Notícias



Vereadores de Pouso Alegre aprovam três projetos de lei



Lei que reformula Programa Família Acolhedora de Crianças e Adolescentes é aprovada em segunda votação

 

Aprovado em segunda votação e por oito votos, o Projeto de Lei nº 460/12 reformula o Programa Família Acolhedora de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei nº 4880/09.

A reformulação tem como objetivo fazer uma complementação aos setores envolvidos, para desenvolver o Programa de forma satisfatória. Alguns sessao 16.10parágrafos foram excluídos, a fim de adequar a lei municipal às novas disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Programa, vinculado à secretaria de Desenvolvimento Social, visa garantir o amparo provisório, por famílias acolhedoras, às crianças e adolescentes que necessitem de proteção, respeitando o seu direito à convivência em ambiente familiar e comunitário.

Alteração na Lei

Aprovado em primeira votação e por oito votos, o Projeto de Lei nº 470/12 altera a redação do art. 12 da Lei Municipal nº 4.213/2004, que cria um cargo de biólogo. Com a nova redação, a carga horária fica fixada em 20 horas semanais, tempo que o profissional concursado já cumpre desde que tomou posse.

Em 2005 foi publicado edital com carga horária de 20 horas semanais, o que causa conflito, pois, de acordo com a lei, a carga horária deveria ser de 40 horas. Por isso a necessidade de adequação da lei.

Foi aprovado o requerimento nº 47/12, de autoria da Mesa Diretora, solicitando a dispensa dos interstícios regimentais para o Projeto de Lei nº 474/12. O Interstício Regimental determina que a proposição não pode ser votada no mesmo dia em que é lida pela primeira vez em plenário. Quando se pede dispensa de Interstício, está pedindo a dispensa da norma, ou seja, votação imediata do projeto. Após aprovação do requerimento, o projeto recebeu oito votos favoráveis.

O Projeto de Lei nº 474/12 altera a Lei Municipal nº 4878, de 23 de dezembro de 2009, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o período de 2010 a 2013, altera a Lei Municipal 5103 de 11 de novembro de 2011 (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária de 2012; a Lei 5213/2012 (LDO), que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração da Lei Orçamentária de 2013 e autoriza a abertura de crédito especial no orçamento de 2012, no valor de R$ 500.000,00.

A abertura de crédito especial será destinada para ampliação do Prédio Legislativo de Pouso Alegre. A atual estrutura da Câmara Municipal precisa se adequar ao novo número de vereadores para a próxima legislatura. A reforma conta com a aquisição de um sistema gerador de energia, para manter a carga estável de todos os serviços; sistema de captação e distribuição, à população, de água potável proveniente do poço existente no terreno da Câmara; estacionamento na parte lateral do prédio; guarita na entrada dos fundos e ampliação e elevação do piso do Plenário, onde ficam os parlamentes.

Requerimentos

Foram aprovados, em única votação, dois requerimentos de autoria do Presidente da Câmara, vereador Oliveira Altair (DEM). O requerimento nº 45/12 solicita informações sobre a transferência de recursos realizada pela Fundação Promenor à Prefeitura, no valor de R$ 400.000,00.

Já o requerimento nº 46/12 Solicita informações sobre como são feitas as aplicações dos recursos do IPREM e em quais instituições financeiras são mantidas essas aplicações.

 

-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo 21 da Master Cabo.

-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.

Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara

 

 





Publicado em: 17 de outubro de 2012

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara homenageia profissionais da enfermagem em Sessão Especial

23 de maio de 2025

Na noite desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma Sessão Especial em homenagem aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do município. A cerimônia foi proposta pelo vereador Miguel Tomatinho do Hospital, também enfermeiro, em reconhecimento ao trabalho e...

Leia Mais



Projeto que cria a Guarda Civil Municipal é aprovado por unanimidade em Regime de Urgência em sessão da Câmara

21 de maio de 2025

O Projeto de Lei que institui a Guarda Civil Municipal foi aprovado por unanimidade em votação única durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre nesta terça-feira (20). A inclusão do projeto na pauta ocorreu após a apresentação de um requerimento de urgência pelo líder do gover...

Leia Mais



REQUERIMENTO PARA SESSÃO ITINERANTE NOS BAIRROS CAJURU, ANHUMAS, FARIAS E IMBUIA É APROVADO

14 de maio de 2025

O Requerimento nº 64/2025, de autoria do vereador Odair Quincote, solicita a realização de uma Sessão Itinerante da Câmara Municipal nos bairros Cajuru, Anhumas, Farias e Imbuia.A proposta justifica-se pela importância de ouvir diretamente a população dessas regiões, levando o Legislativo até as...

Leia Mais



Projeto de Lei sobre Transparência das Emendas Parlamentares é rejeitado

14 de maio de 2025

O Projeto de Lei nº 7987/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que dispunha sobre a obrigatoriedade de publicação trimestral, no Portal da Transparência do Município, das emendas parlamentares indicadas a Pouso Alegre por Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, foi rejeitado em...

Leia Mais



Prorrogação de comissão que apura contratos da DAC Engenharia é aprovada na Câmara

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...

Leia Mais



Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais