Não é de hoje que o transporte público polariza as discussões na Câmara. A insatisfação da população com o serviço que hoje é prestado reflete nos posicionamentos dos vereadores e incendeiam a discussão. O projeto de emenda à Lei Orgânica à Lei Orgânica Nº 25/2017 gerou polêmica e foi retirado de pauta na última sessão em que foi apreciado para melhor apreciação.
Na sessão desta terça-feira, 10, depois de uma profunda discussão dos parlamentares, os vereadores aprovaram por 11 votos à Emenda. O texto prevê uma alteração no parágrafo 2 do artigo 216-A da Lei Orgânica do Município, que passa a ter a seguinte redação: “A concessão ou permissão de exploração do serviço de transporte coletivo urbano e rural poderá ser outorgada a mais de uma empresa.” O antigo texto dizia: “A concessão ou permissão de exploração do serviço de transporte coletivo urbano e rural não poderá ser outorgada a apenas uma empresa.”
O projeto é de iniciativa da Prefeitura Municipal e teve intensa explicação e defesa do líder do Executivo na Câmara, vereador Rodrigo Modesto (PTB). “O estudo técnico para avaliar se Pouso Alegre pode ou não comportar mais que uma empresa ainda está em execução e é fundamental termos esse estudo concluído para dizer se efetivamente seria benéfico para cidade ter mais uma empresa atuando. A questão não versa sobre quantas empresas operam, mas sim a qualidade do trabalho executado pela empresa ou empresas detentoras da concessão do transporte público”, explica Modesto.
Representando a oposição à base do governo, o vereador Rafael Aboláfio (PV) ponderou a necessidade da conclusão do estudo. “Se houve ou não um erro na gestão passada, isso não nos cabe mais. A minha sugestão é que esperássemos a conclusão deste estudo para somente depois apreciássemos a matéria. Do contrário, somos contrários ao projeto hoje”, defende Aboláfio.
A justificativa do Executivo, autor do projeto, se baseia na possibilidade de que, se não houver mais que uma empresa cumprindo os requisitos da licitação, Pouso Alegre ficaria sem nenhuma empresa para prestar o serviço o que pode gerar irreversíveis transtornos aos usuários de transporte público.
DEMAIS ASSUNTOS APRECIADOS NA SESSÃO
No início da Sessão, a Comissão Especial que investiga a cobrança da taxa de esgoto da Copasa apresentou ao Plenário o relatório final dos trabalhos desenvolvidos pelos vereadores. A Comissão é composta pelos vereadores: Oliveira (PMDB) como presidente, Leandro Morais (PPS) como relator, Rodrigo Modesto (PTB) como secretario, Campanha (PROS) e Wilson Tadeu Lopes (PV) e como membros.
Na sessão também foram aprovados os Projetos de Decretos Legislativos que concedem Título de Cidadão Pouso-Alegrense aos 17 agraciados com a honraria. A Sessão Especial de homenagem será realizada em 27 de outubro no Plenário da Câmara.
Foi aprovado ainda o Projeto de Lei Nº 7359/2017, que nomina logradouro público como Rua Antônio Mario de Souza (*1945-2017), de autoria do vereador Oliveira.
Também foi aprovado o Projeto de Lei Nº 7360/2017, que nomina logradouro público como Rua Antônia Pereira Dos Santos (*1933 +1994), de autoria do vereador Odair Quincote (PPS).
Publicado em: 10 de outubro de 2017
Publicado por: Emanuela Barretto
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na sessão desta terça-feira (19), a Câmara de Pouso Alegre aprovou em única votação o projeto de resolução nº 1.366/2024, que institui a Política de Gestão do Processo Legislativo Eletrônico. A Câmara já utiliza um sistema legislativo informatizado desde 1998, mas o projeto de resolução reco...
Na tarde desta terça-feira (19), o Presidente da Câmara de Pouso Alegre, Elizelto Guido, recebeu a visita de mais de 30 alunos da Escola Municipal (EM) Professora Rita de Cássia Campos Silva, do município de Cachoeira de Minas (MG). Os estudantes do 4º e do 5º ano foram acompanhados pela diretora...
Nos dias 21 e 22 de novembro, das 8h às 17h, o Centro de Apoio ao Cidadão (CAC) da Câmara de Pouso Alegre, em parceria com a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) e a Polícia Civil, realiza agendamentos especiais para emissão do documento de identidade. A ação é voltada para os candidatos que pa...
Na sessão ordinária desta terça-feira (19), por indicação do vereador Ely da Autopeças, a Câmara de Pouso Alegre prestou homenagem a três jovens atletas de skate do município: Letícia Nunes de Almeida, de 19 anos (que não pôde comparecer à ocasião); Maria Eduarda Gonçalves de Freitas Moreira, a D...
Na manhã desta quinta-feira (14), o Presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre e a coordenadora do Centro de Apoio ao Cidadão (CAC) participaram de uma reunião estratégica com representantes do Programa Acessuas Trabalho, da Prefeitura Municipal, e de diversas instituições parceiras, incluind...
Na tarde desta quarta-feira (13), aconteceu na Câmara de Vereadores de Pouso Alegre a segunda reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) responsável por investigar se houve irregularidades no contrato nº 89/2023, celebrado entre a Prefeitura Municipal e a empresa Engetech. Participara...