Descartar entulhos, móveis e objetos inutilizados em locais adequados, que não causem degradação à natureza. Com esse propósito, foi aprovado na Sessão Ordinária desta terça-feira, 23, em 1ª votação, o Substitutivo 1 ao Projeto de Lei 7136/2015, de criação de Ecopontos na cidade. A implantação dos Ecopontos em áreas públicas de Pouso Alegre serão destinados para o descarte voluntário pela população de entulhos de obras e bens inservíveis, tendo por objetivo contribuir com a limpeza pública e melhorar a qualidade de vida do cidadão pousoalegrense.
De acordo com a autora, a vereadora Dulcinéia Costa, com a implantação dos Ecopontos, a população terá um local específico para o descarte dos materiais obsoletos e deixarão de jogar o lixo em locais impróprios, como calçadas, canteiros centrais, rotatórias e áreas públicas, o que significa mudança de comportamento, melhor qualidade de vida, menos riscos à saúde e preservação do meio ambiente.
Um Projeto de grande repercussão, que trará grandes benefícios para Pouso Alegre, foi aprovado em 2ª votação durante a Sessão. O Projeto 701/2015, autoriza a concessão ou parceria público-privada para construção, operação, exploração comercial e manutenção do aeroporto internacional de cargas e passageiros de Pouso Alegre. Uma emenda foi apresentada pelo vereador Braz Andrade (PPS) prevê que a garantia prevista no § 3º somente poderá ocorrer após a aquisição do terreno novo do Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros, por parte do concessionário, representando área mínima de 5.000.000m², devendo ser homologado pelo Poder Executivo o Plano de Investimento quanto aos recursos aportados (vide materia especial no site).
Foram aprovados também o Projeto 7141/2015, onde passa a denominar-se Rua Pastor Joaquim Augusto Fernandes a atual Rua 17, que tem início na Avenida Jésus da Conceição Paschoal e término na Rua Aparecida Costa Curiel, no Bairro Pão de Açúcar e o Requerimento 39/2015, referente a informações de transporte de atletas e equipe para a participação em competições.
Homenagem
No início da Sessão, a Câmara Municipal prestou uma homenagem ao professor de educação física e triatleta César Augusto Costa Rodrigues, por indicação do presidente Rafael Huhn (PT) e ao jovem, futuro publicitário Gabriel Zorzi, por indicação da Mesa Diretora.
Superar desafios e vencer os limites do próprio corpo. Assim são as provas do IRONMAN, a maior prova de triatlon do mundo. Em 2014, após três anos de treinamento em competições olímpicas, o professor de educação física e triatleta César Augusto Costa Rodrigues participou pela primeira vez. Na competição, os atletas nadaram 3,8 quilômetros em mar aberto, depois mais 180 quilômetros de ciclismo e finalizam com uma corrida de 42,2 quilômetros. No IronMan deste ano, Carlos Cesar superou o tempo do ano passado, conquistando a centésima vigésima segunda posição entre dois mil atletas nacionais e internacionais. “Ser um Ironman é mais do que praticar um esporte. É um estilo de vida. É uma marca pessoal. Dá uma sensação de poder, de força e garra. A nossa concepção muda: aquilo que era longe se torna mais perto, aquilo que era difícil se torna fácil, aquilo que era impossível agora é realidade”, afirmou.
Mudar a concepção de uma pessoa sobre um produto ou um tema. Assim é a publicidade. E para descobrir novos talentos na área da comunicação, é realizado, todos os anos, no Brasil, o “Prêmio Universitário Internacional de Gramado”. A competição de caráter exclusivamente cultural, teve, este ano, como tema a Prevenção às Drogas. A distinção teve como foco conscientizar os jovens sobre o uso e abuso de entorpecentes e foi inspirada no trabalho desenvolvido pela Cruz Vermelha Brasileira. No Prêmio deste ano, o jovem pouso-alegrense Gabriel Zorzi conquistou o ouro, ao lado do colega Eduardo Arantes na Categoria Gráfica, tema "As Drogas acabam com seus planos".
Confira as fotos: https://www.flickr.com/photos/camaradepousoalegre/sets/72157652680741994