A Câmara Municipal de Pouso Alegre homenageou as mulheres na sessão desta terça-feira, 12, em comemoração ao seu mês. Além de um café especial servido às presentes, foi entregue pela primeira vez o título “Mulher-Cidadã”, honraria destinada a uma mulher de destaque social, cultural ou educacional da cidade. A presidenta Dulcinéia Costa (PV) pronunciou belas palavras em homenagem à Terezinha Maria Fernandes Bender, escolhida pelos vereadores para representar as mulheres pousoalegrenses. O vereador Flávio Alexandre (PR) parabenizou a homenageada em nome da Comissão que a elegeu, composta também pelos vereadores Paulo Valdir (PSL), Nei Borracheiro (PPS), Rafael Huhn (PT) e Hamilton Magalhães (PTB).
O vereador Paulo Valdir (PSL), integrante da comissão, disse que Terezinha, além de representar todas as mulheres pouso-alegrenses, representa também as professoras, as quais todos tiveram para sua educação e formação. “O nome de Terezinha Bender foi muito bem aceito na Câmara de Pouso Alegre, tanto pela comissão, responsável por elegê-la, quanto pelos demais vereadores”, enfatizou.
“Felicidade não é coisa que se define, é coisa que se sente. Estou muito feliz por ser mulher e por receber esta homenagem, representando todas as mulheres de Pouso Alegre”, ressaltou Terezinha por receber a homenagem.
A homenageada
Nascida em Caldas, Terezinha Bender é pouso-alegrense de coração. Esposa, mãe de seis filhos e avó de sete netos é educadora, formada em Ciências Sociais, pedagoga, pós-graduada em psicopedagogia e habilitada em Administração, Supervisão e Orientação Escolar. Dedicou grande parte de sua vida à educação de centenas de crianças e adolescentes de Pouso Alegre nas escolas estaduais, sempre dividindo seu tempo entre trabalho, família e uma grande paixão: o voluntariado.
Entre os diversos trabalhos em prol da cidadania e promoção social, Terezinha participa do ‘Movimento Solidariedade’, que distribui cestas básicas para as famílias em situação de vulnerabilidade social; faz parte das pastorais do Batismo e da Crisma, com trabalho juntos às famílias; é também coordenadora da Pastoral Carcerária e colabora com a APAC (Associação de Proteção e Apoio ao Condenado).
Projetos em votação
Na Sessão foram votados ainda os projetos:
O Projeto de Emenda à Lei Orgânica 07/13 altera o artigo 26 e o parágrafo 1º do artigo 64 da Lei Orgânica Municipal do Município de Pouso Alegre, de autoria da mesa diretora, trata da Sessão Solene de posse, a cada quatro anos e eleição da mesa diretora. O projeto foi aprovado em primeira votação.
O Projeto de Emenda à Lei Orgânica 08/13 altera o inciso III do artigo 112 e o artigo 114 da Lei Orgânica Municipal do Município de Pouso Alegre, de autoria da mesa diretora, dispõe sobre os cargos ou empregos privativos de profissionais da saúde, com profissões regulamentadas e sua estabilidade de emprego. O projeto foi aprovado em primeira votação.
O Projeto de Emenda à Lei Orgânica 09/13 altera o inciso II do artigo 39, o § 4º do artigo 40, parágrafo único do artigo 42 e inclui o inciso IV no artigo 42 da Lei Orgânica do Município de Pouso Alegre, de autoria da mesa diretora refere-se ao Título de Cidadão Pouso-alegrense, que deve ser concedido mediante Decreto Legislativo, aprovado por dois terços dos vereadores presentes. O projeto foi aprovado em primeira votação.
O Projeto de Lei 482/12 cria o centro urbano isolado no local denominado bairro dos Farias, com acesso através da estrada municipal Joaquim Delfino, município de Pouso Alegre – MG, de autoria do Executivo. O objetivo do projeto é viabilizar construções habitacionais no local, através do programa Minha Casa, Minha Vida, ajudando a reduzir o déficit habitacional de Pouso Alegre. O projeto foi aprovado em segunda votação, com abstenção do vereador Gilberto Barreiro (PMDB).
O Projeto de Lei 485/13 altera a ementa do artigo 1º, caput e § 1º do artigo 2º e o artigo 4º da Lei Municipal nº 5.134/11, de autoria do Executivo, refere-se à doação de um terreno no bairro São João para a Fundação de Ensino Superior Vale Sapucaí. No projeto anterior, a instituição estava com o nome de Universidade do Vale do Sapucaí, inviabilizando o andamento projeto. O projeto foi aprovado em primeira votação.
O Projeto de Lei nº 488/13 autoriza a abertura de crédito especial na forma dos artigos 42 e 43 da lei nº 4.320/64, no valor de R$ 212.000,00, altera a Lei Municipal nº 5.277/12 (LOA), Lei nº 5.103 (LDO) E A Lei nº 4878 (PPA). O crédito será destinado para a reforma da Pista de Skate, localizada na Rodoviária e do Estádio Municipal Irmão Gino Maria Rossi (Manduzão), de autoria do Executivo. O projeto foi aprovado em primeira votação.
O Projeto de Resolução 1199/13 altera o anexo I da Resolução 1125/10, que dispõe sobre a concessão de diárias e adiantamentos de viagem aos vereadores e servidores lotados na Câmara Municipal de Pouso Alegre, de autoria da Mesa Diretora. O projeto prevê reajuste do valor das diárias, pois os valores definidos em 2010 estão defasados em detrimento de diversos fatores, principalmente dos custos de hospedagem e alimentação, além de ter sido feita uma pesquisa nas cidades da região sobre os valores das diárias para que fosse realizada a adequação. O projeto foi aprovado, com voto contrário do vereador Hélio da Van.
Confira mais fotos em nosso Flickr: http://www.flickr.com/photos/camaradepousoalegre/sets/72157632988921722/
Publicado em: 13 de março de 2013
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Pouso Alegre inaugurou, na última sexta-feira (22), suas novas instalações administrativas, localizadas na Rua Coronel Joaquim Roberto Duarte, no bairro Nossa Senhora Aparecida. A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades loca...
Na terça-feira (26), das 8h30 às 11h30, acontece na Câmara de Pouso Alegre o Coffee Job, evento exclusivo para profissionais de RH que debate as principais tendências e os desafios que do mercado de trabalho para 2025. Trata-se de uma oportunidade de compartilhar experiências, trocar ideia...
Na tarde desta quinta-feira (21), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) responsável por investigar se houve irregularidades no contrato nº 89/2023, celebrado entre a Prefeitura Municipal e a empresa Engetech, realizou sua terceira reunião na Câmara de Pouso Alegre. Na ocasião, os presente...
Na sessão desta terça-feira (19), a Câmara de Pouso Alegre aprovou em única votação o projeto de resolução nº 1.366/2024, que institui a Política de Gestão do Processo Legislativo Eletrônico. A Câmara já utiliza um sistema legislativo informatizado desde 1998, mas o projeto de resolução reco...
Na tarde desta terça-feira (19), o Presidente da Câmara de Pouso Alegre, Elizelto Guido, recebeu a visita de mais de 30 alunos da Escola Municipal (EM) Professora Rita de Cássia Campos Silva, do município de Cachoeira de Minas (MG). Os estudantes do 4º e do 5º ano foram acompanhados pela diretora...
Nos dias 21 e 22 de novembro, das 8h às 17h, o Centro de Apoio ao Cidadão (CAC) da Câmara de Pouso Alegre, em parceria com a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) e a Polícia Civil, realiza agendamentos especiais para emissão do documento de identidade. A ação é voltada para os candidatos que pa...