Na sessão ordinária desta terça-feira, 7 de março de 2017, os vereadores da Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovaram a criação de duas Comissões Especiais de Inquéritos (CPI’s): Plenax e Galerias Pluviais da bacia do bairro Primavera (Rua Bom Jesus, Comendador José Garcia, São João e Monsenhor Dutra).
Uma CPI será criada para investigar a documentação do processo de licitação, empenho e liquidação dos serviços prestados pela empresa Plenax, bem como as condições de cumprimento contratual do período. O pedido de criação da comissão para investigar a empresa é do vereador Bruno Dias (PR), que conta com as assinaturas dos vereadores Adelson do Hospital (PR), Adriano da Farmácia (PR), Arlindo Motta Paes (PSDB) e Leandro Morais (PPS).
A outra CPI foi criada para investigar a documentação do processo de licitação, empenho e liquidação dos serviços prestados na obra da Galeria Pluvial da bacia do bairro Primavera, que inclui as ruas Bom Jesus, Comendador José Garcia, São João e Monsenhor Dutra. O pedido da CPI partiu da Mesa Diretora do Legislativo, que compreende o presidente da Casa, vereador Adriano da Farmácia (PR), o vice-presidente, vereador Leandro Morais (PPS), a secretária da Mesa, vereadora professora Marileia (PSDB), além do segundo vice-presidente, vereador Arlindo Motta Paes (PSDB) e o segundo secretário, vereador Bruno Dias (PR).
Câmara aprova ainda projeto de lei que cria caixas eletrônicos para cadeirantes e pessoas portadoras de nanismo
Os vereadores ainda aprovaram o projeto de Lei 7275/2017, que dispõe sobre a instalação de caixas eletrônicos em altura compatível para cadeirantes e pessoas com nanismo, de autoria do vereador Dr. Edson (PSDB).
As agências bancárias estabelecidas em Pouso Alegre e que possuam área de autoatendimento através de caixas eletrônicos deverão disponibilizar aos seus clientes ao menos um terminal em altura compatível com o manuseio e a necessidade de cadeirantes e pessoas com nanismo. Os estabelecimentos bancários terão prazo de 90 dias contados da publicação desta Lei para providenciar a instalação e efetivo funcionamento dos respectivos terminais em suas agências nos termos do art. 1º desta Lei.
O descumprimento das normas estabelecidas nesta Lei acarretará aos infratores penalidade de multa, suspensão do alvará de funcionamento, entre outras medidas pertinentes a serem regulamentadas pelo Poder Executivo. Na requisição ou renovação de alvará de funcionamento as agências ficam obrigadas a comprovar a instalação do caixa eletrônico de autoatendimento nos termos dessa Lei para expedição dos respectivos documentos públicos municipais.
Também foi revogada a Lei Nº 5.732, de 30 de setembro de 2016, que autoriza o Poder Executivo a celebrar parceria com a Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (FEPESMIG).
Em única votação foram a aprovados o Requerimento Nº 00019/2017, que solicita a documentação referente à obra da Dique II e da Avenidade Vereador Herbert de Campos. O Requerimento Nº 00020/2017, que requer informações junto ao COMDU para que o Conselho forneça acesso a cópia integral do processo que permitiu a Prefeitura de Pouso Alegre liberar o alvará para a instalação da antena de transmissão situada no bairro Altaville. O Requerimento Nº 00021/2017, requer informações a respeito da atual situação funcional do servidor público municipal Messias Morais.
Já o Requerimento Nº 00022/2017 solicita informações a respeito do cumprimento das Leis Municipais 5.023/2010 e 4.427/05, que dispõe sobre o “Programa de Concessão de Bolsa de Estudos”, bem como informações das assistentes sociais sobre os parâmetros de análise de concessão da bolsa de estudos aos universitários de Pouso Alegre. E o Requerimento Nº 00023/2017 pede informações e documentos para fins de esclarecimentos junto ao Instituto de Previdência Municipal (IPREM).
Publicado em: 07 de março de 2017
Publicado por: Ascom Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Nessa terça-feira (18), os vereadores da Câmara de Pouso Alegre aprovaram, por unanimidade, três requerimentos de informações sobre atuação da Prefeitura Municipal. São eles: Requerimento Nº 9/2025 Requer ao Poder Executivo informações com relação à arrecadação de ITBI nos anos de 2023 e 202...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou, nesta terça-feira (18), o projeto de lei nº 1.561/2025, de autoria do Poder Executivo, que cria o programa "Saber Saúde". A iniciativa permitirá a cooperação entre o município e instituições de ensino superior para a capacitação de estudantes da área da...
Na sessão ordinária dessa terça-feira (18), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou em segunda votação o projeto de lei nº 1.562/2025, de autoria do Poder Executivo, que estabelece novas regras para as festividades de Carnaval na cidade. O projeto reconhece a importância cultural, social e eco...
Na noite de terça-feira (18), os vereadores da Câmara de Pouso Alegre aprovaram, por unanimidade, o Requerimento Nº 20/2025, de autoria do Presidente da Casa Legislativa, vereador Dr. Edson, que solicita a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Fazendinha. A reunião está agendada para o...
Na última sexta-feira (14), o plenário da Câmara de Pouso Alegre foi palco da solenidade de passagem de comando da 7ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros. A unidade, que atende 43 cidades do Sul de Minas, passa a ser comandada pelo tenente-coronel Mauro Martins, bombeiro há mais de 20 an...
A Câmara Municipal realizou uma força-tarefa para garantir a tramitação e votação de dois projetos de lei encaminhados com pouco tempo de antecedência. As propostas, que tratam das festividades de Carnaval e da criação do programa de preceptoria "Saber Saúde", foram incluídas na pauta da sessão d...