Com a finalidade de garantir o acesso à educação para as diversas regiões da cidade, a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou o Projeto (00704/2015), que autoriza a prorrogação do prazo para construção da Escola Estadual "Ana Augusta Garcia de Faria", na Sessão Ordinária desta terça-feira, 2. A Escola, que até então funciona em um local cedido pela Prefeitura Municipal, recebeu, também do Executivo, a doação de um terreno situado no Loteamento Santa Branca, com área de 5.593,00m², para construção da Escola. O Estado, por sua vez, não teve tempo hábil para construção da Escola, que por Lei seria de dois anos. O imóvel está localizado em uma região onde a demanda é grande, necessitando, portanto, da construção de uma escola Estadual. O Projeto foi aprovado, possibilitando a construção da Escola na região. “A Escola Ana Augusta é a única Escola Estadual que não tem sede própria e está localizada em um prédio da Prefeitura Municipal. O Governo Estadual vem, desde 2011, estudando a possibilidade da construção de uma nova sede. A Prefeitura fez a doação de uma área e o tempo se esgotou. Hoje, conseguimos prorrogar o prazo para construção dessa sede que é tão importante para Pouso Alegre”, explicou o presidente Rafael Huhn (PT).
Para promover a interação entre a Câmara Municipal e os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, foi aprovado o Projeto (01253/2015), que institui a Câmara Pré-mirim. Através deste projeto os alunos do programa “Câmara Pré-Mirim” manifestarão suas idéias, apresentarão suas propostas e reivindicações dentro desta Casa de Leis, dando-lhes também, a possibilidade de compreender melhor a importância do legislativo e das atividades desempenhadas pelos vereadores.
Também foi aprovado em 2ª votação (00702/2015), o Projeto que autoriza a abertura de crédito especial, no valor de R$ 183 mil, para aquisição de computadores interativos com Recurso do Plano de Ações Articuladas, para a Secretaria Municipal de Educação. Também de abertura de crédito especial, o Projeto (00703/2015), desta vez no valor de R$ 60 mil, será destinado para aquisição de equipamentos esportivos para implantação de três academias ao ar livre, conforme recurso que será transferido pelo Estado de Minas Gerais.
Com a finalidade de reforçar a segurança em instituições bancárias da cidade, foi aprovado em 2ª votação, o Projeto de Lei (07128/2015), que obriga os bancos da cidade a instalarem tapumes, biombos ou estruturas similares em suas agências e postos de atendimento, impedindo a visualização, pelos demais clientes, das operações financeiras realizadas, de autoria do vereador Paulo Valdir (PSL). O tapume, que deverá ter no mínimo 1,80 metro de altura, dará mais segurança e privacidade para os clientes, tendo em vista o crescente número de assaltos nas instituições bancárias. O vereador Adriano da Farmácia (PTN), apresentou uma emenda estendendo a obrigatoriedade às casas lotéricas, onde os clientes ficam totalmente expostos ao realizarem suas operações financeiras, que também foi aprovada.
Com a finalidade de apoiar o Projeto cultural Ritos, que levará sua arte para a exposição temporária no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça, o Projeto 00705/2015 foi aprovado. O Projeto Ritos foi realizado em Pouso Alegre, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e contemplou uma mostra de artes plásticas concebidas por três artistas de Pouso Alegre, Maria de Fátima Dutra, Maria Eunice dos Reis e Henrique Monteiro de Menezes.
Por fim, foi aprovado o Requerimento do presidente da Casa Rafael Huhn, solicitando informações sobre a frota de veículos escolares e respectivas linhas escolares do município de Pouso Alegre.
Homenagem
À pedido do vereador Wilson Lopes (PV), a Câmara Municipal homenageou os integrantes da nova chapa da Associação dos Comerciantes do Mercado Central de Pouso Alegre. Fundada em 2004, A Associação dos Comerciantes do Mercado Central de Pouso Alegre tem como objetivos: Defender os interesses jurídicos, administrativos, econômicos e sociais das classes que congrega, além de dar suporte a seus associados nas áreas comercial, financeira, administrativa, jurídica e publicitária. A Associação acaba de eleger para o biênio 2015/2016 sua nova diretoria tendo à frente o presidente Antônio Raimundo Ferreira. A chapa foi eleita por unanimidade, o que comprova o compromisso o bom atendimento à todo associado da entidade.
Tribuna livre
Representando os comerciantes da Rua Adolfo Olinto, Marília Bernardi Medau falou na Tribuna sobre o projeto piloto para a revitalização da Rua, intitulado Adolfo Olinto Open Mall, shopping a céu aberto e pediu apoio aos vereadores.