Notícias



Câmara aprova Projeto e Emendas referentes ao Orçamento Municipal


Visualize fotos

Na Sessão Extraordinária realizada nesta sexta-feira, 12, foram votadas as Emendas de 01 a 91 ao Substitutivo 002 ao Projeto de Lei nº 665/2014, que estima a receita e fixa a despesa do município de Pouso Alegre para o exercício de 2015. De autoria dos vereadores da Casa de Leis, as Emendas foram aprovadas em única votação. 

Foi votado em seguida o Substitutivo nº 002 ao Projeto de Lei 665/2014, que estima a receita e fixa a despesa do município de Pouso Alegre para o exercício de 2015. A Lei estima a receita e fixa a despesa do Município para o exercício financeiro de 2015, nos termos do art. 165, § 5º, da Constituição Federal, com base na LDO para o exercício financeiro de 2015, compreendendo o orçamento fiscal e da seguridade social, referente aos Poderes do Município, seus fundos, órgãos e entidades da Administração Pública Municipal direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público. O Projeto, de autoria do Executivo, foi aprovado em 2ª votação. 

Foi votada também a Emenda nº 01 ao Projeto de Lei 666/2014, que acrescenta valor ao quadro de subsídios ao Projeto de Lei 666/2014, que autoriza a transferência de recursos às entidades filantrópicas, conveniadas com o município de Pouso Alegre, com atuação na área da educação, obedecidos aos termos estabelecidos na Lei Municipal nº 5442/2014. De acordo com a justificativa, a emenda visa aumentar o valor do Subsídio para as entidades, que realizam relevantes trabalhos sociais à comunidade, das quais se destacam o Centro de Educação Infantil Irmão Alexandre, a Creche Jesus Maria José e a Associação Clube do Menor. Por atender diversas famílias carentes do município, estas entidades necessitam de mais recursos financeiros para dar continuidade ao belíssimo trabalho prestado. De autoria dos vereadores, a emenda foi aprovada em única votação. 

Em seguida foi votado o Projeto de Lei 666/2014, que autoriza a transferência de recursos às entidades filantrópicas, conveniadas com o município de Pouso Alegre com atuação na área da educação (Instituto Filippo Smaldone; Associação Clube do Menor; Educandário Nossa Senhora de Lourdes; Centro de Educação Infantil Irmão Alexandre; Comunidade de Ação Pastoral – CAP; Creche Antonio Rafael Andery; Movimento Social de Promoção Humana; Creche Irmã Esther Parreira; Creche Jesus Maria José; Associação de Pais e Alunos Excepcionais – APAE; Escola Profissional), obedecidos aos termos estabelecidos na Lei Municipal 5442/14. De autoria do Poder Executivo, o Projeto foi aprovado em única votação. 

Ainda foram votadas as Emendas de 01 a 15 ao Substitutivo 001 ao Projeto de Lei 675/2014, que autoriza a concessão de subvenções, auxílios financeiros, contribuições e contém outras providências. De autoria dos vereadores, as Emendas foram aprovadas em única votação. 

Também foi votado o substitutivo 01 ao Projeto de Lei 675/2014, que autoriza a concessão de subvenções, auxílios financeiros, contribuições e contém outras providências. O presente Projeto de Lei tem o objetivo de autorizar a concessão de subvenções e contribuições, nos termos da legislação vigente às diversas entidades, conforme situadas no Município de Pouso Alegre, possibilitando que as mesmas possam cumprir suas finalidades sociais e beneficentes. De autoria do Poder Executivo, o Projeto foi aprovado em 2ª votação.

Foi votado ainda o Substitutivo 1 ao Projeto de Lei 652/2014, que desafeta parte de área institucional situada no loteamento Pousada dos Campos III, autoriza o poder Executivo a formalizar escrituras de permutas com Antonio Donizete Nora, Manoel Torquato Ribeiro, Cleto Faria Costa e o espólio de Rubens Moisés Lopes e dá outras providências. De acordo com a justificativa, através do Decreto número 3.162/2008 os lotes 19 e 40 da Quadra 18, do Loteamento Francisca Augusta Rios (Árvore Grande), foram declarados de utilidade pública, para a finalidade de desapropriação com o objetivo de ampliar a área de preservação da “Árvore Grande”, declarada como monumento natural, conforme art. 230, alínea “d”, da Lei Orgânica Municipal (Disposições Gerais). Ocorre que, até o momento a desapropriação não foi efetivada, ou seja, os proprietários não foram indenizados. Desta forma, ficou entabulado com os proprietários que o Município transferirá os lotes 01 e 02, formados por parte da área institucional do Loteamento Pousada dos Campos III, com área de 240,00m², cada um, em pagamento do valor correspondente aos lotes números 19 e 40, que confrontam com a área onde está situada a “Árvore Grande”. De autoria do Poder Executivo, o Substitutivo foi aprovado em 2ª votação. 

