A reunião contou com a presença de representantes do Executivo, Crea, Aepa, Comdu, além dos vereadores e população
A Comissão de Ordem Social da Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma Audiência Pública, nesta segunda-feira (12), para debater o Projeto de Lei nº 468/2012. Durante a reunião, ficou esclarecido que a matéria tem por objetivo delimitar o perímetro urbano de acordo com o estabelecido no Plano Diretor, aprovado em 2008 e não ampliá-lo.
O engenheiro agrônomo Virgílio Morais Rennó, que participou da audiência como representante do CREA, ressaltou que a zona rural foi esquecida, pois não foi delimitada durante a elaboração do Plano Diretor. “O Plano Diretor é muito tímido, tinha que ser mais amplo e arrojado, beneficiando todos os bairros de Pouso Alegre. O Município está perdendo com imposto”, finalizou.
Já Sebastião Camilo de Carvalho, representante do Poder Executivo e do Plano Diretor, afirmou que, com o avanço tecnológico é mais viável trabalhar as delimitações do perímetro por meio de coordenadas geográficas; o que também, segundo ele, possibilita que o município desenvolva projetos habitacionais para a população de baixa renda em determinadas regiões.
O Presidente da Associação dos Engenheiros de Pouso Alegre (AEPA), Leandro Alckmin Teixeira, sugeriu que a área delimitada deve ser a mais ampla possível. Ele ainda destacou que a delimitação do perímetro urbano, ação proposta pelo projeto em questão, não impede que o restante do município venha a ser atendido.
A lei do perímetro urbano que está em vigor é datada de 1992, porém o mapa do Plano Diretor, de 2008, ampliou a Zona de Empreendimento de Porte (ZEP), o que tornou necessária a demarcação da área. Além disso, o perímetro urbano foi aumentado até o Bairro Algodão, de acordo com a explicação do Presidente do Comdu, Roberto Romanelli Barata.
A audiência pública terminou tendo como resultado o esclarecimento com relação ao que o projeto se propõe, além dos vereadores terem ouvido representantes de instituições e entidades diretamente envolvidas na questão. O Projeto de Lei nº 468/12 é de autoria do Executivo e deve entrar na pauta de votações em breve.
Participaram da audiência, os vereadores: Fabrício Machado (PT), Frederico Coutinho (PSD), Moacir Franco (PTB) e Paulo Henrique Pereira Alves (PT).
- Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo canal 21 da Master Cabo.
- Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
- Fique por dentro do que acontece nas sessões ordinárias, através das transmissões ao vivo pelo site da Câmara. Toda terça-feira, a partir das 17h.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara
Publicado em: 13 de novembro de 2012
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Dionísio Ailton Pereira nasceu em 1969, na cidade de Cachoeira de Minas. Filho de José Benedito Pereira e Maria Lina de Jesus (já falecidos), décimo filho de uma família de 13 irmãos. Casado e pai de um filho, possui licenciatura em Filosofia pela PUC-Minas, bacharelado em Teologia, mestrado em M...
Aos 24 anos, Davi Andrade foi o vereador mais jovem do município de Pouso Alegre eleito em 2024, com 1.294 votos.Sua trajetória acadêmica começou na escola pública, onde estudou até o 9º ano. No ensino médio, foi bolsista no SESI/SENAI e formou-se como Técnico em Automação Industrial. Participou...
Leandro MoraisNascido em 10 de outubro de 1987, iniciou sua trajetória na Escola Estadual Vinícius Meyer, onde foi estudante e cofundador do Grêmio Estudantil. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, ocupando a presidência do Diretório Acadêmico por dois mandatos. Desde o...
Odair Pereira de Souza, conhecido como Odair Quincote, nasceu em Pouso Alegre, em 1975. Filho de João Pereira de Souza (João Quincote) e Maria de Fátima Pereira de Souza, é casado com Maria Helena Pereira da Silva e Souza e pai de Enzo Benício. Formado em Contabilidade pela Escola Estadual Jos...
1ª Secretária Lívia Macedo Lívia Macedo é mãe de Inácio, professora de Sociologia, mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e presidente do PC do B de Pouso Alegre. Participa ativamente de movimentos sociais no município. Buscando transformar as demandas e a...
Na tarde desta quinta-feira (9), quatro vereadores da Câmara de Pouso Alegre realizaram uma coletiva de imprensa na qual apresentaram a intenção de criar uma comissão especial de estudo, com o objetivo de avaliar os contratos da Prefeitura que, segundo eles, podem estar irregulares ou superfat...