A reunião contou com a presença de representantes do Executivo, Crea, Aepa, Comdu, além dos vereadores e população
A Comissão de Ordem Social da Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma Audiência Pública, nesta segunda-feira (12), para debater o Projeto de Lei nº 468/2012. Durante a reunião, ficou esclarecido que a matéria tem por objetivo delimitar o perímetro urbano de acordo com o estabelecido no Plano Diretor, aprovado em 2008 e não ampliá-lo.
O engenheiro agrônomo Virgílio Morais Rennó, que participou da audiência como representante do CREA, ressaltou que a zona rural foi esquecida, pois não foi delimitada durante a elaboração do Plano Diretor. “O Plano Diretor é muito tímido, tinha que ser mais amplo e arrojado, beneficiando todos os bairros de Pouso Alegre. O Município está perdendo com imposto”, finalizou.
Já Sebastião Camilo de Carvalho, representante do Poder Executivo e do Plano Diretor, afirmou que, com o avanço tecnológico é mais viável trabalhar as delimitações do perímetro por meio de coordenadas geográficas; o que também, segundo ele, possibilita que o município desenvolva projetos habitacionais para a população de baixa renda em determinadas regiões.
O Presidente da Associação dos Engenheiros de Pouso Alegre (AEPA), Leandro Alckmin Teixeira, sugeriu que a área delimitada deve ser a mais ampla possível. Ele ainda destacou que a delimitação do perímetro urbano, ação proposta pelo projeto em questão, não impede que o restante do município venha a ser atendido.
A lei do perímetro urbano que está em vigor é datada de 1992, porém o mapa do Plano Diretor, de 2008, ampliou a Zona de Empreendimento de Porte (ZEP), o que tornou necessária a demarcação da área. Além disso, o perímetro urbano foi aumentado até o Bairro Algodão, de acordo com a explicação do Presidente do Comdu, Roberto Romanelli Barata.
A audiência pública terminou tendo como resultado o esclarecimento com relação ao que o projeto se propõe, além dos vereadores terem ouvido representantes de instituições e entidades diretamente envolvidas na questão. O Projeto de Lei nº 468/12 é de autoria do Executivo e deve entrar na pauta de votações em breve.
Participaram da audiência, os vereadores: Fabrício Machado (PT), Frederico Coutinho (PSD), Moacir Franco (PTB) e Paulo Henrique Pereira Alves (PT).
- Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo canal 21 da Master Cabo.
- Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
- Fique por dentro do que acontece nas sessões ordinárias, através das transmissões ao vivo pelo site da Câmara. Toda terça-feira, a partir das 17h.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara
Publicado em: 13 de novembro de 2012
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...
Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...
A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...
Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...
A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...
Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...