Também foi votado o Projeto de Lei 656/2014, que estabelece política e normas para o Ecocrédito no município de Pouso Alegre, e dá outras providências. O Projeto tem por objetivo incentivar os produtores rurais do município a delimitar dentro de suas propriedades áreas de preservação ambiental, destinadas à conservação da biodiversidade. O incentivo ao produtor consistirá em 20 UFMs por hectare/ano, que será disponibilizado ao produtor 6 (seis) meses após a área ter sido declarada como de preservação ambiental. Poderão, também, pleitear o ECOCRÉDITO os produtores que reflorestarem as margens das estradas vicinais, após a aprovação de projeto técnico da Gerência de Recursos Hídricos, numa faixa de 10 metros adentro de suas propriedades, priorizando o uso de espécies nativas do cerrado, plantas frutíferas, fitoterápicas e paisagísticas, garantindo a diversidade das espécies. O Município incentivará, conforme art. 7º, do Projeto de Lei, o reflorestamento de novas áreas, recuperação das áreas degradadas, assim como o enriquecimento das áreas de preservação ambiental, através da doação de mudas. De autoria do Poder Executivo, o Projeto foi aprovado em 2ª votação. 

Ainda foi votado o Substitutivo 1 ao Projeto de Lei 677/2014, que dispõe sobre criação de vagas para os cargos para de auxiliar de secretaria, auxiliar de serviços, cozinheira, monitor de creche e supervisor pedagógico. Ficam criadas 37 vagas de provimento efetivo, sendo 1 vaga na secretaria, 10 de auxiliar de serviços, 2 de cozinheiro, 2 de cozinheiro, 23 de monitor de creche e 1 de supervisor pedagógico. Os servidores serão aprovados nos concursos públicos números 001/2010 e 003/2010, sendo que todos já estão em atividades, através de designação.  De autoria do Poder Executivo, o Projeto foi aprovado em 2ª votação. 

Ainda foi votado o Projeto de Lei 678/2014, que "altera o disposto no inciso V do art. 38 e anexo 27, da Lei 5.296/2013, para a finalidade de modificar a nomenclatura do cargo em comissão de assistência geral de assuntos jurídicos, na estrutura administrativa do IPREM e dá outras providências". De autoria do Poder Executivo, o Projeto foi aprovado em única votação, mediante pedido do líder do Governo, Wilson Lopes (PV) e aprovado em Plenário. 

Também foi votado o Projeto de Lei 679/2014, que "altera a redação do art. 3º da Lei Municipal n. 2.860/94, modificado pela Lei Municipal n. 4108/2002, que disciplina o poder de polícia na elaboração de vistoria nos estabelecimentos empresariais no município de Pouso Alegre. De acordo com a Justificativa, o objetivo do Projeto é evitar que os estabelecimentos funcionem sem a renovação dos alvarás, causando descontrole para a fiscalização. De autoria do Poder Executivo, o Projeto foi aprovado em única votação, mediante pedido do líder do Governo, Wilson Lopes (PV) e aprovado em Plenário. 

Ainda foi votado o Projeto de Lei 680/2014, que "altera a redação do art. 3º, da Lei Municipal n. 5.329/2013, ficando o parágrafo único transformado em parágrafo primeiro, acrescentando o parágrafo segundo”. De acordo com a justificativa, a alteração visa evitar dar margem para incorreta interpretação, sendo que é princípio previdenciário básico que o salário de benefício previdenciário deve guardar a devida relação com as contribuições realizadas e que a majoração de qualquer benefício não retroagirá no tempo, salvo expressa previsão. De autoria do Poder Executivo, o Projeto foi aprovado em única votação, mediante pedido do líder do Governo, Wilson Lopes (PV) e aprovado em Plenário. 

Por fim, foi votado o Projeto de Resolução 1245/2014, que prorroga o prazo de funcionamento da Comissão Temporária com a finalidade especial de investigar e apurar, para a tomada de posição da Câmara Municipal, quanto as frequentes denúncias contra a administração da Fundação de Ensino do Vale do Sapucaí-FUVS - e dá outras providências. De autoria da Comissão Temporária, o Projeto foi aprovado. 





Publicado em: 12 de dezembro de 2014

Publicado por: Ascom/Câmara

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara homenageia profissionais da enfermagem em Sessão Especial

23 de maio de 2025

Na noite desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma Sessão Especial em homenagem aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do município. A cerimônia foi proposta pelo vereador Miguel Tomatinho do Hospital, também enfermeiro, em reconhecimento ao trabalho e...

Leia Mais



Projeto que cria a Guarda Civil Municipal é aprovado por unanimidade em Regime de Urgência em sessão da Câmara

21 de maio de 2025

O Projeto de Lei que institui a Guarda Civil Municipal foi aprovado por unanimidade em votação única durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre nesta terça-feira (20). A inclusão do projeto na pauta ocorreu após a apresentação de um requerimento de urgência pelo líder do gover...

Leia Mais



REQUERIMENTO PARA SESSÃO ITINERANTE NOS BAIRROS CAJURU, ANHUMAS, FARIAS E IMBUIA É APROVADO

14 de maio de 2025

O Requerimento nº 64/2025, de autoria do vereador Odair Quincote, solicita a realização de uma Sessão Itinerante da Câmara Municipal nos bairros Cajuru, Anhumas, Farias e Imbuia.A proposta justifica-se pela importância de ouvir diretamente a população dessas regiões, levando o Legislativo até as...

Leia Mais



Projeto de Lei sobre Transparência das Emendas Parlamentares é rejeitado

14 de maio de 2025

O Projeto de Lei nº 7987/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que dispunha sobre a obrigatoriedade de publicação trimestral, no Portal da Transparência do Município, das emendas parlamentares indicadas a Pouso Alegre por Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, foi rejeitado em...

Leia Mais



Prorrogação de comissão que apura contratos da DAC Engenharia é aprovada na Câmara

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...

Leia Mais



Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais