Notícias



Câmara realiza Sessões Extraordinárias para encerrar trabalhos do ano


Visualize fotos

Na noite desta terça-feira, 22, foram realizadas duas Sessões Extraordinárias para votação de projetos de grande relevância para o município. 

Com a finalidade de dar continuidade aos trabalhos que já vem sendo realizados, sem a necessidade de causar interrupções e, consequentemente, prejuízos para a população, foi aprovado, em 2ª votação, o projeto de Lei 732/2015. A proposta visa a prorrogação de contratos e designações para os cargos de monitor de creche, auxiliar de serviço, cozinheira, assistente administrativo, inspetor de alunos, supervisor pedagógico II, orientador educacional II, professor P II, professor de educação artística, professor P III em VI, todos da rede municipal de ensino. De acordo com o Projeto, para a realização de concurso há necessidade de adotar vários procedimentos, dentre eles, submeter o edital à apreciação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, o que demanda um bom tempo, pois, todos os municípios precisam enviar os editais. Como trata-se de serviços que não podem ser interrompidos, o Projeto visa autorizar, de forma excepcional, os contratos e as designações. 

Inserir uma nova modalidade esportiva na estrutura curricular de Educação Física no ensino Fundamental de Pouso Alegre. É o que prevê o Projeto de Lei 7118/2015, de autoria do vereador Rafael Huhn (REDE). Com a aprovação do Projeto, o futebol americano passa a integrar a grade curricular do ensino fundamental na rede pública municipal, apresentando uma nova possibilidade de prática esportiva entre os alunos. “Para nosso mandato, apoiar iniciativas como a do Futebol Americano e do Pouso Alegre Gladiadores é um privilégio. Hoje nós marcamos mais do que um gol, mas um touchdown histórico para Pouso Alegre, Minas e para o Brasil”, destacou o vereador propositor do Projeto, que foi aprovado em 2ª votação. 

Ainda foi aprovado, em 1ª e 2ª votações, o Projeto de Lei 731/15, que dispõe sobre desafetação e afetação de áreas públicas, para finalidade de regularização do Loteamento Boa Vista. O Loteamento foi aprovado através do Projeto de Lei n. 671/1961, portanto, muito antes do atual ordenamento jurídico nacional, no que se refere ao parcelamento do solo, instituído pela Lei Federal n. 6.766/79. Por outro lado, na ocasião em que o referido Loteamento foi aprovado, na Região não existia o loteamento João Paulo II que é completamente implantado, com toda a infraestrutura e com construções já consolidadas, portanto, um loteamento já totalmente constituído. Ocorre que, o Loteamento Boa Vista não foi implantado, embora devidamente projetado. Os proprietários pretendem implantar o Loteamento, porém, há necessidade de adoção medidas urbanísticas e de trânsito, no sentido de identificar novos traçados para as vias públicas e novas áreas públicas. Para tanto, serão desafetadas parte de 12 (doze) áreas públicas (vias públicas e a Praça Sul de Minas) e afetadas 4 (quatro) áreas, sendo uma delas o Espaço Livre de Uso Público (ELUP), conforme memoriais descritivos e mapas, que seguem anexos a este Projeto de Lei.  Coma desafetação e afetação de áreas, novos lotes serão criados e outros serão extintos, para a finalidade de proceder regularmente o registro do loteamento no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Pouso Alegre. Ao todo será desafetada uma área de 5.636,00m² e afetada uma área de 7.218,00m².

Também foi aprovado, em 1ª e 2ª votações, com 12 votos favoráveis, o Projeto 759/15, que autoriza doação do imóvel que menciona à Sociedade Empresária Construtora PA LTDA, que ampliará suas atividades, sendo que fará um investimento de R$ 2 milhões, com a geração de 35 empregos diretos e aproximadamente 20 indiretos. Para viabilizar a construção de sua sede a empresa adquiriu dois terrenos situados no Loteamento denominado ALA I, lotes 16 e 17, da Quadra “B”, entretanto, há uma faixa de terreno de oito metros por 56,10m limítrofe ao lote 17, adquirido pela Empresa. O representante da empresa solicitou a doação da faixa de terreno que mede 500,00m², para melhor aproveitamento dos lotes que foram adquiridos. 

Também foi aprovado, em 1ª e 2ª votações, o Projeto de Lei 7195/15, que acrescenta os parágrafos 1º e 2º ao art. 1º da Lei Municipal nº 4.656/2008, que dispõe sobre o pagamento do benefício denominado “cartão alimentação” aos servidores da Câmara Municipal de Pouso Alegre e dá outras providências, de autoria da Mesa Diretora. De acordo com o Projeto, o valor do benefício de que trata o caput deste artigo poderá ser creditado na folha de pagamento dos servidores da Câmara Municipal de Pouso Alegre em caso de descumprimento, pela empresa contratada, do contrato de administração do cartão-alimentação.

