Lei que reformula Programa Família Acolhedora de Crianças e Adolescentes é aprovada em segunda votação
Aprovado em segunda votação e por oito votos, o Projeto de Lei nº 460/12 reformula o Programa Família Acolhedora de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei nº 4880/09.
A reformulação tem como objetivo fazer uma complementação aos setores envolvidos, para desenvolver o Programa de forma satisfatória. Alguns parágrafos foram excluídos, a fim de adequar a lei municipal às novas disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente.
O Programa, vinculado à secretaria de Desenvolvimento Social, visa garantir o amparo provisório, por famílias acolhedoras, às crianças e adolescentes que necessitem de proteção, respeitando o seu direito à convivência em ambiente familiar e comunitário.
Alteração na Lei
Aprovado em primeira votação e por oito votos, o Projeto de Lei nº 470/12 altera a redação do art. 12 da Lei Municipal nº 4.213/2004, que cria um cargo de biólogo. Com a nova redação, a carga horária fica fixada em 20 horas semanais, tempo que o profissional concursado já cumpre desde que tomou posse.
Em 2005 foi publicado edital com carga horária de 20 horas semanais, o que causa conflito, pois, de acordo com a lei, a carga horária deveria ser de 40 horas. Por isso a necessidade de adequação da lei.
Foi aprovado o requerimento nº 47/12, de autoria da Mesa Diretora, solicitando a dispensa dos interstícios regimentais para o Projeto de Lei nº 474/12. O Interstício Regimental determina que a proposição não pode ser votada no mesmo dia em que é lida pela primeira vez em plenário. Quando se pede dispensa de Interstício, está pedindo a dispensa da norma, ou seja, votação imediata do projeto. Após aprovação do requerimento, o projeto recebeu oito votos favoráveis.
O Projeto de Lei nº 474/12 altera a Lei Municipal nº 4878, de 23 de dezembro de 2009, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o período de 2010 a 2013, altera a Lei Municipal 5103 de 11 de novembro de 2011 (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária de 2012; a Lei 5213/2012 (LDO), que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração da Lei Orçamentária de 2013 e autoriza a abertura de crédito especial no orçamento de 2012, no valor de R$ 500.000,00.
A abertura de crédito especial será destinada para ampliação do Prédio Legislativo de Pouso Alegre. A atual estrutura da Câmara Municipal precisa se adequar ao novo número de vereadores para a próxima legislatura. A reforma conta com a aquisição de um sistema gerador de energia, para manter a carga estável de todos os serviços; sistema de captação e distribuição, à população, de água potável proveniente do poço existente no terreno da Câmara; estacionamento na parte lateral do prédio; guarita na entrada dos fundos e ampliação e elevação do piso do Plenário, onde ficam os parlamentes.
Requerimentos
Foram aprovados, em única votação, dois requerimentos de autoria do Presidente da Câmara, vereador Oliveira Altair (DEM). O requerimento nº 45/12 solicita informações sobre a transferência de recursos realizada pela Fundação Promenor à Prefeitura, no valor de R$ 400.000,00.
Já o requerimento nº 46/12 Solicita informações sobre como são feitas as aplicações dos recursos do IPREM e em quais instituições financeiras são mantidas essas aplicações.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara
Publicado em: 17 de outubro de 2012
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Pouso Alegre inaugurou, na última sexta-feira (22), suas novas instalações administrativas, localizadas na Rua Coronel Joaquim Roberto Duarte, no bairro Nossa Senhora Aparecida. A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades loca...
Na terça-feira (26), das 8h30 às 11h30, acontece na Câmara de Pouso Alegre o Coffee Job, evento exclusivo para profissionais de RH que debate as principais tendências e os desafios que do mercado de trabalho para 2025. Trata-se de uma oportunidade de compartilhar experiências, trocar ideia...
Na tarde desta quinta-feira (21), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) responsável por investigar se houve irregularidades no contrato nº 89/2023, celebrado entre a Prefeitura Municipal e a empresa Engetech, realizou sua terceira reunião na Câmara de Pouso Alegre. Na ocasião, os presente...
Na sessão desta terça-feira (19), a Câmara de Pouso Alegre aprovou em única votação o projeto de resolução nº 1.366/2024, que institui a Política de Gestão do Processo Legislativo Eletrônico. A Câmara já utiliza um sistema legislativo informatizado desde 1998, mas o projeto de resolução reco...
Na tarde desta terça-feira (19), o Presidente da Câmara de Pouso Alegre, Elizelto Guido, recebeu a visita de mais de 30 alunos da Escola Municipal (EM) Professora Rita de Cássia Campos Silva, do município de Cachoeira de Minas (MG). Os estudantes do 4º e do 5º ano foram acompanhados pela diretora...
Nos dias 21 e 22 de novembro, das 8h às 17h, o Centro de Apoio ao Cidadão (CAC) da Câmara de Pouso Alegre, em parceria com a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) e a Polícia Civil, realiza agendamentos especiais para emissão do documento de identidade. A ação é voltada para os candidatos que pa...