A sessão solene em comemoração aos 10 anos de fundação da Faculdade Católica de Pouso Alegre aconteceu no último dia 23, na Câmara Municipal de Pouso Alegre. Além da placa comemorativa ao primeiro decênio, onze personalidades que fizeram e fazem parte da história da instituição foram homenageadas.
Fizeram parte da mesa de honra, representando o presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, vereador Maurício Tutty, o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, vereador Rafael Huhn; vereador Wilson Tadeu Lopes, autor da propositura; vereador Mário de Pinho; diretor geral da Faculdade Católica, padre Daniel Santini Rodrigues; presidente da fundação mantenedora da Faculdade Católica, Fundação Educacional Dom José D´Ângelo Neto - Fejan, representando o Executivo Municipal, o secretário de gestão de pessoas Pedro Montecelli.
Dentre os presentes estavam professores, alunos, ex-alunos, padres, leigos e leigas, além de membros da comunidade local.
A sessão especial foi aberta pelo presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, vereador Rafael Huhn. Após a execução do hino nacional os presentes assistiram a um vídeo produzido pela TV Câmara que conta a história da Faculdade Católica de Pouso Alegre.
A entrega da placa comemorativa foi realizada pelos vereadores presentes ao diretor geral padre Daniel Santini e ao presidente da Fejan, Cônego Simão Cirineo. Confira o nome dos 11 homenageados nesta sessão:
Dom Marco Aurélio Gubiotti, atual bispo de Itabira - Coronel Fabriciano, que foi o primeiro diretor geral da instituição; Padre Jésus Benedito dos Santos, primeiro presidente da Fejan; Cônego Simão Cirineo Ferreira, atual presidente da Fejan; Padre Daniel Santini, atual diretor geral; Cônego Wilson Mário de Morais vice-diretor e coordenado de pós-graduação; Giovanni Marques, diretor Acadêmico; representando todo corpo docente da instituição: Padre Adriano São João, coordenador do curso de Teologia e Leila Silvia Tourinho, coordenadora do curso de Filosofia; Padre Vanildo de Paiva, coordenador dos cursos de extensão; representando todos os colaboradores, a secretária acadêmica Edna Maria Lima Silveira e a bibliotecária Lucilene Marques.
A palavra foi dada ao padre Daniel Santini que falou em nome da Faculdade Católica “A Faculdade Católica de Pouso Alegre nasceu com a simplicidade de um grão de mostarda, mas tal como essa minúscula semente, ela traz dentro de si força de vida e vocação para continuar germinando e crescendo” concluiu.
“Manifesto em nome da Fejan gratidão à Câmara Municipal pela honrosa homenagem à Facapa por seus 10 anos de história. Como membro da Diretoria na condição de Presidente da Fundação mantenedoura compartilhei três pontos de Alegria: Primeiro pelas origens, ligada à história do Seminário Arquidiocesano, destacando o empenho do Pe Jésus Benedito dos Santos e de Dom Marco Aurélio Gubiotti e tantos outros. Segundo, alegria pela missão e objetivo da Instituição. Terceiro, alegria pelas conquistas e esperanças comprovadas nestes 10 anos”, ressaltou Cônego Simão Cirineo, que falou em nome da Fejan.
O vereador Mário de Pinho, em seu pronunciamento salientou que “a homenagem à Faculdade Católica não só fez relembrar esses dez anos, mas reunir a maioria daqueles que começaram e estão construindo essa história. Fiquei feliz por rever tantos amigos e participar dessa honrosa homenagem. Parabéns Facapa! Parabéns Arquidiocese!”
Já o vereador Wilson Tadeu Lopes, autor da homenagem, em sua fala discorreu sobre a importância da instituição para Pouso Alegre e salientou a atuação de destaque de todos que estão à sua frente.
O presidente da sessão, vereador Rafael Huhn encerrou a sessão destacando a importância da instituição de ensino no desenvolvimento do pensamento crítico e na análise aprofundada da religiosidade. “A Faculdade Católica de Pouso Alegre soma ainda mais conhecimento ao rico acervo de grandes instituições de ensino que fazem de nossa cidade um polo educacional”, avaliou.