Notícias



Câmara aprova criação da Autarquia Municipal de Trânsito


Visualize fotos

Com o intuito de possibilitar mais agilidade na prestação dos serviços públicos no trânsito e transporte de Pouso Alegre, foi aprovado na Sessão Ordinária desta terça-feira, 22, o Projeto 728. O Projeto dispõe sobre a extinção da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e a criação da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Pouso Alegre, ‘PA TRANS’. Com a aprovação, o setor terá autonomia financeira e administrativa, podendo gerir de forma mais eficiente seus próprios recursos, seu quadro de pessoal, executando, portanto, de forma mais direta suas ações de fiscalização, engenharia, educação no trânsito e demais atividades pertinentes. A mudança contribuirá com o desempenho das funções do setor e melhoria do atendimento das demandas da população. O Projeto, de autoria do Executivo, teve voto contrário do vereador Hélio da Van (PT) e precisa ainda da 2ª votação para ser sancionado. 
Por questão de saúde e segurança pública, os vereadores aprovaram o Projeto 726, que dispõe sobre remoção de veículos abandonados em via pública no município, na Sessão Ordinária desta terça-feira, 15. O Projeto visa regulamentar um problema antigo do município, causado pelos veículos abandonados em via pública. Em Pouso Alegre, são inúmeros casos, ocasionando reclamações dos moradores da proximidade, bem como risco à saúde, pois devido ao abandono, o local torna-se depósito de lixo, área de prostituição e uso de drogas. Outro ponto relevante é o fato de acumular água parada, que certamente atrai insetos transmissores de diversas doenças, incluindo a Dengue. A segurança dos pedestres também é um ponto importante, já que em alguns casos, os veículos são utilizados como emboscadas para assaltos e muitas vezes atrapalham o trânsito da cidade, por pararem em locais inadequados. De autoria do Executivo, o Projeto foi aprovado em sua 2ª votação.
Ainda foi aprovado em 1ª votação, o Projeto 720, que altera sua redação. O objetivo do Projeto é classificar os empreendimentos que necessitam de efetuarem o Estudo de Impacto de Circulação e Estudo de Impacto de Vizinhança, para estabelecimentos comerciais, que exercem suas atividades depois da 22 horas.
Também foi votado o Projeto 7167, que tem por finalidade tornar de utilidade pública a Associação Albergue Espiritualista Caminho Verdade e Vida, por ser seu trabalho na área espiritual e ajuda ao próximo. O Projeto é de autoria do vereador Gilberto Barreiro (PMDB). 

Por fim, foi votado o Projeto 7156, que denomina Rua Maria Rita Ribeiro, a atual Rua Nova, no bairro São Geraldo, que tem início na esquina da Rua Sapucaí e término na esquina da Rua Joaquim Benedito de Paula.

