Trinta anos de informação, entretenimento, músicas, orações e serviços públicos aos pouso-alegrenses. Por esses e muitos outros motivos, a Câmara Municipal de Pouso Alegre homenageia a Rádio Difusora em uma Sessão Especial realizada nesta quinta-feira, 25 de junho. Durante a noite, serão homenageados ex-diretores e o funcionário mais antigo da Rádio, representando todos os funcionários.
O presidente da Casa de Leis, Rafael Huhn (PT) afirma que é um orgulho homenagear este importante veículo de comunicação, contribuindo com a história de Pouso Alegre. “A Rádio Difusora completa 30 anos de historia, contribuindo para o exercício da transparência, da comunicação e da divulgação de todos os fatos que acontecem no município, podendo ser considera um grande patrimônio para a população de Pouso Alegre. O que seria de nossa cidade sem os serviços de informação que a rádio presta para cada cidadão. Parabéns pelos 30 anos! Para a Câmara Municipal é um orgulho fazer essa homenagem a este importantíssimo veículo de comunicação”, ressalta.
A Rádio Difusora de Pouso Alegre foi fundada pelo jornalista Milton Lucca de Paula e inaugurada no dia 9 de março de 1985. Bastante popular, a emissora tinha uma programação voltada para o entretenimento e a informação. Nos programas de entretenimento, o destaque eram as músicas pop e sertaneja. No setor informativo, foi criado o Jornal da Difusora, um dos primeiros programas da emissora que está presente até hoje na programação da Rádio.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em assembléia geral, preocupada com a evangelização dos católicos, incentivou os bispos a investirem no setor de comunicação. Dom João Bergese, no ano de 1993, adquiriu a Rádio Difusora de Pouso Alegre como mais um meio de comunicação da Arquidiocese a serviço da evangelização, tendo como mantenedora a Fundação São José do Paraíso.
Em 1 de dezembro de 1993, o presidente da Fundação São José do Paraíso, o Reverendíssimo Pe. Braz Tenório Rocha nomeou como primeiro diretor da emissora o Pe. Nelson Pereira Rosa, que foi o grande incentivador da aquisição da Rádio Difusora e implantou o Clube dos Sócios. Em 03 de maio de 2000, Pe. Jésus Andrade Guimarães assumiu a direção da Rádio Difusora priorizando pela profissionalização dentro da emissora. Em 11 de fevereiro de 2003, Côn. Mauro Morais assumiu a direção, com uma administração enfatizada no trabalho a serviço da evangelização. Em 23 de fevereiro de 2015, Padre Omar Aparecido de Siqueira assumiu a direção, com o objetivo de trabalhar incessantemente pela evangelização e pela comunicação de qualidade. “O evento é um sinal de reconhecimento do poder público com a Rádio Difusora, pelo trabalho que estamos produzindo e gerando frutos, destacando o nosso empenho diário. Agradeço a Câmara Municipal por esse reconhecimento e pela homenagem”, ressaltou Padre Omar.
Hoje, compõem a grade da emissora, os programas: Som da Viola, Coração Sertanejo, Bom dia Cidade, Show da Manhã, Jornal da Difusoa, Clube dos Sócios, A Tarde é Nossa, A Alegria está no Ar, Entardecer no Sertão, Canções que a Vida Escreveu, Com a Mãe Aparecida, Sábado Sertanejo, Estação Difusora, Canta Brasil, Sertão Brasileiro, Tempo de Pentecostes, Rancho do Rancheiro, Recados e Canções, além dos boletins informativos, orações e transmissões ao vivo ao longo do dia.
“A Rádio Difusora é uma emissora que está presente na vida de seus ouvintes levando entretenimento por meio de sua programação descontraída e com linguagem simples e clara. A rádio também tem o relevante papel de levar até o ouvinte informação de maneira ética e com credibilidade. Além disso, através de sua programação religiosa oferece ao ouvinte uma espiritualidade cristã com a finalidade de tornar mais serena a vivência do dia-a-dia. É um local de ambiente familiar e acolhedor e ao mesmo tempo uma empresa responsável que atua com seriedade e compromisso junto aos seus anunciantes”, destaca Nelma Pascoal, gerente da Rádio Difusora.