Notícias



Câmara aprova criação de duas CPI’s: Plenax e Galerias da bacia do bairro Primavera


Visualize fotos

 

Na sessão ordinária desta terça-feira, 7 de março de 2017, os vereadores da Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovaram a criação de duas Comissões Especiais de Inquéritos (CPI’s): Plenax e Galerias Pluviais da bacia do bairro Primavera (Rua Bom Jesus, Comendador José Garcia, São João e Monsenhor Dutra).

Uma CPI será criada para investigar a documentação do processo de licitação, empenho e liquidação dos serviços prestados pela empresa Plenax, bem como as condições de cumprimento contratual do período. O pedido de criação da comissão para investigar a empresa é do vereador Bruno Dias (PR), que conta com as assinaturas dos vereadores Adelson do Hospital (PR), Adriano da Farmácia (PR), Arlindo Motta Paes (PSDB) e Leandro Morais (PPS).

A outra CPI foi criada para investigar a documentação do processo de licitação, empenho e liquidação dos serviços prestados na obra da Galeria Pluvial da bacia do bairro Primavera, que inclui as ruas Bom Jesus, Comendador José Garcia, São João e Monsenhor Dutra. O pedido da CPI partiu da Mesa Diretora do Legislativo, que compreende o presidente da Casa, vereador Adriano da Farmácia (PR), o vice-presidente, vereador Leandro Morais (PPS), a secretária da Mesa, vereadora professora Marileia (PSDB), além do segundo vice-presidente, vereador Arlindo Motta Paes (PSDB) e o segundo secretário, vereador Bruno Dias (PR).

Câmara aprova ainda projeto de lei que cria caixas eletrônicos para cadeirantes e pessoas portadoras de nanismo

Os vereadores ainda aprovaram o projeto de Lei 7275/2017, que dispõe sobre a instalação de caixas eletrônicos em altura compatível para cadeirantes e pessoas com nanismo, de autoria do vereador Dr. Edson (PSDB).

As agências bancárias estabelecidas em Pouso Alegre e que possuam área de autoatendimento através de caixas eletrônicos deverão disponibilizar aos seus clientes ao menos um terminal em altura compatível com o manuseio e a necessidade de cadeirantes e pessoas com nanismo. Os estabelecimentos bancários terão prazo de 90 dias contados da publicação desta Lei para providenciar a instalação e efetivo funcionamento dos respectivos terminais em suas agências nos termos do art. 1º desta Lei.

O descumprimento das normas estabelecidas nesta Lei acarretará aos infratores penalidade de multa, suspensão do alvará de funcionamento, entre outras medidas pertinentes a serem regulamentadas pelo Poder Executivo. Na requisição ou renovação de alvará de funcionamento as agências ficam obrigadas a comprovar a instalação do caixa eletrônico de autoatendimento nos termos dessa Lei para expedição dos respectivos documentos públicos municipais.

Também foi revogada a Lei Nº 5.732, de 30 de setembro de 2016, que autoriza o Poder Executivo a celebrar parceria com a Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (FEPESMIG).

Em única votação foram a aprovados o Requerimento Nº 00019/2017, que solicita a documentação referente à obra da Dique II e da Avenidade Vereador Herbert de Campos. O Requerimento Nº 00020/2017, que requer informações junto ao COMDU para que o Conselho forneça acesso a cópia integral do processo que permitiu a Prefeitura de Pouso Alegre liberar o alvará para a instalação da antena de transmissão situada no bairro Altaville. O Requerimento Nº 00021/2017, requer informações a respeito da atual situação funcional do servidor público municipal Messias Morais.

Já o Requerimento Nº 00022/2017 solicita informações a respeito do cumprimento das Leis Municipais 5.023/2010 e 4.427/05, que dispõe sobre o “Programa de Concessão de Bolsa de Estudos”, bem como informações das assistentes sociais sobre os parâmetros de análise de concessão da bolsa de estudos aos universitários de Pouso Alegre. E o Requerimento Nº 00023/2017 pede informações e documentos para fins de esclarecimentos junto ao Instituto de Previdência Municipal (IPREM).

 

 





Publicado em: 07 de março de 2017

Publicado por: Ascom Câmara

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara homenageia profissionais da enfermagem em Sessão Especial

23 de maio de 2025

Na noite desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma Sessão Especial em homenagem aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do município. A cerimônia foi proposta pelo vereador Miguel Tomatinho do Hospital, também enfermeiro, em reconhecimento ao trabalho e...

Leia Mais



Projeto que cria a Guarda Civil Municipal é aprovado por unanimidade em Regime de Urgência em sessão da Câmara

21 de maio de 2025

O Projeto de Lei que institui a Guarda Civil Municipal foi aprovado por unanimidade em votação única durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre nesta terça-feira (20). A inclusão do projeto na pauta ocorreu após a apresentação de um requerimento de urgência pelo líder do gover...

Leia Mais



REQUERIMENTO PARA SESSÃO ITINERANTE NOS BAIRROS CAJURU, ANHUMAS, FARIAS E IMBUIA É APROVADO

14 de maio de 2025

O Requerimento nº 64/2025, de autoria do vereador Odair Quincote, solicita a realização de uma Sessão Itinerante da Câmara Municipal nos bairros Cajuru, Anhumas, Farias e Imbuia.A proposta justifica-se pela importância de ouvir diretamente a população dessas regiões, levando o Legislativo até as...

Leia Mais



Projeto de Lei sobre Transparência das Emendas Parlamentares é rejeitado

14 de maio de 2025

O Projeto de Lei nº 7987/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que dispunha sobre a obrigatoriedade de publicação trimestral, no Portal da Transparência do Município, das emendas parlamentares indicadas a Pouso Alegre por Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, foi rejeitado em...

Leia Mais



Prorrogação de comissão que apura contratos da DAC Engenharia é aprovada na Câmara

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...

Leia Mais



Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais