição Federal feita especialmente para os estudantes do Ensino Fundamental, que já está sendo preparada na Câmara de Pouso Alegre. 
 
O projeto nasceu em setembro numa conversa informal entre a diretora da Escola do Legislativo, Madu Macedo, e o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Florian Madruga, ao discutirem sobre um projeto do então deputado Romário, que planejava disponibilizar a todo ensino público a Constituição Federal. A grande inquietação dos servidores era como facilitar aos jovens a compreensão da Constituição, que é um texto denso para a faixa etária do Ensino Fundamental, por exemplo. 
 
Pioneira na proposição de ações que incentivem a participação cidadã, a Escola do Legislativo da Câmara de Pouso Alegre abraçou a causa e iniciou a redação do livro de imediato. Neste mês, o projeto foi lançado para todo o Brasil durante o 24º Encontro Nacional das Escolas do Legislativo e de Contas que aconteceu em Porto Alegre (RS) e reuniu 21 estados brasileiros. O lançamento oficial do projeto foi feito pelo presidente da ABEL Florian Madruga. Segundo ele, o livro escrito na Câmara de Pouso Alegre será lançado em maio de 2015 e já no segundo semestre do ano, as escolas brasileiras devem começar a receber a publicação. 
 
Para o presidente da Câmara de Pouso Alegre, vereador Gilberto Barreiro (PMDB) o alcance nacional que o livro terá é resultado do empenho dos servidores da Câmara de Pouso Alegre e dos investimentos que a Casa faz na Escola do Legislativo. “Nós reconhecemos a importância do trabalho de formação cidadã. É fundamental oferecer à comunidade ferramentas de participação na vida política e nada melhor que incentivar os jovens nessa jornada. É por isso que a Câmara de Pouso Alegre tem um trabalho tão voltado aos jovens com a Escola do Legislativo, que tem trabalhado de forma brilhante com os jovens de Pouso Alegre e agora vai alcançar os jovens de todo Brasil”. 
 
 “Não nos surpreende que a Escola da Câmara de Pouso Alegre tenha essa iniciativa porque Pouso Alegre já é pioneira em várias ações, como o trabalho com jovens escritores, a preparação dos vereadores mirins e jovens e tantos outros projetos que vemos acontecer na cidade. Essa é uma iniciativa louvável, inédita no Brasil e fundamental para os jovens brasileiros”, afirma o presidente da ABEL Florian Madurga, que também é diretor da Gráfica do Senado Federal. 
 
O livro está sendo escrito pela servidora de carreira da Câmara Madu Macedo e conta a com colaboração das servidoras Mônica Fonseca e Tatiana Resende, também da Escola do Legislativo. A diagramação é feita pela assessora Cristiane Reis e revisão gramatical pelo agente cultural Mayke Riceli, ambos do Museu da Câmara. A orientação jurídica é uma colaboração do advogado Geraldo Cunha Neto. 
 
 “Nós sabemos da capacidade e dedicação das nossas servidoras e temos certeza de que o material será muito bem aproveitado pelos adolescentes e jovens de todo Brasil porque o livro foi escrito com muita competência e muito carinho. O livro foi escrito de forma muito didática e irá motivar as crianças e jovens das escolas a ter uma aprendizagem significativa da Constituição”, afirma a presidente da Escola do Legislativo, vereadora Dulcinéia Costa (PV), que também é educadora. 
 
Para a escritora do texto, Madu Macedo, fazer uma releitura da Constituição é uma oportunidade de deixar o jovem mais próximo dos seus direitos e deveres. “É uma alegria enorme pensar que os adolescentes do Brasil todo vão ter seu primeiro contato com a Constituição de uma forma mais leve, mais suave; porque a Constituição para um adolescente tem uma linguagem muito pesada, muito densa, então escrevemos o texto como forma de romance, contando mesmo uma história. Ao escrever, eu ficava imaginando um aluno do Ensino Fundamental lendo nosso livro e entendendo a Constituição. É muito gratificante ver esse livro ser publicado”.  
 
O livro escrito em Pouso Alegre será distribuído aos alunos do Ensino Fundamental. Para os estudantes do Ensino Médio e adultos será preparada uma grade especial, um curso específico sobre a Constituição que as escolas poderão oferecer. O conteúdo também será passado de forma focada na faixa etária de cada grupo tornando a Constituição mais familiar aos estudantes. Para esses dois grupos o estudo deve ser focado nos Direitos Fundamentais. 





Publicado em: 20 de novembro de 2014

Publicado por: Ascom - CMPA

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara homenageia profissionais da enfermagem em Sessão Especial

23 de maio de 2025

Na noite desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma Sessão Especial em homenagem aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do município. A cerimônia foi proposta pelo vereador Miguel Tomatinho do Hospital, também enfermeiro, em reconhecimento ao trabalho e...

Leia Mais



Projeto que cria a Guarda Civil Municipal é aprovado por unanimidade em Regime de Urgência em sessão da Câmara

21 de maio de 2025

O Projeto de Lei que institui a Guarda Civil Municipal foi aprovado por unanimidade em votação única durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre nesta terça-feira (20). A inclusão do projeto na pauta ocorreu após a apresentação de um requerimento de urgência pelo líder do gover...

Leia Mais



REQUERIMENTO PARA SESSÃO ITINERANTE NOS BAIRROS CAJURU, ANHUMAS, FARIAS E IMBUIA É APROVADO

14 de maio de 2025

O Requerimento nº 64/2025, de autoria do vereador Odair Quincote, solicita a realização de uma Sessão Itinerante da Câmara Municipal nos bairros Cajuru, Anhumas, Farias e Imbuia.A proposta justifica-se pela importância de ouvir diretamente a população dessas regiões, levando o Legislativo até as...

Leia Mais



Projeto de Lei sobre Transparência das Emendas Parlamentares é rejeitado

14 de maio de 2025

O Projeto de Lei nº 7987/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que dispunha sobre a obrigatoriedade de publicação trimestral, no Portal da Transparência do Município, das emendas parlamentares indicadas a Pouso Alegre por Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, foi rejeitado em...

Leia Mais



Prorrogação de comissão que apura contratos da DAC Engenharia é aprovada na Câmara

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...

Leia Mais



Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais