O reconhecimento pelo trabalho prestado em prol dos mais necessitados foi exaltado pela Câmara Municipal de Pouso Alegre. Como forma de homenagear as entidades beneficentes e seus voluntários, a Casa de Leis realizou, no último dia 17, uma Sessão Especial em comemoração ao Dia do Voluntariado.
O dia nacional do Voluntário foi instituído pela Lei número 7.352 de 28 de agosto de 1985, pelo então presidente da República, José Sarney. A data reconhece e destaca o trabalho das pessoas que doam tempo, trabalho e talento, de maneira voluntária, para causas de interesse social e para o bem da comunidade.
Cada vereador indicou uma pessoa ou uma entidade para receber uma homenagem. Conheça um pouco sobre os homenageados indicados.
Berilo de Arvelos Rangel recebeu a homenagem do vereador Adriano da Farmácia, pelo trabalho voluntário que realizou junto a diversas entidades e, atualmente pelo tempo dedicado à entidade Irmão Alexandre e Pastoral de Rua oferecendo mamitex aos andarilhos e sem teto da cidade.
Paulo César Romero Júnior recebeu a homenagem do vereador Ayrton Zorzi, por seu trabalho como professor voluntário de Kung Fu desde o ano de 2009 na Associação Projeto Vida, entidade voltada à execução de projetos sociais sem fins lucrativos no bairro São Geraldo, onde, durante as aulas o aluno vivencia situações que o levam a perceber que a agressividade não é a melhor forma para solucionar seus problemas.
Adriana Ferreira Beraldo foi a homenageada do vereador Braz Andrade por seu trabalho como voluntária independente e auxílio a diversas entidades da cidade arrecadando fraldas, leite especial para famílias carentes e auxílio no setor de oncologia do Hospital Samuel Libânio.
Cléber Campos foi o homenageado vereadora Dulcinéia Costa a homenagem por seu trabalho como voluntário há mais de 50 anos iniciado na cidade mineira de Prado e hoje atuando junto à sociedade São Vicente de Paulo acompanhando as famílias carentes, oferecendo assistência material e espiritual.
Jairo Mendonça Bernardo recebeu a homenagem do vereador Flávio Alexandre por seus trabalhos junto à Associação de Promoção do Menor, a creche do bairro Foch, onde atua como voluntário em eventos para arrecadação de fundos para custeio da entidade há 12 anos.
Maria Aparecida Carvalho Silva foi homenageada pelo vereador Gilberto Barreiro por seus 20 anos de trabalho como coordenadora do Movimento da Solidariedade na Paróquia de Fátima que atende mais de 180 famílias ao mês.
Wellington da Silva Teófilo recebeu do vereador Hamilton Magalhães a homenagem por seus trabalhos como voluntário junto à Associação de Caridade de Pouso Alegre, que mantém o Asilo Betânia da Providência e o Educandário Nossa Senhora de Lourdes, onde presta serviço há cinco anos.
O Grupo Francisco de Assis de Proteção aos Animais recebeu homenagem do vereador Hélio da Van pelo trabalho que vem desenvolvendo em Pouso Alegre na proteção aos animais de rua, onde, um ano de atividade auxiliou na adoção de cerca de 200 animais e inúmeros resgates de animais de rua, promoção de eventos sobre posse responsável e 150 castrações foram realizadas com ajuda do grupo.
Paulo Nogueira recebeu do vereador Ney Borracheiro a homenagem por seus trabalhos voluntários como professor de judô em algumas entidades, entre elas APAE, CAIC do Árvore Grande, e há quatro anos prestando atendimento no Instituto Filippo Smaldone.
Ana Elisa Alves de Paula foi a indicada da vereadora Lilian Narbot Siqueira por seu trabalho voluntário junto aos pacientes familiares do setor de oncologia do Hospital Samuel Libânio.
Maria Ivone da Fonseca Venâncio recebeu a homenagem do vereador Mário de Pinho por seu trabalho voluntário junto à paróquia do Bairro São Geraldo e Sociedade São Vicente de Paulo, pois acredita que a fé sem obras é morta, por isso decidiu auxiliar às famílias de baixa renda tanto no campo espiritual como no material.
Rita de Cássia da Costa recebeu do Mauricio Tutty a homenagem por seus mais de 25 anos dedicados ao trabalho voluntário prestados a entidades como ACAMPA que trabalha com a reciclagem e coleta seletiva de lixo e Projeto Social “Caminhos da Luz” no bairro Cidade Jardim onde através de atividades físicas e culturais procura ajudar no engrandecimento de todos os envolvidos.
S.O.S. Fraldas Descartáveis recebeu a homenagem do vereador Dr. Paulo pelo trabalho desenvolvido pela entidade ao longo de 17 anos de atividades auxiliando os mais necessitados com suas doações a asilos, adultos carentes e creches.
Maria Nazareth de Souza Santos para foi a homenageada do presidente Rafael Huhn, por seus mais de 16 anos de intensos trabalhos voluntários prestados a entidades como Casa de São Rafael e há 10 anos na paróquia de Fátima.
Casa Claret da Pastoral Social, da paróquia do Imaculado Coração de Maria receberam do Wilson Tadeu Lopes a homenagem pela excelência dos serviços prestados pela Casa Claret, onde cerca de 25 voluntários atendem uma demanda mensal de 10 medicamentos para aproximadamente 5 mil pessoas cadastradas, além da doação de roupas e alimentos.
Em nome dos homenageados, Paulo da Silva Nogueira Silva falou do trabalho realizado pelos voluntários, que sem nada em troca se colocam à disposição da sociedade e recebem a melhor remuneração: a amizade. “A pessoas que como eu são voluntários aprendem mais do que ensinam. Nós somos gratos por sermos voluntários. Por podermos aprender o que é o Brasil. Por aprender a ser doar. É uma lição de amor onde você se doa e recebe muito mais do que consegue dar”, destacou.
O vereador Hélio da Van, autor da proposição que originou a Sessão Especial em Comemoração ao Dia dos Voluntários, falou em nome dos vereadores. “A Promoção da solidariedade deveria ser o objetivo de todas as pessoas que habitam este planeta. Infelizmente não é assim. Algumas pessoas são especiais, como vocês, homenageados nesta noite, que atingem um estágio superior do seu ser e praticam ações solidárias e fazem sua parte nesta passagem efêmera. Não importa por quem ou pelo que lutamos, se por homens ou pelos animais. O que importa é que existem no mundo, os chamados voluntários, que dedicam grande parte de suas vidas para amenizar o sofrimento daqueles que precisam. Que muitas vezes abdicam do pouco tempo que tem pra si, no desenvolvimento de ações por um futuro melhor. O Voluntário é um ator social, um agente de transformação, um doador de tempo e de conhecimento. Com suas ações transformam vidas. E qual a recompensa? Um sorriso, um olhar, o choro de felicidade, a eterna gratidão. Vocês são os heróis anônimos de nossa sociedade”, ressaltou em sua fala.
O presidente da Casa, Rafael Huhn, encerrou os discursos da noite destacando a importância que a poesia tem em sua vida, citando a fala de Cora Coralina: ‘Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida. Se for para semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade’. “O que nutre o voluntariado? Ele é nutrido pela vocação de fazer o bem, da corrente do amor. Sem a essência do amor, não há a essência da vida. Porque a vida foi criada para que possamos compartilhar as diferentes formas de amor. Para mim, solidariedade é diferente de caridade. A caridade é vertical, nos coloca de modo superior aquele que está recebendo a nossa ajuda. Já a solidariedade é horizontal, nos coloca ao lado de quem que está precisando de alguma contribuição. A Câmara se orgulha muito por poder fazer esse gesto tão pequeno perante ao tamanho do trabalho realizado em prol dos outros em nossa cidade”, encerrou o presidente.