Praça Livre
 
A fim de regulamentar a realização de pequenos eventos artísticos e culturais sem fins lucrativos em praças da cidade, foi votado o Substitutivo 1 ao Projeto 7145. Intitulado de 'Praça Livre', o Projeto foi apresentado na Câmara Municipal pelo presidente Rafael Huhn (PT) e pretende tornar livre a realização de eventos de pequeno porte com duração de até quatro horas. O movimento começou no segundo semestre do ano passado e voltou a ganhar forças nas redes sociais depois que o projeto de lei retomou sua tramitação na Câmara, com a realização diversas reuniões. A comunidade 'Praça Livre' conta com 430 opções de curtir e centenas de fotos de artistas e simpatizantes declarando apoio à causa.
Produtores culturais, artistas, associações e movimentos urbanos se reuniram, recentemente, com a Comissão Permanente de Cultura, Educação, Esporte e Lazer (Cecel). O encontro marcou o início das discussões em torno do projeto. Em suas falas, os representantes de movimentos e associações ligados à cultura urbana deixam claro o estigma que essas manifestações artísticas carregam. A censura parte, na maioria das vezes, segundo eles, da vizinhança próxima às praças.
Alguns enxergam no conflito, um confronto de classes e ideologia. Ismael Siqueira, da Associação de Skate e Hip Hop de Pouso Alegre, a ASHPA, reclama que parte dos moradores que moram próximos das praças discordariam das atividades culturais “por questão de gosto pessoal” e “acabam cerceando a realização, sobretudo quando ela é ligada à crítica social e à periferia”.  Para ele, o preconceito leva algumas pessoas a associarem atividades artísticas e culturais de alguns segmentos com a marginalidade e atividades ilícitas. Mas, na opinião de Ismael, as atividades ilícitas ocorrem de maneira silenciosa, nas sombras e o ato de ocupar as praças com atividades culturais é, pelo contrário, uma forma de afastar as atividades criminosas.
Para o vereador Rafael Huhn, uma das distorções em torno da discussão é que muitos moradores enxergam as praças como uma extensão de seus condomínios. Em sua análise, a expedição de alvarás para as manifestações artísticas e culturais nos espaços públicos deveria ser uma exceção, não uma regra. No entanto, para o vereador, a regulamentação é uma necessidade para mediar o conflito e garantir que atividades culturais legítimas tenham o seu espaço, respeitando as regras de civilidade e boa convivência com a comunidade no entorno das praças.
Com engajamento marcante na cultura Hip Hop durante os anos de 1990 em Pouso Alegre, o presidente da Cecel, o vereador Maurício Tutty (PROS) criticou o intervencionismo do Estado nas atividades culturais. Para ele, o papel do poder público é o de incentivar essas atividades e não tentar controlá-las. O vereador lembra, no entanto, que historicamente a cultura de rua, com origem na periferia, é estigmatizada. Nesse contexto, a regulamentação para o desempenho das atividades passa a ser uma garantia de que elas não sofrerão restrições.
Os vereadores Braz Andrade (PPS) e Ney Borracheiro (PPS), integrantes da Cecel, defendem a ampliação do debate. Para eles, é fundamental que haja espaço garantido para as manifestações culturais e toda a sua diversidade. Na análise dos parlamentares também é positivo o engajamento dos setores diretamente ligados à causa para estabelecer o diálogo com a população.
 
Homenagem 
 
No início da Sessão, o Colégio São José foi homenageado pela participação na Copa do Brasil de Natação, disputada na cidade de Juiz de Fora. Esta foi a segunda edição de âmbito nacional para atletas não-federados de todo o país, com a presença de varias equipes dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A homenagem foi um pedido do vereador Flávio Alexandre (PR). 

Confira as fotos:  https://www.flickr.com/photos/camaradepousoalegre/albums/72157658592632880





Publicado em: 23 de setembro de 2015

Publicado por: ASCOM

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara homenageia profissionais da enfermagem em Sessão Especial

23 de maio de 2025

Na noite desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma Sessão Especial em homenagem aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do município. A cerimônia foi proposta pelo vereador Miguel Tomatinho do Hospital, também enfermeiro, em reconhecimento ao trabalho e...

Leia Mais



Projeto que cria a Guarda Civil Municipal é aprovado por unanimidade em Regime de Urgência em sessão da Câmara

21 de maio de 2025

O Projeto de Lei que institui a Guarda Civil Municipal foi aprovado por unanimidade em votação única durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre nesta terça-feira (20). A inclusão do projeto na pauta ocorreu após a apresentação de um requerimento de urgência pelo líder do gover...

Leia Mais



REQUERIMENTO PARA SESSÃO ITINERANTE NOS BAIRROS CAJURU, ANHUMAS, FARIAS E IMBUIA É APROVADO

14 de maio de 2025

O Requerimento nº 64/2025, de autoria do vereador Odair Quincote, solicita a realização de uma Sessão Itinerante da Câmara Municipal nos bairros Cajuru, Anhumas, Farias e Imbuia.A proposta justifica-se pela importância de ouvir diretamente a população dessas regiões, levando o Legislativo até as...

Leia Mais



Projeto de Lei sobre Transparência das Emendas Parlamentares é rejeitado

14 de maio de 2025

O Projeto de Lei nº 7987/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que dispunha sobre a obrigatoriedade de publicação trimestral, no Portal da Transparência do Município, das emendas parlamentares indicadas a Pouso Alegre por Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, foi rejeitado em...

Leia Mais



Prorrogação de comissão que apura contratos da DAC Engenharia é aprovada na Câmara

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...

Leia Mais



Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais