Os vereadores de Pouso Alegre foram até o CIEM do Faisqueira para Sessão Itinerante na noite desta quinta-feira, 22. A ideia dos vereadores é conhecer de perto as principais reivindicações dos moradores da região do Faisqueira, Bela Itália, Pão de Açúcar e Monte Azul. A Sessão Itinerante reuniu mais 80 moradores.
Além dos vereadores participaram da reunião: o secretário de Obras, Argeu Quintanilha, o gerente operacional da Viação Princesa do Sul Rildo Ribeiro, e representando a Policia Militar, o Tenente Ricardo. Do Poder Legislativo, estiveram presentes o presidente da Câmara Adriano da Farmácia (PR), André Prado (PV), Arlindo Motta (PSDB), Bruno Dias (PR), Campanha (PROS) que é morador da região, Dito Barbosa (PSDB), Dr. Edson (PSDB), Leandro Morais (PPS), Odair Quincote (PPS), Oliveira (PMDB), Professora Marileia (PSDB) e Rafael Aboláfio (PV).
Seis pessoas da comunidade falaram em nome da população. Jorge Alexandre Lima pediu explicações sobre obras de infraestrutura no bairro Monte Azul e segurança pública no local. Reivindicação parecida com a da moradora Ana Lucia Torres, que perguntou sobre as melhorias em ruas que não tem iluminação pública, o que traz problemas sérios para segurança dos moradores. Segundo ela, não há sequer trabalho da Copasa no local.
Recém-criada, a Associação de Moradores do Pão de Açúcar, esteve presente. O vice-presidente Juliano Pereira expôs a problema do trânsito na Avenida Antônio Scodeler e apresentou uma alternativa encontrada pela Associação com a passagem no alto do bairro. Juliano alertou também para a limpeza do bairro, que segundo ele não vem sendo feita de forma adequada.
Fernando César reivindicou a construção de lombadas na Avenida Antônio Scodeler devido ao grande tráfego no local e à alta velocidade dos carros e caminhões. O morador solicitou ainda que a Administração Pública estude com mais agilidade a construção de uma avenida que seja uma alternativa à Avenida Antônio Scodeler para facilitar a entrada e saída nos bairros.
Leandro Toledo, morador da região há mais de 30 anos, pediu maior atenção à educação e esporte na região. Segundo ele, a quadra da escola, construída há pouco tempo e segundo ele, com grande investimento, não tem banheiro nem torneira. A outra quadra do bairro é antiga e está sem manutenção. Para ele, uma saída seria trazer projetos da Secretaria de Esportes para o bairro e outras ações já que o bairro não tem parques ou espaços para atividades esportivas ao ar livre.
Wellington Delfino agradeceu a iniciativa dos vereadores e demais autoridades em vir até o bairro. Pediu melhorias na prestação de serviço da Viação Princesa do Sul como ônibus limpos, higienizados, com horário e itinerário definidos; ele pede ainda que a empresa coloque linhas que cheguem em mais locais porque hoje os ônibus que saem do Faisqueira só vão para Centro e Colinas. O esgoto não tratado pela Copasa também foi relatado pelo morador.
O secretário de Obras explicou que algumas obras têm sido feitas no bairro, mas não contemplam todas as ruas porque seguem planejamentos anteriormente feitos. Segundo o secretário, já existe um estudo na Prefeitura para a viabilização da construção de uma via alternativa à Avenida Antônio Scodeler e agora o que precisa ser feito é a captação de recurso para a construção já que esta seria uma obra cara demais para o Prefeitura arcar.
Rildo Ribeiro, gerente operacional da Princesa do Sul, reconheceu que a empresa tem problemas e argumentou que a construção de um terminal viário colaboraria com a questão. Para o representante da Princesa do Sul, os horários de ônibus têm problemas também devido à precariedade do tráfego na Avenida Antônio Scodeler.
Representando a Policia Militar, o Tenente Ricardo apresentou os índices da PM para os bairros. O Tenente solicitou que a população faça denúncias pelo telefone 181 para colaborar com a PM. A Rede de Vizinhos, programa que integra os moradores por meio de redes sociais, foi apresentada pelo policial como alternativa. O Tenente salientou o trabalho da PM no combate às drogas.
Depois de ouvir todas as reivindicações dos moradores e as falas dos representantes das instituições, os vereadores fizeram seus pronunciamentos. Com a Sessão Itinerante, agora a presidência da Câmara encaminhará as demandas colhidas para os órgãos que devem resolver as questões como a Prefeitura e Viação Princesa do Sul.
Publicado em: 23 de junho de 2017
Publicado por: Emanuela Barretto
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na sessão ordinária desta terça-feira (1º de julho), a maioria dos vereadores decidiu manter o veto do Prefeito ao Projeto de Lei nº 1.571/2025, que trata da Reforma Administrativa proposta pelo Executivo Municipal.Originalmente, o projeto havia sido aprovado pela Casa com emenda modificativa apr...
Os vereadores da Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovaram, na sessão ordinária desta terça-feira (1º de julho), o Requerimento nº 91/2025, de autoria do Presidente da Casa, vereador Dr. Edson, que solicita informações detalhadas ao Poder Executivo sobre o novo modelo de coleta de lixo com uso d...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou, na sessão ordinária realizada nesta terça-feira (1º de julho), o Requerimento nº 90/2025, apresentado pelo Presidente da Casa, vereador Dr. Edson. O documento solicita informações detalhadas ao Poder Executivo sobre a obra de revitalização das calçadas...
Na sessão ordinária desta terça-feira (1º de julho), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou o Requerimento nº 89/2025, de autoria do Presidente da Casa, vereador Dr. Edson, que solicita uma série de informações ao Poder Executivo sobre o projeto de construção de um viaduto e uma ponte estaiad...
Foi aprovado, na sessão desta terça-feira (1º de julho), o Projeto de Lei nº 8.040/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho. A matéria visa permitir que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) entrem e permaneçam em qualquer local público ou privado, portando alimentos para consumo pró...
Na sessão desta terça-feira (1º de julho), foi aprovado, em única votação, o Projeto de Lei nº 1.585/2025, de autoria do Poder Executivo. O texto autoriza um reajuste de 5,2% ao subsídio do Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários Municipais, agentes políticos do Poder Executivo de Pouso Alegre.Conf...