O Projeto de Lei 7189/15, que declara de utilidade pública municipal a “Associação dos Moradores dos Bairros Olaria e Maçaranduba (AMBOM), também foi aprovado em 1ª e 2ª votações. De acordo com o Projeto, autoria do vereador Wilson Lopes, a Associação dos Moradores dos Bairros Olaria e Maçaranduba, trabalha para o desenvolvimento da agropecuária, contribuir para o bem-estar social da população e da comunidade, unindo esforços e, assim, oferecendo melhor qualidade de vida para a comunidade.

O Projeto de Resolução 1259/15, que cria o Núcleo de Estudos Econômicos e Estatísticas da Câmara Municipal de Pouso Alegre – NEPA, de autoria da Mesa Diretora, foi reprovado pelos vereadores. 

Também foram votados os Projetos de Lei 7192/15, que dispõe sobre denominação de logradouros públicos, do vereador Hélio da Van: Passa a denominar-se Rua Carolina Maria de Jesus a atual Rua 06, com início na Rua João Bueno Vasconcelos, no bairro Colina Verde; Passa a denominar-se Rua João Gabriel Botelho a atual Rua 7, que tem início na Rua João Bueno Vasconcelos, no bairro Colina Verde; Passa a denominar-se Rua Giorgio Angelo Leone a atual Rua 9, que tem início na Rua da Colina, no bairro Colina Verde.

Foi aprovado em 1ª votação, o substitutivo nº 01 ao Projeto de Lei nº 735/15 estima receita e fixa despesa do município de Pouso Alegre para o exercício de 2016, de autoria do Poder Executivo. A Lei estima a receita e fixa a despesa do Município para o exercício financeiro de 2016, nos termos do art. 165, § 5º, da Constituição Federal, com base na LDO para o exercício financeiro de 2016, compreendendo o orçamento fiscal e da seguridade social, referente aos Poderes do Município, seus fundos, órgãos e entidades da Administração Pública Municipal direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público. 

Durante a Sessão também foi votado o Documento encaminhado pelos Vereadores Adriano da Farmácia, Braz Andrade, Flávio Alexandre, Hamilton Magalhães, Ney Borracheiro, Lilian Siqueira, para apresentar recurso ao Plenário da Câmara Municipal, requisitando a nulidade da decisão que desclassificou a Chapa 1, a nulidade da eleição da Chapa 2, a convocação de nova Sessão para renovação da Mesa Diretora, entre outros pedidos. O recurso foi reprovado.

Nesta quarta-feira, 23, a Câmara realizará ainda mais duas Sessões Extraordinárias para votação dos Projetos restantes, às 18h e 19h, respectivamente. 






Publicado em: 22 de dezembro de 2015

Publicado por: ASCOM

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara homenageia profissionais da enfermagem em Sessão Especial

23 de maio de 2025

Na noite desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma Sessão Especial em homenagem aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do município. A cerimônia foi proposta pelo vereador Miguel Tomatinho do Hospital, também enfermeiro, em reconhecimento ao trabalho e...

Leia Mais



Projeto que cria a Guarda Civil Municipal é aprovado por unanimidade em Regime de Urgência em sessão da Câmara

21 de maio de 2025

O Projeto de Lei que institui a Guarda Civil Municipal foi aprovado por unanimidade em votação única durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre nesta terça-feira (20). A inclusão do projeto na pauta ocorreu após a apresentação de um requerimento de urgência pelo líder do gover...

Leia Mais



REQUERIMENTO PARA SESSÃO ITINERANTE NOS BAIRROS CAJURU, ANHUMAS, FARIAS E IMBUIA É APROVADO

14 de maio de 2025

O Requerimento nº 64/2025, de autoria do vereador Odair Quincote, solicita a realização de uma Sessão Itinerante da Câmara Municipal nos bairros Cajuru, Anhumas, Farias e Imbuia.A proposta justifica-se pela importância de ouvir diretamente a população dessas regiões, levando o Legislativo até as...

Leia Mais



Projeto de Lei sobre Transparência das Emendas Parlamentares é rejeitado

14 de maio de 2025

O Projeto de Lei nº 7987/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que dispunha sobre a obrigatoriedade de publicação trimestral, no Portal da Transparência do Município, das emendas parlamentares indicadas a Pouso Alegre por Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, foi rejeitado em...

Leia Mais



Prorrogação de comissão que apura contratos da DAC Engenharia é aprovada na Câmara

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...

Leia Mais



Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais