A reunião contou com a presença de representantes do Executivo, Crea, Aepa, Comdu, além dos vereadores e população
A Comissão de Ordem Social da Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma Audiência Pública, nesta segunda-feira (12), para debater o Projeto de Lei nº 468/2012. Durante a reunião, ficou esclarecido que a matéria tem por objetivo delimitar o perímetro urbano de acordo com o estabelecido no Plano Diretor, aprovado em 2008 e não ampliá-lo.
O engenheiro agrônomo Virgílio Morais Rennó, que participou da audiência como representante do CREA, ressaltou que a zona rural foi esquecida, pois não foi delimitada durante a elaboração do Plano Diretor. “O Plano Diretor é muito tímido, tinha que ser mais amplo e arrojado, beneficiando todos os bairros de Pouso Alegre. O Município está perdendo com imposto”, finalizou.
Já Sebastião Camilo de Carvalho, representante do Poder Executivo e do Plano Diretor, afirmou que, com o avanço tecnológico é mais viável trabalhar as delimitações do perímetro por meio de coordenadas geográficas; o que também, segundo ele, possibilita que o município desenvolva projetos habitacionais para a população de baixa renda em determinadas regiões.
O Presidente da Associação dos Engenheiros de Pouso Alegre (AEPA), Leandro Alckmin Teixeira, sugeriu que a área delimitada deve ser a mais ampla possível. Ele ainda destacou que a delimitação do perímetro urbano, ação proposta pelo projeto em questão, não impede que o restante do município venha a ser atendido.
A lei do perímetro urbano que está em vigor é datada de 1992, porém o mapa do Plano Diretor, de 2008, ampliou a Zona de Empreendimento de Porte (ZEP), o que tornou necessária a demarcação da área. Além disso, o perímetro urbano foi aumentado até o Bairro Algodão, de acordo com a explicação do Presidente do Comdu, Roberto Romanelli Barata.
A audiência pública terminou tendo como resultado o esclarecimento com relação ao que o projeto se propõe, além dos vereadores terem ouvido representantes de instituições e entidades diretamente envolvidas na questão. O Projeto de Lei nº 468/12 é de autoria do Executivo e deve entrar na pauta de votações em breve.
Participaram da audiência, os vereadores: Fabrício Machado (PT), Frederico Coutinho (PSD), Moacir Franco (PTB) e Paulo Henrique Pereira Alves (PT).
- Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo canal 21 da Master Cabo.
- Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
- Fique por dentro do que acontece nas sessões ordinárias, através das transmissões ao vivo pelo site da Câmara. Toda terça-feira, a partir das 17h.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara
Publicado em: 13 de novembro de 2012
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Nessa terça-feira (18), os vereadores da Câmara de Pouso Alegre aprovaram, por unanimidade, três requerimentos de informações sobre atuação da Prefeitura Municipal. São eles: Requerimento Nº 9/2025 Requer ao Poder Executivo informações com relação à arrecadação de ITBI nos anos de 2023 e 202...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou, nesta terça-feira (18), o projeto de lei nº 1.561/2025, de autoria do Poder Executivo, que cria o programa "Saber Saúde". A iniciativa permitirá a cooperação entre o município e instituições de ensino superior para a capacitação de estudantes da área da...
Na sessão ordinária dessa terça-feira (18), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou em segunda votação o projeto de lei nº 1.562/2025, de autoria do Poder Executivo, que estabelece novas regras para as festividades de Carnaval na cidade. O projeto reconhece a importância cultural, social e eco...
Na noite de terça-feira (18), os vereadores da Câmara de Pouso Alegre aprovaram, por unanimidade, o Requerimento Nº 20/2025, de autoria do Presidente da Casa Legislativa, vereador Dr. Edson, que solicita a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Fazendinha. A reunião está agendada para o...
Na última sexta-feira (14), o plenário da Câmara de Pouso Alegre foi palco da solenidade de passagem de comando da 7ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros. A unidade, que atende 43 cidades do Sul de Minas, passa a ser comandada pelo tenente-coronel Mauro Martins, bombeiro há mais de 20 an...
A Câmara Municipal realizou uma força-tarefa para garantir a tramitação e votação de dois projetos de lei encaminhados com pouco tempo de antecedência. As propostas, que tratam das festividades de Carnaval e da criação do programa de preceptoria "Saber Saúde", foram incluídas na pauta da sessão d...