Notícias



Audiência Pública debate projeto que trata do perímetro urbano de Pouso Alegre



 

 

 

A reunião contou com a presença de representantes do Executivo, Crea, Aepa, Comdu, além dos vereadores e população

A Comissão de Ordem Social da Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma Audiência Pública, nesta segunda-feira (12), para debater o Projeto de Lei nº 468/2012. Durante a reunião, ficou esclarecido que a matéria tem por objetivo delimitar o paudiencia 12.11-2erímetro urbano de acordo com o estabelecido no Plano Diretor, aprovado em 2008 e não ampliá-lo.

O engenheiro agrônomo Virgílio Morais Rennó, que participou da audiência como representante do CREA, ressaltou que a zona rural foi esquecida, pois não foi delimitada durante a elaboração do Plano Diretor. “O Plano Diretor é muito tímido, tinha que ser mais amplo e arrojado, beneficiando todos os bairros de Pouso Alegre. O Município está perdendo com imposto”, finalizou.

Já Sebastião Camilo de Carvalho, representante do Poder Executivo e do Plano Diretor, afirmou que, com o avanço tecnológico é mais viável trabalhar as delimitações do perímetro por meio de coordenadas geográficas; o que também, segundo ele, possibilita que o município desenvolva projetos habitacionais para a população de baixa renda em determinadas regiões.

O Presidente da Associação dos Engenheiros de Pouso Alegre (AEPA), Leandro Alckmin Teixeira, sugeriu que a área delimitada deve ser a mais ampla possível. Ele ainda destacou que a delimitação do perímetro urbano, ação proposta pelo projeto em questão, não impede que o restante do município venha a ser atendido.

A lei do perímetro urbano que está em vigor é datada de 1992, porém o mapa do Plano Diretor, de 2008, ampliou a Zona de Empreendimento de Porte (ZEP), o que tornou necessária a demarcação da área. Além disso, o perímetro urbano foi aumentado até o Bairro Algodão, de acordo com a explicação do Presidente do Comdu, Roberto Romanelli Barata.

 

A audiência pública terminou tendo como resultado o esclarecimento com relação ao que o projeto se propõe, além dos vereadores terem ouvido representantes de instituições e entidades diretamente envolvidas na questão. O Projeto de Lei nº 468/12 é de autoria do Executivo e deve entrar na pauta de votações em breve.

Participaram da audiência, os vereadores: Fabrício Machado (PT), Frederico Coutinho (PSD), Moacir Franco (PTB) e Paulo Henrique Pereira Alves (PT).

 

- Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo canal 21 da Master Cabo.

- Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.

- Fique por dentro do que acontece nas sessões ordinárias, através das transmissões ao vivo pelo site da Câmara. Toda terça-feira, a partir das 17h. 

 

Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara





Publicado em: 13 de novembro de 2012

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Prorrogação de comissão que apura contratos da DAC Engenharia é aprovada na Câmara

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...

Leia Mais



Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Ferreiras é rejeitada

30 de abril de 2025

Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...

Leia Mais



Câmara concede Insígnia Tiradentes a personalidades que se destacam na comunidade pouso-alegrense

25 de abril de 2025

Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...

Leia Mais