Servidoras da Câmara de Pouso Alegre elaboram um projeto que pretende atingir novos públicos específicos na cidade
Criada há duas décadas, a Escola do Legislativo de Minas Gerais realizou nos últimos dias 30 e 31 de outubro, em Belo Horizonte, um encontro com o intuito de fortalecer vínculos, aprimorar ações e continuar promovendo a troca de experiências.
Sempre atenta aos eventos que podem contribuir com novos projetos, a Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho (ELPA) não podia faltar. A presidente do Conselho Curador da ELPA, Fátima Belani; a coordenadora, Madu Macedo, e membro do Conselho, Nazareth Santos representaram a região junto às cidades de Poços de Caldas e Três Corações.
Entre diversas atividades, as servidoras participaram de aulas com o pesquisador Doutor Rildo José Cosson Mota, que tratou de temas como: Evolução Histórica do Poder Legislativo, suas funções, Escola do Legislativo e de Governo, entre outros.
A presidente do Conselho Curador da ELPA entende que somente com o "letramento político" e a conscientização das pessoas sobre os resultados que podem ser alcançados com o efetivo exercício da cidadania, as transformações para o nosso Brasil se tornarão concretas.
“A Escola do Legislativo a cada dia dá um passo a mais rumo a esse objetivo com os projetos que já coordena e pretende organizar várias outras formas de atividades e eventos, com o envolvimento de diversos segmentos da sociedade civil organizada e da Administração Pública, abordando temas recorrentes na vida de todos. Sou uma "entusiasta" quando se trata de multiplicar conhecimentos e afirmo que as informações colhidas neste encontro reforçam a necessidade de que, tanto os servidores públicos precisam ser capacitados/atualizados para prestar um serviço de qualidade à população, quanto as pessoas necessitam conhecer os seus direitos e deveres, com isso, saibam se posicionar com consciência sobre os assuntos de interesse coletivo."
Para a coordenadora da ELPA, o evento permitiu almejar ainda mais notabilidade aos trabalhos. “Quando reunimos num grupo tão heterogêneo de um evento estadual, é possível, além da troca de experiências, pensar em conjunto sobre novos projetos e idealizar um alcance cada vez mais abrangente”, conta.
Além das aulas, os participantes se dividiram em dois grupos de trabalho, durante uma oficina. As servidoras de Pouso Alegre desenvolveram o projeto “Semana da Democracia – Faça acontecer seus direitos”, cujo principal objetivo é fazer com que a Escola do Legislativo atue nos mais diversos públicos-alvo, com temas específicos, como idosos, jovens e zona rural, por exemplo. Este projeto deve ser implantado a partir do ano que vem.
- Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo canal 21 da Master Cabo.
- Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
- Fique por dentro do que acontece nas sessões ordinárias, através das transmissões ao vivo pelo site da Câmara. Toda terça-feira, a partir das 17h.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara
Publicado em: 05 de novembro de 2012
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na noite desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma Sessão Especial em homenagem aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do município. A cerimônia foi proposta pelo vereador Miguel Tomatinho do Hospital, também enfermeiro, em reconhecimento ao trabalho e...
O Projeto de Lei que institui a Guarda Civil Municipal foi aprovado por unanimidade em votação única durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre nesta terça-feira (20). A inclusão do projeto na pauta ocorreu após a apresentação de um requerimento de urgência pelo líder do gover...
O Requerimento nº 64/2025, de autoria do vereador Odair Quincote, solicita a realização de uma Sessão Itinerante da Câmara Municipal nos bairros Cajuru, Anhumas, Farias e Imbuia.A proposta justifica-se pela importância de ouvir diretamente a população dessas regiões, levando o Legislativo até as...
O Projeto de Lei nº 7987/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que dispunha sobre a obrigatoriedade de publicação trimestral, no Portal da Transparência do Município, das emendas parlamentares indicadas a Pouso Alegre por Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, foi rejeitado em...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...
Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...