Notícias



CPI da Copasa identifica pontos de esgoto a céu aberto e pede informações à agência reguladora


Visualize fotos

Na reta final das investigações que apuram supostas irregularidades cometidas pela Copasa no município, os vereadores que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) focam seus esforços em identificar a real cobertura do serviço de tratamento de esgoto realizado pela companhia de saneamento.

 Na sexta-feira (01), os vereadores Ayrton Zorzi (PMDB), Braz Andrade (PPS), Flávio Alexandre (PR) e Rafael Huhn (Rede) visitaram diversos pontos da cidade onde esgoto está sendo lançado diretamente em córregos e rios. Imagens em vídeos e fotos foram capturadas para serem anexadas ao relatório da CPI. A comitiva passou por regiões dos bairros São Geraldo, Foch e Jatobá.

 Na segunda-feira (04), os parlamentares foram a Belo Horizonte. A primeira parada foi na Arsae, a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas, responsável por fiscalizar a Copasa. A Comissão protocolou no órgão um pedido de informações referente à operação da companhia em Pouso Alegre e à sua política tarifária. No mesmo dia, o grupo foi à Assembleia Legislativa, onde protocolou seus questionamentos referentes à atuação da empresa de saneamento.

 Na Arsae, os vereadores Braz Andrade, Flávio Alexandre e Rafael Huhn estavam acompanhados do procurador da Câmara, Thiago Reis. O grupo foi recebido pela direção da agência, que se comprometeu a enviar, já nos próximos dias, relatórios e documentações referentes à atuação técnico-operacional e econômico-financeira da Copasa em Pouso Alegre. A Arsae ainda prometeu enviar técnicos à cidade para averiguar problemas apresentados pelos vereadores.

 Os dados que serão enviados à Comissão pela agência devem subsidiar o relatório final da CPI, cuja conclusão deve ser levada à apreciação do Plenário da Câmara. “Não podemos antecipar nenhum juízo de valor para não comprometer a conclusão dos trabalhos. O que podemos dizer à população é que estamos aprofundando as investigações e que nosso objetivo é garantir que o serviço seja prestado com qualidade e a um preço justo”, garante o presidente da Comissão, Braz Andrade.

 O relator da CPI, o vereador Rafael Huhn, avalia que a Comissão joga luzes sobre um tema cujos problemas se arrastam há anos, sem solução. “Nós sabemos das dificuldades que moradores de diversos bairros da cidade enfrentam como lançamento de esgoto a céu aberto e como o meio ambiente pode ser impactado pela falta de tratamento desses resíduos. Nosso relatório será no sentido de expor a realidade do serviço em nossa cidade e orientar para as medidas cabíveis, tendo como alvo a solução dos problemas enfrentados pela população”, afirma.

 As dificuldades com o saneamento e abastecimento de água estão entre os grandes desafios no âmbito das políticas públicas urbanas. A única forma de encará-lo de forma satisfatória é a atuação resolutiva e corajosa dos órgãos públicos. A avaliação é do vereador Flávio Alexandre. “Nós estamos ouvindo os moradores, estamos estudando com atenção todos os documentos e queremos em breve apresentar uma contribuição importante para as questões relacionadas ao abastecimento de água e tratamento de esgoto”, considerou.

 O vereador Ayrton Zorzi acredita que a CPI tem a missão de dar uma resposta há muito aguardada pela população. “Temos a grande responsabilidade de passar a limpo um tema que aflige a comunidade e afeta o seu dia a dia. É no sentido de ter clareza a respeito da situação que hoje se encontra a prestação destes serviços e tomar as providências necessárias que estamos investigando a fundo”, explica.

Esgoto a céu aberto
 Na última sexta-feira (01), os membros da CPI da Copasa visitaram diversos pontos da cidade onde foi identificado lançamento de esgoto a céu aberto. A comitiva esteve em regiões do São Geraldo, Foch e Jatobá. Em um dos casos, no bairro São Geraldo, um duto de esgoto desmoronou, implicando não apenas no lançamento de esgoto a céu aberto, mas também colocando em risco a estrutura da via, onde se formou uma enorme cratera.

 A paisagem vista pelos vereadores se repetia. Lançamento de esgoto em córregos e rios, um enorme mau cheiro e a indignação popular. A CPI da Copasa deve apresentar o relatório final de seus trabalhos no mês de agosto.





Publicado em: 07 de julho de 2016

Publicado por: ASCOM

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara homenageia profissionais da enfermagem em Sessão Especial

23 de maio de 2025

Na noite desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma Sessão Especial em homenagem aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do município. A cerimônia foi proposta pelo vereador Miguel Tomatinho do Hospital, também enfermeiro, em reconhecimento ao trabalho e...

Leia Mais



Projeto que cria a Guarda Civil Municipal é aprovado por unanimidade em Regime de Urgência em sessão da Câmara

21 de maio de 2025

O Projeto de Lei que institui a Guarda Civil Municipal foi aprovado por unanimidade em votação única durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre nesta terça-feira (20). A inclusão do projeto na pauta ocorreu após a apresentação de um requerimento de urgência pelo líder do gover...

Leia Mais



REQUERIMENTO PARA SESSÃO ITINERANTE NOS BAIRROS CAJURU, ANHUMAS, FARIAS E IMBUIA É APROVADO

14 de maio de 2025

O Requerimento nº 64/2025, de autoria do vereador Odair Quincote, solicita a realização de uma Sessão Itinerante da Câmara Municipal nos bairros Cajuru, Anhumas, Farias e Imbuia.A proposta justifica-se pela importância de ouvir diretamente a população dessas regiões, levando o Legislativo até as...

Leia Mais



Projeto de Lei sobre Transparência das Emendas Parlamentares é rejeitado

14 de maio de 2025

O Projeto de Lei nº 7987/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que dispunha sobre a obrigatoriedade de publicação trimestral, no Portal da Transparência do Município, das emendas parlamentares indicadas a Pouso Alegre por Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, foi rejeitado em...

Leia Mais



Prorrogação de comissão que apura contratos da DAC Engenharia é aprovada na Câmara

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...

Leia Mais



Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais